Sua 32a semana começa

32 Semanas de Gestação

Sua 32a semana começa

31
33
32/40
Semanas

Faltam 9 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um coco verde.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já fica de olhos abertos e se movimenta em direção à luz. O cérebro já está completamente formado e ele quase pronto para nascer. Teria riscos se nascesse hoje? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê já fica de olhos abertos e se move em direção a luzes fora da barriga.
  • Agenda através do ultrassom é possível verificar o grau de placenta.


DIA 1 • DA SEMANA 32

#

O inchaço pelo corpo é um dos sintomas mais comuns da gravidez e ocorre devido à compressão dos vasos sanguíneos na região pélvica, o que diminui a circulação. Esse inchaço também ganha o nome de retenção de líquidos e é bem comum nas pernas… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 32

#

O inchaço é um dos incômodos que as mulheres têm que enfrentar durante a gravidez. Porém, existem formas de aliviar esse sintoma, por exemplo, através da drenagem linfática. Assim, junto de uma boa alimentação e da hidratação adequada, o sintoma pode ser bem moderado … Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: o grande dia está chegando e o que se sente pode ser uma mistura inexplicável de ansiedade com tristeza. Você sabia que existe depressão na gravidez? Fique atenta aos sinais e se notar algo fora da normalidade, peça ajuda aos familiares e médico.

DIA 4 • DA SEMANA 32

#

A dor de dente pode acontecer com maior frequência na gravidez devido ao aumento hormonal e todas as alterações no organismo. Porém, não se deve tomar qualquer medicamento ou efetuar qualquer tratamento neste período sem orientação médica … Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: em breve seu bebezinho vai nascer e se alimentar nos seus seios. Como estão os bicos da mama? Você pode começar a prepará-los antes mesmo do nascimento, você sabia? A preparação, além de aumentar o bico, pode fortalecer a pele do local.

DIA 6 • DA SEMANA 32

A baixa libido é um problema que todo casal pode enfrentar antes, durante e depois da gravidez. Na grande maioria das vezes, essa falta de desejo têm motivos específicos e pode ser solucionada. Enfrentar o problema de frente é a melhor maneira de descobrir a causa!

DIA 7 • DA SEMANA 32

IMPORTANTE: é comum muitos casais terem medo de manter relações sexuais e machucar o bebê ou até mesmo a grávida. Porém, o sexo durante a gestação é considerado extremamente saudável e ainda ajuda na preparação do corpo para o trabalho de parto.

caixa de informações chave:

  1. Com 32 semanas de gestação, você está oficialmente entrando no 8º mês. Seu bebê mede cerca de 42,4 cm e pesa algo em torno de 1,700 gramas.
  2. Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê já fica de olhos abertos e se move em direção à luz. Ele consegue piscar os olhos normalmente e até identificar vozes e sons do lado externo da barriga.
  3. O vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê. Essa camada é uma espécie de gordura natural que protege a pele do líquido amniótico.
  4. Nessa fase de 32 semanas, a grávida continua ganhando peso, mas menos do que no segundo trimestre de gestação.
  5. Parecem dias intermináveis, o cansaço está estampado no rosto da mamãe, especialmente pela falta de posição para dormir.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 32 Semanas de Gestação

E a velha dúvida: 32 semanas são quantos meses? Com 32 semanas de gestação você está oficialmente entrando no 8º mês1. O bebê mede cerca de 42,4 cm e pesa algo em torno de 1700 gramas, como seu desenvolvimento fetal é rápido! Pelo ultrassom é possível até mesmo ver os cabelos, se forem longos. A placenta pode ter grau 1 ou 2, mas continuar alimentando muito bem o bebê, sem problemas. O bebê chuta e faz a maior festa na barriga da mamãe, então aproveite, pois cada momento é único e passa muito rápido…

Desenvolvimento do Bebê

Nesta etapa de 32 semanas de gravidez, o bebê que já fica de olhos abertos e se move em direção à luz, consegue piscar os olhos normalmente e identificar vozes e sons do lado externo da barriga, seu contato direto com o mundo aqui fora. O cérebro já está visivelmente bem formado e seus ossos rígidos como devem ser.

