Quando se tem o positivo em mãos a vida se torna uma verdadeira festa, afinal a tão sonhada gravidez está a caminho. Porém, certos problemas podem acontecer e resultar em notícias nada bem vindas, como é o caso da gravidez anembrionada, anembrionária ou ovo cego. Este é um problema possível de ocorrer com qualquer mulher e em qualquer gestação, desde que haja fecundação.
O que é Gravidez Anembrionária?
Para entendermos melhor o que é a gravidez anembrionada1 temos que voltar ao momento em que a fecundação acontece e dá-se início ao processo de divisão celular. Após a mulher ovular e ter relações sexuais, o esperma fecunda o óvulo e começa uma multiplicação de células que dá origem a duas partes.
Uma parte do aglomerado celular se tornará o suporte da gravidez: placenta, saco gestacional e líquido amniótico . A outra parte formará o bebê em si. A gravidez anembrionária pode ocorrer se o zigoto não se desenvolver corretamente nesse processo e formar apenas uma gravidez parcial, ou seja, o ovo cego. O saco amniótico está presente, a vesícula vitelínica também, porém o feto não está em formação ou não se desenvolveu como deveria.
Gravidez Anembrionada – Sintomas
Não há sintomas específicos que indiquem a gestação anembrionada, ela é detectável apenas em um exame de ultrassonografia2. A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.
Como Confirmar a Ausência do Bebê
Para confirmar a ausência de feto é preciso esperar até a 8a semana de gestação. Quando há suspeita de ausência de um bebê recomenda-se repetir a ultrassonografia após alguns dias ou semanas e, se ainda houver apenas o saco gestacional, há duas formas de tratamento: a primeira é a conduta expectante, ou seja, esperar que a paciente sangre e a eliminação aconteça espontaneamente em no máximo 1 mês. Se isso não acontecer, então o indicado é uma curetagem, feita pelo médico após o preparo do colo e sempre em ambiente hospitalar.
É importante dizer que se feito precocemente o ultrassom pode mostrar uma gravidez incipiente, ou seja, em estágio muito inicial e aí levar a certo pânico por parte da gestante. Todos os médicos obstetras recomendam que se faça o ultrassom apenas a partir da 7a semana de gestação, assim, mesmo com as chances de uma ovulação tardia, pode-se ver mais do que o saco gestacional, ainda que não dê para ouvir ou ver os batimentos cardíacos. Caso esteja tudo normal, o ideal é fazer a primeira ultrassom após a 5a semana para descartar uma gravidez ectópica e, havendo dores, no final da 6a semana para descartar uma gravidez tubária.
Causas da Gravidez Anembrionada
Devemos lembrar que a gestação anembrionada não é hereditária e nem há fatores externos que façam com que ela aconteça. O ovo cego é realmente uma fatalidade e não costuma ocorrer repetidamente como acontece outros problemas. Porém, caso se torne algo recorrente é recomendado uma investigação dos gametas do casal para verificar a saúde e a compatibilidade. Estudos recentes mostram uma maior incidência de gravidez anembrionada em gestações de mulheres com mais de 38 anos de idade e com parceiros acima de 40 anos.
Como Prevenir
Uma prevenção para a gravidez anembrionada é o consumo de ácido fólico 3 e a boa alimentação, com itens ricos em ferro e vitamina B6. A maioria das mulheres que passa por uma gravidez anembrionada pode engravidar naturalmente em alguns ciclos, mas recomenda-se o repouso do corpo por pelo menos 3 meses antes de tentar uma nova gestação.
O maior problema da gravidez anembrionada, ou ovo cego, é o banho de água fria que provoca no casal. Não é fácil descobrir que a gestação tão desejada e esperada na realidade não dará origem a bebê algum. Lidar com esse sentimento pode ser bem difícil, tanto no momento do diagnóstico quanto, eventualmente, após os procedimentos que complementam a interrupção da gravidez anembrionada. Saber que os casos são isolados acaba tranquilizando um pouco e ajudar a prevenir traumas mais profundos no casal.
O importante é manter os exames em dia queridas amigas, força na peruca e muita fé!
Dica Importante: quando passamos por uma situação assim, como a gravidez anembrionada, é normal querer engravidar novamente o quanto antes. Lembre-se que existem vitaminas que ajudam a te proteger e aumentam as chances de uma futura gravidez saudável. É o caso, por exemplo, do Metilfolato, forma ativa do ácido fólico e que você pode encontrar aqui.
