Sua 35a semana começa

35 Semanas de Gestação

Sua 5a semana começa

34
36
35/40
Semanas

Faltam 6 semanas

Seu bebê tem tamanho de um melão orange.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Os movimentos do bebê nesta fase impressionam as demais pessoas, com as famosas ondulações. Você sabia que o seu ganho de peso não interfere no tamanho que o bebê nascerá? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê já possui as feições com que irá nascer e já tem pouco espaço para se movimentar.
  • Agenda Se você trabalha fora, talvez seja a hora de começar a pensar na sua licença.


DIA 1 • DA SEMANA 35

#

O tampão mucoso é a “rolha” que fecha o colo do útero. Ele pode começar a sair meses antes do dia do parto, em parcelas. Tem características de uma gosma elástica, normalmente transparente e, quando bem próxima, ao parto com sinais de sangue… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 35

IMPORTANTE: Terceiro trimestre e os cabelos das gestantes ficam abandonados? Errado! Mesmo na gravidez é possível cuidar das madeixas, hidratar e tonalizar. Claro que utilizando os produtos adequados para a gestação e que não ofereçam riscos ao bebê. Fique linda para conhecer seu bebezinho!

DIA 3 • DA SEMANA 35

Concha de amamentação MultiKids

#

Já está se preparando para a amamentação? Sabendo que os primeiros dias podem ser dolorosos, já pensou em ter uma ajudinha para aliviar a dor ou até mesmo a evitar? As conchas de amamentação têm a função de proteger e preparar os seios para amamentação…

DIA 4 • DA SEMANA 35

IMPORTANTE: As roupas nesta fase estão cada vez mais escassas. Até mesmo as calças de gestantes começam a ficar esquisitas ao seu ver. Use e abuse de batas e blusas mais soltas, vestidos modernos e que desenhem ainda mais a sua nova e linda silhueta.

DIA 5 • DA SEMANA 35

#

Gravidez realmente é momento de cuidados absolutos, mas não de proibições gerais. Alguns cuidados devem ser seguidos, focando em não prejudicar o desenvolvimento fetal, mas normalmente pode levar uma vida normal durante a gestação… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 35

#

Dirigir hoje em dia não é luxo, e sim uma verdadeira necessidade, ainda mais com a vida corrida e maluca das pessoas. E quando se está grávida, até quando pode-se ser independente e ir e vir de carro, dirigindo? Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 35

IMPORTANTE: Já tem outros filhos? Como está sendo a ansiedade e o ciúmes dos irmãos? Não esqueça de fazer os irmãos participarem de cada detalhe. Essa é a melhor forma de evitar o ciúmes: fazendo com que eles sintam a importância desse momento tão especial da família.

caixa de informações chave:

  1. Com 35 semanas de gestação, o bebê mexe muito e a vitalidade do desenvolvimento fetal é impressionante. Os movimentos vigorosos podem surpreender nessa fase.
  2. Nesta semana o bebê já está com as feições exatas com que nascerá. Todos seus órgãos já estão em perfeito funcionamento, exceto seus pulmões que estão em processo de amadurecimento.
  3. A mamãe está na reta final! Agora a ansiedade pode começar a tomar conta de você, mas saiba que esses momentos que parecem se arrastar são os mais gostosos para sentir o bebê.
  4. Nas 35 semanas de gestação, as contrações de treinamento, noites mal dormidas e câimbras podem atormentar a mamãe. Mas calma, a hora do parto está chegando.
  5. Se hidratar é preciso! Tome as bebidas certas, como água de côco, água, sucos naturais e evite chás que possam aumentar a vontade de fazer xixi.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 35 Semanas de Gestação

Com 35 semanas de gestação, o bebê mexe muito e a vitalidade do desenvolvimento fetal é impressionante. Os movimentos vigorosos podem surpreender nessa fase. As famosas ondulações fazem com que a gravidez seja ainda mais impressionante para os papais de primeira viagem.

Com 35 semanas o desenvolvimento fetal está completo. Agora o bebê ganha cerca de 30 gramas por dia,e o acúmulo de gordura é necessário para que o bebê ganhe peso adequadamente. Saiba que o ganho de peso do bebê não é proporcional ao ganho de peso da mamãe.

