Sentir o bebê mexer mesmo depois do parto pode ter uma explicação bem simples: é a mãe do corpo! Várias mulheres de mais idade falam dessa condição que pode até mesmo assustar várias parturientes, pois, se trata de uma crença muito grande em povos mais antigos1.
A mãe do corpo teoricamente seria um ser que vive dentro do corpo durante a gravidez e após o parto, ficará procurando a criança. Sem encontrar o seu bebê, ela fica impaciente e persiste na busca. Isso explicaria sentir aqueles movimentos que costumamos sentir de barriga tremendo após o parto até mesmo por longos períodos.
Essa crença vem muito forte da região Amazônica, onde ainda é muito forte a questão das parteiras. Aliás, digo que é uma crença antiga pois, era sabida e cuidada por parteiras que faziam o parto de nossas avós, bisavós há alguns anos. Onde a cultura das parteiras é muito forte, essa é uma lei respeitada em absoluto. O ritual para acalmar a mãe do corpo é indispensável após o parto. Esse se trata de colocar a placenta em cima do ventre da mulher que acabou de dar a luz, óleo de andiroba para massagear o baixo ventre. Após fazer esse ritual, ainda dizer algumas palavras para acalmar a mãe do corpo e devolver a paz a ela e a mulher que acabou de dar a luz.
A verdade é que a mãe do corpo proporcionaria a essa mulher, sentir movimentos ainda de como se estivesse grávida. Mulheres com a mãe do corpo ativa podem sentir como se os movimentos estivessem sendo feitos pelo bebê, mas isso após o parto acontecer. A mãe do corpo mexe muito até anos após o parto, isso seria motivo de curiosidade e preocupação para diversas mulheres, que se perguntam o que pode estar havendo? A mãe do corpo pela crença também pode sair do lugar. Ela causaria dores no abdômen se fora do lugar, esse deslocamento seria causado por força errada da mulher na hora do parto, pegar peso após o parto e também quedas bruscas no resguardo. Quando a mãe do corpo sai do lugar, ela causaria dores. Além de sentir essas dores, a mulher que acabou de dar a luz também sentiria incômodos e fisgadas.
Explicação Científica Para a Mãe do Corpo
Na gravidez vários órgãos se realocam dentro do corpo2. O estômago, o intestino, o coração e principalmente o útero sofrem alterações imensas nesse processo de gerar uma nova vida. Além disso, a mulher passa a sentir por alguns meses movimentos intensos do seu bebê em formação. A volta dos órgãos e os reflexos que a gravidez traz após o parto seriam uma boa explicação para os movimentos involuntários que a mulher que acabou de dar a luz sente. Apesar de ser normal, causa estranheza e desconforto. Algumas vezes também pode causar mal estar, tamanha a atividade dos órgãos internos se realocando. Imagine que eles levaram meses para se realocar e tudo lentamente. De fato, o corpo vai voltando ao normal depois do parto e após 45 dias a mulher sai do puerpério e seu corpo retorna ao que era antes.
E quando os movimentos são sentidos ainda após algum tempo, por exemplo 1 ano após o parto? Isso seria explicado pela atividade das trompas e também pelo movimento do útero dentro da cavidade abdominal3. Agora, depois de uma gestação, ele tem maior tamanho e também pode ter mais espaço dentro do abdome.
O fato é que a mãe do corpo é uma crença muito forte, respeitada ao extremo pelos antigos e ainda nos dias de hoje é levada como tradição em algumas culturas. Não acho que seja totalmente uma crença, é a forma que as pessoas que lidam com a mãe do corpo diariamente para explicar o que acontece com o organismo depois do parto. Na duvida não custa nada tentar acalmar a mãe do corpo, mas no ponto de vista científico e contemporâneo, isso seria facilmente explicado se levar em consideração o tanto que o organismo muda durante a gravidez. Como diz a minha mãe: “Não acredito em bruxas, mas que elas existe, ah existem!”