Veja também: Mitos e Verdades Sobre Gravidez – Superstições e Crenças
Foto: Henrik Betnér
Boa tarde, estou grávida supostamente de 12 semanas, hoje dia 7 de junho fiz uma ecografia em que me disserem que o feto deixou de desenvolver as 9 semanas mas eu sinto a pulsação. Tenho noção que já não tenho 20 e poucos anos mas 37 e tenho 3 filhos mas chegou a hora de tentar a menina uma vez que os meus rapazes já estão crescidos . E por nossa desilusão o bebê segundo a médica está morto, neste momento estamos inconsolaveis e na fase de negaçao porque como já referi sinto o bebê .
ResponderBem estamos em 2022. Tenho 33 anos 3 filhos . Estou n a estou grávida novamente, contando com essa ja é minha 6 GESTAÇÃO. Tive 2 abortos. 1 foi anembrionada a 8 anos atrás e outro espontânea a 4 anos atrás . Descobri recentemente essa gestação estou de 5 semanas e 4 dias e fiz ultrassom transvaginal e não constou feto… Por incrível que pareça o médico disse que pela 2 X pode ser anembrionada. Muito raro mas acontece.. sinto muita cólica e não sangro. Vou ter q espera até a outra semana pra ver se aparece alguma coisa , se nao vou ter que tirar ou esperar meu corpo expelir. Eu inda estou em choque pois não posso com anticoncepcional e vivo a base da tabela e deu super certo. . mas dessa vez algo deu errado. Em momento de URGÊNCIA tive q toma Pílula do dia seguinte. Pois tive relação no meu dia fértil. E pelo jeito não fez efeitos. Os meus outros filhos deixo tempo e minha idade são gerados a partir dos remédios (Pedro 13 anos. Ciclo 21) / (pílula do dia seguinte -anembrionada) / (Miguel 8 anos pílula do dia seguinte) / (Gabriel 5 anos tabelinha) / (aborto expontaneo – tabela ) e 5 anos depois esse tabela e possível anembrionada. Nem sei mais o que pensar.. só por Deus ..eu não esperava. Mas quando aceitei veio esse balde de água fria
ResponderBOA TARDE…………..PERDI UMA GRAVIDES ANEMBRIONARIA FAZ 10 MESES JA ACONTECECEU COM ALGUEM E CONSEGUIU ENGRAVIDAR D E NOVO ME AJUDEM
ResponderOi descobri que eu estava grávida no dia 24 de janeiro e pelas conta da enfermeira eu estava de 5 semanas 1 dia.
ResponderFiz a ultrassom transvaginal no dia 02 de fevereiro pra confirmar,só que o médico falou que só viu o saco gestacional, que não tinha embrião e também ele não viu a vercicula. Mandou eu repetir a ultrassom transvaginal de novo pra vê se a gravidez vai pra frente ou não.
Obs:Não tive nenhum sangramento..
O que vcs acham?Estou com um pouco de medo.
Olá, é comum isso acontecer pois fez a ultrassom muito cedo, o ideal é fazer a partir da 7ºsemana!
ResponderPelas contas da minha última menstruação estou de 7 semanas, pelas contas da ultrassom estou de 5 semanas e deu embrião nao caracterizado , os médicos não me disseram nada somente mando eu esperar até eu completar 7 semanas para repetir a ultra , mas a médica do posto me disse que pelo ultra diz q não tem bebê somente um saco gestacional. Estou com tanto medo pois os médicos do pronto socorro não me disse absolutamente nada somente mandaram eu esperar ? tem possibilidade de dar tudo certo ?
ResponderDeu certo? Estou na mesma .
ResponderOi e aí estou na mesma deu tudo certo ?
ResponderEu tbm
ResponderEu também tô nessa o pior é a angústia. Que eu tô sentindo.
ResponderEstou assim tbm só com o saco gestacional
ResponderEstou na mesma situação, estou com 7 semanas ontem 17/06/2022 fiz ultra deu saco g vazio. Quanto tempo leva para expulsar?
ResponderMuito cuidado com essa informação do texto. A curetagem não deve ser sempre imediata, em regra se espera para ver se o corpo expele sozinho o saco gestacional. Minha GO disse que se depois de 1 mês permanecer, aí é que tem riscos e se deve seguir ao procedimento.
ResponderTenho todos os sintomas ate a ida várias vezes no banheiro urina sinto uma bolinha. Fiz a ultrassom com 7 semanas e dois dias e so tinha o saco gestacional e a visicula, mais não tinha embrião. Ainda não voltei para fazer novamente a ultrassom no total ja estou com 9 semanas e tenho os mesmo sintomas de gravida. Voces tiveram os mesmos sintomas?