O líquido amniótico continua sendo engolido pelo bebê e vai formando o mecônio no intestino, que dará origem às primeiras fezes quando nascer. Com 32 semanas, o espaço que ocupa dentro da barriga é cada vez maior e seus movimentos começam a diminuir, portanto não fique preocupada com isso, já que é totalmente normal nessa fase.

Com 32 semanas, o vérnix está a todo vapor para cobrir a pele fina e delicada do bebê. Essa camada é uma espécie de gordura natural que protege a pele do líquido amniótico2. Pode ser facilmente identificado após o nascimento, pois é a camada branca que o bebê carrega ao nascer.

Se seu bebezinho é um menino, com 32 semanas seus pequenos testículos já desceram ou estão prestes a descer até o saco escrotal. Mas também existem casos em que o bebê nasce e um dos testículos ainda não se posicionou adequadamente, o que não é motivo para preocupação. Em pouco tempo ele irá para o local correto!

Se o bebê nascer com 32 semanas, tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, porém a vida dentro do útero ainda é muito importante nessa fase para que ele ganhe peso e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente na hora de respirar.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Nessa fase de 32 semanas, a grávida continua ganhando peso, mas menos do que no segundo trimestre de gestação.

Com 32 semanas também ficam mais evidentes as contrações de treinamento, as famosas contrações de Braxton Hicks3, onde a barriga endurece, mas não há dor intensa como no trabalho de parto. É apenas o útero se preparando para o parto em si e é perfeitamente normal e muito mais comum do que se imagina. A altura uterina deve estar cerca de 29 a 33 cm, dependendo do tamanho do bebê e do percentual de crescimento.

Cuidados com a Mamãe

Suas pernas e pés estão cada vez mais inchados e isso é bem comum nas últimas semanas. Portanto, beba muito líquido e evite comidas salgadas, assim como vestimentas e calçados muito apertados. Seu umbigo estará cada vez mais saliente e pode ser percebido inclusive através das roupas. Mas não se assuste, pois ele retornará ao formato anterior logo após o nascimento do bebê. É uma questão de dias.

Nesta reta final, é possível você estar engordando até meio quilo por semana e isso corresponde ao ganho de peso do bebê. Garanta uma alimentação adequada e saudável para que ele esteja recebendo todos nutrientes necessários para se fortalecer e desenvolver corretamente. Aproveite e lave as roupinhas do bebê e também arrume os últimos detalhes, pois agora com 32 semanas falta bem pouco para conhecer o maior amor do mundo!

Fatores Externos…

Ao atingir as 32 semanas de gravidez os dias parecem intermináveis. O cansaço está estampado em seu rosto, especialmente pela falta de posição para dormir. As cólicas que são de preparação para o trabalho de parto começam a se tornar bastante incomodas e parece que tudo irrita nesta fase. Saiba que praticar caminhadas ajuda no trabalho de parto e é algo indicado nesse momento, já que diminui os desconfortos e atua no preparo para o dia tão esperado.

Foto: @mattiaventurelli, tua saúde

31
33
32/40
Semanas

Faltam 9 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

507 respostas para "32 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Thais Costa 05.10.2023

    Olá 💟 hoje estou de 32 semanas, no dia de hoje comecei a sentir umas cólicas mais frequentes e bem chatas! É normal?.. desde já obg 😉

    Responder
  • Visitante
    Ana 19.10.2022

    Estou de 32 semanas com 2cm de dilatação.

    Tomei a injeção para amadurecer o pulmão do bb mais rápido, e coloco o Junno no canal vaginal para diminuir a contração, estou de repouso.

    Consigo segurar o bebê até as 36 semanas?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 20.10.2022

      olá Ana, recomendo que siga as orientações passadas por seu medico.

      Responder
  • Visitante