Veja também: Menstruação Pós-Parto – Quando Volta ao Normal e Riscos de Engravidar
Foto: Inspired Photography CT
Minha mãe tem 56 anos estar com muito mal estar e um batimento muito forte em cima do umbigo minha vó puxou a barriga dela e disse que a mãe do corpo dela está muito agitada e fora do lugar não sei mas o que fazer.
ResponderOlá Aline, recomendo que veja uma consulta medica para sua mãe onde possa ser avaliada e orientada de forma correta .
ResponderBom , eu tenho uma filha de 4 anos e eu ando sentindo a mãe do corpo mexendo muito e é todos os dias , fico com medo de está grávida , pois voltei a tomar anticoncpcional há 2 meses fiz o teste e deu negativo , porém , eu tinha relacões frenquentes sem tomar nada !! E agora ?? A mãe do corpo mexe depois de tantos anos e todos os dias??????
ResponderOlá Alessandra, como fez o teste e foi negativo para gestação e esta r com esses sintomas, recomendo que veja seu medico para avaliar e te orientar de forma correta .
ResponderAprendi a colocar essa porcaria no lugar na mulher e a criança nem é minha, por mim isso nunca deveria existir…. As vezes penso se fiz a escolha certa pegando o que não e meu.
ResponderMinha filha já tem 3 anos e desde o seu nascimento que sinto esses movimentos na barriga. Primeiro é uma dor bem em baixo das costelas, sobe tipo um caroço das costelas pro estômago e depois vai diminuindo. Até tirei uma foto, a dor é surreal e logo passa, mas me lembra muito quando tinha contrações da minha filha.
ResponderOi eu também tenho uma dor de baixo do peito, que forma um caroço, que dói muito , e aos poucos vai sumindo. Meu filho já tem 4 anos e até hoje sinto meche ,isso acontece antes da menstruação e deve em quando depois
ResponderOi, passei por uma curetagem em julho e de lá pra cá tomo anticoncepcional. Há uns dias comecei a sentir minha barriga mexer, não é perto do umbigo, mas sinto.. não é todo dia também, mas quando coloco a mão não sinto nada. Minha mens desceu normal na pausa o ac ( 19/12), durou 3 dias e parou. Tem risco de estar grávida? Não sinto nada além do que relatei e na pausa do ac senti bastante cólica e diarreia que sempre é meu sinal de menstruacao chegando… Aguardo. Obrigada
ResponderOlá, não pois seu ciclo está normal!
Responderoi boa noite em setembro sofri um aborto de um mês quase do segundo mês já , tive muitas dores recebimento perto da minha costela , na ponta da minha barriga ,dor de cabeça , agonia , angustia, um sentimento ruim alguém sabe me explica
ResponderOlá, vc fez alguma ultrassom para saber se o aborto foi completo ?
ResponderSou ligada a 20 anos desde que meu filho só meio faleceu a 15 dias minha barriga num para de mexer como um bebê chutando fi ultrassonografia trans ..não tem gravides nenhuma o que pode ser isso tô muito assustada me ajuda
ResponderBoa noite eu tive minha BB de 1 ano e 1 mês
ResponderQuando eu vô ter relação com o pai da minha filha eu sinto dor abdominal sempre eu tenho que segurar a minha barriga pra amenizar a dor o que será que está acontecendo comigo ?
Tudo bem ? Hj faz 5 dias q meu filho nasceu e hj comecei a sentir algo dentro de mim se mexendo parecia q tinha outro bb , e fora as dores nas costas q estão mt forte me ajuda por favor….
ResponderOlá, vá até a emergência para ser avaliada e relate o que está sentindo!
ResponderTenho um filho de 2 anos . E agorinha minha barriga mexeu , visível a barriga pulando , igual qdo meu filho chutava . Senti primeiro por dentro e qdo fui observar a barriga tbm mexe .
ResponderMuito engraçado.
Não tem possibilidade alguma de estar grávida pois não tenho nenhuma relação.
A única que tive foi com 60 dias depois do nascimento do meu filho . E depois separei .
Boa noite tenho um bebê de 11 meses e faz um tempo que sinto algo se mexe na minha barriga e sinto ela dura e inchada e quando aperto as vezes doe OBS e nao esrendo relação com minguem o que pode ser