35 semanas de gravidez

Desenvolvimento do bebê

Na 35ª semana de gravidez, o bebê já tem as feições exatas com que nascerá. Todos seus órgãos já estão em perfeito funcionamento, exceto seus pulmões que estão em processo de amadurecimento. Nessa fase eles estão produzindo líquido, garantindo que não parem de funcionar quando o bebê nascer e começar a respirar1.

O bebê com 35 semanas de gravidez chega a medir em torno de 46,2 centímetros e a pesar 2,383 kg. Está na reta final de seu desenvolvimento e agora ganha peso diariamente. Seus movimentos estão cada vez mais escassos pela falta de espaço no útero. Mas ainda é possível notar movimentos bruscos marcando a barriga, principalmente quando passar um cotovelo ou um pé.

Nesta fase, os rins do bebê já funcionam2 e seu fígado consegue fazer sua função de filtrar as substâncias corretamente. A quantidade de líquido amniótico está diminuindo a cada dia. Isto é resultado da ocupação do bebê dentro do útero, que está ficando cada vez maior. Seu útero cresceu tanto para se adequar ao tamanho do bebê que está 100 vezes maior do que o tamanho normal.

Como a mamãe está se sentindo

A mamãe está na reta final! Agora a ansiedade pode começar a tomar conta de você e do papai. Mas saiba que esses momentos que parecem se arrastar são os mais gostosos para sentir o bebê, e aconselho a aproveitar cada momento. Todas as gestações são diferentes umas das outras. Mesmo que tenha mais filhos, cada gravidez é única e com suas particularidades.

Se for uma gestação gemelar, a partir de agora pode ficar com a luz amarela acesa. Normalmente os partos ocorrem entre 35 e 36 semanas. Claro que todas têm a sua exceção. Existem casos, não tão raros assim, em que a gestação consegue chegar às 39 semanas tranquilamente.

Com 35 semanas de gestação, as contrações de treinamento, noites mal dormidas e câimbras podem atormentar a mamãe. Mas calma, a hora do parto está chegando! E quando a gente vê a carinha do bebê tudo, tudo mesmo passa e a sensação de recompensa é a melhor do mundo! Mamãe, se você ainda não encomendou as lembrancinhas agora já é mais do que a hora! Em breve o bebê dará o ar da graça e é uma corrida contra o tempo para deixar tudo pronto para a chegada do bebê tão esperado.

Se programe para conseguir descansar o máximo possível, principalmente se você trabalha fora e ainda não saiu de licença. Tirar uma boa soneca depois do almoço ou esticar as pernas faz uma grande diferença. Neste período é comum o seu ginecologista já marcar consultas de pré-natal a cada 15 dias ou até semanais para te acompanhar mais de perto.

Com 35 semanas de gravidez é possível que seja solicitado a realização do teste de estreptococo para avaliar se será necessário tomar antibiótico na hora do parto. Não se preocupe pois o teste é bem simples e resultado bem rápido!

Fatores externos

Rainha do xixi! É assim que a gestante pode se sentir na 35ª semana de gestação. Legal seria fazer uma seção de drenagem linfática3. Ela ajuda a eliminar os líquidos e aumenta a quantidade de urina. Se hidratar é preciso, então tome as bebidas certas, como água de côco, água, sucos naturais e evite chás que possam aumentar a vontade de fazer xixi. São bebidas diuréticas, como alguns chás e refrigerantes. Fique de olho na pressão arterial, já que a pré-eclâmpsia é tão perigosa nessa etapa.

Já decidiu qual tipo de parto fará? Normalmente pela situação de saúde da mamãe já é possível ter ideia de para qual parto a mamãe é boa candidata. Quer parto normal ou cesárea?

Foto: Cambridge Brewing Co.

34
36
35/40
Semanas

Faltam 6 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência da saúde.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

510 respostas para "35 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Maria luiza 24.04.2022

    Pela data da minha última menstruação que foi dia 20 do oito de 2021 a data para mim ganhar neném e dia 27 a 30 de maio e pelas contas do primeiro ultrassom eu vou ganhar dia 17 de junho qual seria a com as contas mais certa pelo ultrassom ou pela a data da última menstruação? Pela data da minha menstruação eu estou com 35 semanas e pela data do primeiro ultrassom estou com 33 semanas qual seria a contagem certa ?