Sua 21a semana começa

21 Semanas de Gestação

Sua 21a semana começa

20
22
21/40
Semanas

Faltam 20 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma banana.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já consegue identificar vozes e responder a estímulos. Você sabe qual é a voz mais fácil de reconhecer depois do nascimento?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento seu bebê já escuta os sons externos e começa a se familiarizar com a voz da mamãe.
  • Agenda em breve será solicitado o exame de curva glicêmica para garantir que a gestante não esteja com diabetes gestacional.


DIA 1 • DA SEMANA 21

#

A placenta é o órgão que nutre e oxigena o bebê dentro do ventre. Em cada ultrassom realizado será informado o grau da placenta, indicando sua idade e o quanto ainda pode suprir as necessidades do bebê… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 21

#

A curva glicêmica é um exame que tem como foco medir a tolerância à glicose, normalmente realizado quando de suspeitas de diabetes gestacional. Para tanto, a gestante é submetida a coletas de sangue em jejum, após ingestão de um copo de líquido açucarado para acompanhamento… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 21

As dores e sensações de uma gestação são muito particulares e variam de mulher para mulher. Algumas ficam totalmente dispostas e outras sofrem tanto que contam os minutos para a fase gestacional terminar. Lembre-se: em caso de dores intensas o médico deve ser consultado!

DIA 4 • DA SEMANA 21

#

Não é recomendado fazer tatuagens no período gestacional. Primeiro devido ao estiramento da pele nessa fase, que após o parto voltará para o lugar. Segundo pelos riscos de infecção e terceiro, e mais importante, pelo contato da tinta da tatuagem com corrente sanguínea… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 21

#

A rotina das mulheres hoje em dia é super estressante. É trabalho, casa, filhos e muito para fazer ao mesmo tempo. Na gestação, esse estresse aumenta ainda mais, o que pode ser perigoso e causar danos no desenvolvimento fetal… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 21

Alimentação na Gravidez

#

Durante a gravidez é fundamental manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em frutas, legumes e verduras. Seguindo um cardápio alimentar adequado, o ganho de peso é controlado e tranquilo e a saúde da mãe e do bebê ficam em dia… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 21

IMPORTANTE: praticar atividade física na gestação é algo recomendado não só para controlar o ganho de peso mas também para amenizar a ansiedade, fortalecer os músculos e preparar o corpo para o dia do parto. A yoga é uma das atividades mais indicadas!

caixa de informações chave:

  1. Com 21 semanas de gestação, o bebê é capaz de ouvir e reconhecer o som da sua voz.
  2. Outra coisa familiar ao bebê é o som das batidas do coração da mamãe.
  3. Com 21 semanas de gravidez, já entramos no 5º mês de gestação e o principal desenvolvimento nesta semana é o dos ossos.
  4. O bebê engole líquido amniótico o tempo todo para que o mecônio seja produzido.
  5. O controle do que você ingere é de extrema importância pois tudo que come serve para nutrir o seu bebê.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 21 Semanas de Gestação

Com 21 semanas de gestação, o bebê é capaz de ouvir e até reconhecer o som da sua voz. Aliás, os bebês amam ouvir a voz dos pais quando estão dentro da barriguinha! A voz masculina atravessa com mais facilidade as camadas que envolvem o bebê, útero e líquido amniótico, fazendo com que ele reconheça quando o papai, vovô ou titio fale depois do nascimento.

Outra coisa que é familiar ao bebê depois do nascimento é o som das batidas do coração da mamãe, um som dos céus para ele. Agora com 21 semanas, o bebê já pode pesar cerca de 360 gramas e medir aproximadamente 26 cm! Como cresceu, não?

21 semanas de gestação

Gravidez de 21 semanas são quantos meses? Estamos entrando no 5º mês de gestação e o principal desenvolvimento nesta semana é o dos ossos1. Vale destacar que a produção dos glóbulos vermelhos no sangue também é iniciada e os vasos sanguíneos ficam totalmente nítidos sob a pele, que ainda é rosada e transparente.

