Sua 19a semana começa

19 Semanas de Gestação

Sua 19a semana começa

18
20
19/40
Semanas

Faltam 22 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma laranja.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Nesta semana, seu cérebro está em fase de alinhamento dos sentidos. O paladar, audição, visão, olfato e tato em breve estarão funcionando. Você sabia que o bebê já faz xixi?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O cérebro está em fase de aperfeiçoamento e todos os sentidos estão se desenvolvendo.
  • Agenda Cuidado com roupas muito apertadas. Elas podem machucar a sua barriga, que já está ficando saliente.


DIA 1 • DA SEMANA 19

#

Um grande evento na gravidez, que antes era só de mulheres, agora tem contado cada vez mais com a participação do papai e dos homens da família. O chá de bebê é o evento para comemorar a chegada do bebê, onde os convidados presenteiam o casal com fraldas e itens de higiene… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 19

#

A pressão arterial é uma das principais preocupações durante o pré-natal, e por isso é realizada a medição em todas as consultas. Quando constatado a pressão alta os cuidados devem ser redobrados até o dia do parto… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 19

#

A placenta é o único órgão do corpo que fica alojado por um tempo determinado: o da gravidez. Ele é o responsável por nutrir e levar tudo que é necessário para o bebê se desenvolver, além da oxigenação fetal… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 19

Para as mulheres que sofrem com cálculo renal e para as que não sofrem mas querem evitar, a melhor coisa a se fazer é evitar. Alimentação adequada e ingestão de muito líquido são essenciais para prevenir. Lembrando que na gravidez não se pode tomar qualquer medicamento como tratamento.

DIA 5 • DA SEMANA 19

IMPORTANTE: Masturbação é um assunto pouco falado, principalmente no mundo da maternidade. Mas se você tem prazer com a prática e não tem nenhuma restrição médica referente ao sexo, não só pode como deve fazer. A masturbação é prazerosa e super recomendada!

DIA 6 • DA SEMANA 19

#

Muitas gestantes são acometidas por uma tristeza incontrolável nesta fase que deveria ser de só alegrias. Isso ocorre pelas mudanças hormonais e pelo turbilhão de emoções que se vive nessa fase. Isso sem contar com tantas preocupações para resolver antes do nascimento… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 19

#

A diabetes gestacional pode ocorrer em mulheres que nunca tiveram problemas com a diabetes antes. Mas quando constatado deve ser tratada cautelosamente. Se não tratada devidamente oferece grandes riscos para tanto a mãe como para o bebê e, quanto antes for diagnosticado, melhor… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. O bebê com 19 semanas de gestação provavelmente já chegou a 15 cm e 240 gramas mais ou menos. Nesta fase ele já treina, engolindo líquido e fazendo xixi!
  2. Nas 19 semanas de gravidez, os ossos dos ouvidos estão em fase final de desenvolvimento. Por isso, ele já consegue escutar ruídos e sons externos.
  3. Nesta semana se inicia um grande marco de desenvolvimento do bebê. Seu cérebro estará em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido.
  4. Com 19 semanas de gestação, a mamãe agora já começa a sentir o peso da barriguinha, devido a junção do bebê, líquido amniótico e placenta.
  5. Se no primeiro trimestre devido aos enjoos e mal estares sua vida sexual havia esfriado, agora é o momento de retomar.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 19 Semanas de Gestação

O bebê com 19 semanas de gestação provavelmente já chegou a 15 cm e 240 gramas mais ou menos. Você sabia que 90% do líquido amniótico que envolve o bebê é urina? Sim, ele já treina engolindo líquido e fazendo xixi!

Desenvolvimento do bebê nesta semana

Sem contar que o mecônio já começou a se formar1. Mecônio é aquele cocô bem escuro que o bebê faz depois de nascer. Nesta semana seu rosto está cada vez mais definido, suas sobrancelhas e cílios começam a aparecer, assim como os seus pequenos fios de cabelo.

Suas pálpebras já estão totalmente formadas e cobrem seus olhos que ainda não consegue abrir e fechar, mas são plenamente sensíveis à luz. Suas mãos, que já possuem dedos formados inclusive com unhas, já se abrem e fecham.

Nas 19 semanas de gravidez, os ossos dos ouvidos estão em fase final de desenvolvimento. Por isso, ele já consegue escutar ruídos e sons externos, inclusive a voz dos papais. Seu órgão genital também já está totalmente formado2 e, no caso de uma menina, todo seu sistema reprodutor como o útero já está no local correto.

Com 19 semanas são quantos meses? E a resposta é: você está no 4º mês de gestação. E é nesta semana que se inicia um grande marco de desenvolvimento do bebê: o cérebro estará em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido. A partir desta semana o paladar, audição, visão, olfato e o tato estarão em funcionamento.

Como a mamãe está se sentindo

Com 19 semanas de gestação, a mamãe agora já começa a sentir o peso da barriguinha, devido a junção do bebê, líquido amniótico e placenta. O bebê já começa a pesar, e senti-lo começa a ficar muito perceptível para algumas mulheres. Para as mamães de 1ª viagem a sensação é como se tivessem 100 borboletas dentro da barriga! É bem sutil no início, mas de agora em diante os movimentos começam a ficar cada vez mais vigorosos e fortes e ficam muito mais perceptíveis a sua mão e aos sentidos.

Para algumas pessoas 19 semanas pode ser pouco ainda, mas nessa fase dormir já começa a ficar mais incômodo. Algumas posições podem ajudar a dormir melhor. Deitar-se de lado (preferencialmente do lado esquerdo) com travesseiro entre os joelhos pode ajudar no equilíbrio do corpo e é muito mais confortável para a coluna também.

Vida da mamãe

Se no primeiro trimestre devido aos enjoos e mal estares sua vida sexual havia esfriado, agora é o momento de retomar. Seu apetite sexual estará a todo vapor e é momento de aproveitar! Com 19 semanas de gravidez é comum a curiosa linha nigra começar a surgir3 e junto dela os mamilos começam a ficar mais escuros.

Nas 19 semanas é comum certo cansaço estar te acometendo, assim como uma pequena dor na parte baixa da barriga. Isso acontece porque os ligamentos do útero estão se esticando cada semana mais para acompanhar o crescimento do bebê. Descansar é fundamental! Se permita deitar pelo menos 1 vez ao dia, mesmo que tenha uma carga horária de trabalho a cumprir. Saiba que este momento é único e deve ser vivenciado com toda serenidade possível, inclusive se você trabalha fora.

Fatores externos

Sua barriguinha com 19 semanas de gestação está cada dia mais aparente e redonda. Sua disposição pode estar um pouco abalada, mas não se entregue! Faça atividades físicas mesmo que em um curto período e no ritmo que você aguentar. Se você ainda não sentiu o bebezinho mexer, se prepare porque esta sensação maravilhosa está cada dia mais próxima de acontecer! Prepare o coração para tamanha alegria!

Fotos: de repente Rosa, Semana a Semana

18
20
19/40
Semanas

Faltam 22 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

852 respostas para "19 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Vanessa 07.06.2022

    Mamãe de primeira viagem…

    Responder
  • Usuario
    Socorro 17.05.2022

    Quero entrar no grupo. Alguém me adiciona por favor (88)988050811

    Responder
  • Visitante
    Gabriela Sousa 13.05.2022

    71991173055 me coloquem no grupo mãe de 19 semana

    Responder
    • Visitante
      Vanessa 07.06.2022

      Mim adiciona por favor (71 )981672795

      Responder
  • Visitante
    Adriana Oliveira 11.04.2022

    Muito triste um site como este incentivando a prática da masturbação que traz inúmeros malefícios a vida de um casal e de uma família como um todo. A masturbação causa a liberação descontrolada de dopamina e a torna um vício. É preciso humanizar a sexualidade, pois ela não existe para o prazer animalesco e momentâneo.