Sua 20a semana começa

20 Semanas de Gestação

Sua 20a semana começa

19
21
20/40
Semanas

Faltam 21 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um pimentão.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Os braços, pernas, mão e dedos já estão completamente formados. E o bebê engole líquido amniótico treinando seu sistema digestivo. Você sabe quando começa a ser produzido o mecônio?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento braços, pernas, pés e mãos estão completamente formados e agora o bebê só ganha peso.
  • Agenda faça o ultrassom morfológico para ver o desenvolvimento interno do bebê.


DIA 1 • DA SEMANA 20

#

O ultrassom morfológico é o exame mais aguardado pelos papais. Através dele é possível ver de forma nítida cada detalhe do bebezinho, verificar o funcionamento dos órgãos e fazer uma medição minuciosa das artérias e veias. Ossos e vertebras também são checados! Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 20

#

Através da medição da cabeça do feto é possível descobrir possíveis alterações como a microcefalia ou hidrocefalia. Existe uma tabela de medidas para acompanhamento conforme a semana gestacional… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 20

IMPORTANTE: se ainda não conseguiu descobrir o sexo do bebê por causa da posição, os exames de sexagem fetal por coleta de sangue, intelligender pela urina ou checagem do tubérculo fetal via ultrassom podem ajudar.

DIA 4 • DA SEMANA 20

Chá de Revelação

#

Cada dia tem algo diferente no mundo da maternidade e a novidade do momento é o chá de revelação. Um verdadeiro evento da família e amigos para descobrir o sexo do bebê, através de muita criatividade e animação … Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 20

A ultrassom morfológica pode ser feita entre a 11º e a 14º e entre a 20º e a 24º semana. Na primeira, conhecida também como translucência nucal, o foco é medir as pregas da nuca e o osso nasal. Já na segunda, a intenção é verificar o desenvolvimento interno do bebê.

DIA 6 • DA SEMANA 20

#

Um dos problemas mais graves na gravidez é a herpes genital. Se não controlada, pode oferecer sérios riscos para o desenvolvimento do bebê e diante do primeiro sintoma, o obstetra deve ser contatado… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 20

IMPORTANTE: o seu corpo se transforma a cada dia e com o crescimento da barriga a pele fica mais sensível, precisando de cuidados redobrados. Saiba que o uso de óleos corporais ajuda a prevenir o aparecimento de estrias, tão comuns na barriga, coxas, costas e seios durante a gestação.

caixa de informações chave:

  1. Com 20 semanas de gestação o bebê mede cerca de 16,4 cm e pesa algo em torno de 300 gramas.
  2. Braços, pernas, mãos e dedos estão completamente formados e agora a fase é de ganhar peso e crescer cada dia mais.
  3. No exame de ultrassom é possível assistir a uma sessão de brincadeiras e saltos que o pequeno dá dentro do ventre.
  4. Alguns desconfortos começam a surgir devido ao tamanho da barriga. As idas ao banheiro tendem a aumentar pelo peso em cima da bexiga.
  5. Até o final da gestação seu umbigo pode ficar totalmente para fora, mas isso se normaliza após o nascimento do bebê.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 20 Semanas de Gestação

Com 20 semanas de gestação, o bebê mede cerca de 16,4 cm e pesa algo em torno de 300 gramas. O útero da mamãe chega à altura do umbigo, devido ao desenvolvimento fetal e saiba que agora a hidratação tem que ser mais intensa do que nunca!

Para uma gravidez saudável, recomenda-se cerca de 2 litros de líquido por dia. Água, água de coco ou sucos naturais, por exemplo. Com 20 semanas de gravidez, o vérnix aumenta e muito para proteger o bebê.

Desenvolvimento do Bebê

Sua pele antes bem rosada começa a ganhar uma nova coloração e fica um pouco mais avermelhada. Os pequenos fios de cabelo que iniciaram o crescimento na semana anterior agora são evidentes e podem crescer muito mais até o dia do nascimento. Braços, pernas, mãos e dedos estão completamente formados e a fase é de ganhar peso e crescer. É possível ver seu bebê bem mais gordinho no ultrassom de 20 semanas.

Os órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente neste período, porém os pulmões ainda não estão funcionando1. Com 20 semanas de gestação, o bebê começa a engolir mais líquido do que antes. Isso porque está fazendo um treino intensivo para o sistema digestivo.

Outro marco importante na 20 semana é o início da produção do mecônio no intestino do bebê2. O mecônio é formado pelo acúmulo de secreções intestinais e líquido amniótico e vai sair logo após o parto.

O bebê tem uma vida muito ativa dentro da barriga mãe e quando não está dormindo se mexe e vira para todos os lados. No exame de ultrassom é possível assistir a uma sessão de brincadeiras e saltos dentro do ventre, inclusive mãozinhas tocando o rosto e até mesmo peripécias com o cordão umbilical.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Com 20 semanas de gestação a mamãe provavelmente já ganhou cerca de 4 a 6 quilos e se alimenta de 3 em 3 horas , dando preferência a itens ricos em cálcio e vitaminas como queijo branco, iogurte, barrinhas de cereais, frutas e sucos. Metade da gestação já foi! Agora falta pouco para você conhecer o maior amor do mundo!

Na 20º semana de gestação o crescimento da barriga, que antes estava demorando a surgir, é acelerado e ela começa a ficar cada dia maior e mais redonda. Com este crescimento é natural que alguns desconfortos tenham início. A frequência da ida ao banheiro aumenta devido ao peso em cima da bexiga3 e a falta de ar é um dos sintomas mais evidentes nessa fase. Avise seu médico se estiver tendo dificuldade para respirar em excesso!

Desconfortos da Mamãe

Na 20 semana de gravidez outro sintoma muito comum é a azia. Assim, é legal evitar alimentos gordurosos ou ácidos, pois aumentam ainda mais o desconforto. Uma dica é comer ou tomar coisas bem geladas porque dão sensação de alívio para o sintoma. Seu umbigo nesta fase começa a ficar mais saliente e isto ocorre devido ao crescimento da barriga e do estiramento da pele. Até o final da gestação seu umbigo pode ficar totalmente para fora, mas isso se normaliza após o nascimento do bebê. Tudo voltará ao normal, não se preocupe.

Fatores Externos…

A barriga fica super evidente nessa semana e as pessoas começam a notar sua gravidez. Aproveite que o peso ainda não é tão incômodo e faça caminhadas e leves exercícios. Além de ajudar no controle do ganho de peso, bem acelerado nesta fase, é algo que contribui para a redução das dores e desconfortos. Curta cada segundo da gravidez, tire muitas fotos e paparique mesmo a barriguinha, é um momento único e inexplicável para a mulher!!

Foto: melderomero.com

19
21
20/40
Semanas

Faltam 21 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

737 respostas para "20 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Nathália Djkkem 13.10.2022

    Bom dia, poderia me incluir no grupo de mamães? Gestação gemelar de 20 semanas ! Grata 11-966345067

    Responder
  • Visitante
    Clecia Batista 01.06.2022

    Olá vc podem me ajudar estou preocupada tomei um choque ontem na tomada mais logo eu puchei queria saber se afeta o bb estou com. 20s e 3d estou muito preocupada ?

    Responder