Seu pequeno corpo não possui muita gordura, algo que se modificará nas próximas semanas quando será necessário um certo acúmulo adiposo para ser utilizado como fonte de energia e suporte de temperatura após o nascimento.

Com 21 semanas de gravidez, o bebê engole líquido amniótico o tempo todo e é o que está acumulando para que o mecônio seja produzido2. Este processo tem início quando o bebê completa 12 semanas de gestação e só termina após o nascimento. Em alguns casos, faz-se necessário uma intervenção e parto de emergência de forma a evitar que bebê aspire as fezes.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

A fase mais complicada de adaptação já passou por completo e com 21 semanas de gravidez a mamãe fica plena ao ver sua barriguinha crescendo e sentir seu bebê se mexendo serelepe da vida no útero. O médico que acompanha o pré-natal provavelmente vai pedir exames de sangue do segundo trimestre da gestação e saiba que é muito bom ver a quantas anda a sua saúde.

IMPORTANTE: sempre peça para ele exames de urina pois é fundamental ficar de olho em infecção urinária ao longo da gestação.

21 semanas de gravidez

Até aqui o seu útero já cresceu bastante comparado ao tamanho normal. Com 21 semanas de gestação, sua barriga está arredondada e pontuda, porém são comuns questionamentos sobre o tamanho da barriga, se está ou não de acordo com o esperado. Saiba que cada gestação tem um desenvolvimento diferente e tamanho de barriga não define saúde de bebê, muito menos suas medidas e peso.

Corrimentos e Inchaços

Durante a 21 semana de gravidez, são muito comuns casos de corrimentos vaginais e, desde que esses corrimentos não tenham odor forte e nem coloração diferente, não há nada com o que se preocupar. Algumas mulheres também costumam inchar nesta fase e a prática de atividades físicas pode auxiliar no controle do inchaço e da retenção de líquido. Converse com seu obstetra e veja se está liberada para praticar algum esporte.

Apetite

Com 21 semanas seu apetite está indo muito bem e o controle do que ingere é de extrema importância pois tudo que come serve para nutrir o bebê. Frituras e doces não fornecem nenhuma ação benéfica, pelo contrário, promovem acúmulo de gordura corpórea, ganho de peso excessivo e alterações no nível de colesterol. Por isso, tome cuidado com o que come nesta fase!! Também é de extrema importância que a gestante faça uso de polivitamínicos que ajudem na nutrição. Veja com seu médico qual é o mais indicado, mas dê preferência aos que contém Metilfolato e ômega 33.

Fatores Externos…

Na 21 semana de gestação, a ansiedade deve estar atrapalhando as noites de sono. É natural a preocupação com cada detalhe, com o parto, com o enxoval e com tudo relacionado ao bebê. Gestantes já ficam mais sensíveis do que o normal e as preocupações dobram de tamanho até com coisas bem insignificantes. Tente relaxar, curtir o momento e fazer uma coisa de cada vez, afinal você está vivendo um momento único e mágico!

Dúvidas das Leitoras:

Como está o bebê com 21 Semanas de Gestação?

A aparência já é a do bebezinho que irá nascer, só que ainda muito pequeno. Seu tamanho é parecido com o de uma banana e a partir desta fase o peso vai aumentar bem rápido até o dia do nascimento.

Quanto tempo é 21 Semanas de Gestação?

Com 21 semanas a gestante está entrando no 5o mês. Estamos praticamente no meio do tempo gestacional.

Qual o peso do bebê com 21 Semanas de Gestação?

O peso do bebê varia de um para o outro, mas normalmente se encontra entre 280 a 370 gramas, medindo em média 23 centímetros.

Fotos: Semana a Semana, Bolsa de Mulher

20
22
21/40
Semanas

Faltam 20 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra