Grávida não menstrua! Isso mesmo! E qualquer tipo de sangramento na gravidez pode e deve ser investigado. São vários os motivos que podem gerar sangramento durante a gravidez1, por isso um bom diagnóstico é muito importante, sendo que, quanto antes se iniciar o tratamento da causa, melhor para a saúde da gestante e também do bebê.

Baixa Hormonal

Quando o embrião se fixa, o corpo humano passa a produzir bastante progesterona através do corpo lúteo, hormônio responsável pela manutenção de um endométrio grosso o suficiente para a evolução da gravidez. Porém, às vezes o corpo não consegue produzir a quantidade ideal para manter o endométrio durante o período inicial da gravidez2. Assim, o endométrio pode começar a se desfazer e a mulher ter um princípio de aborto devido a essa deficiência hormonal, gerando o sangramento.

Esse tipo de sangramento é o mais comum entre as gestantes, porém são totalmente contornáveis em 80% dos casos com medicação apropriada como reposição de progesterona e também com repouso total da gestante.

Coloração e Textura do Sangramento

O sangramento no início da gravidez pode parecer uma menstruação estranha, diferente e alguns aspectos devem ser levados em conta. A tonalidade do sangue, por exemplo, é importante e deve ser cautelosamente examinada pelo médico.

Normalmente, a falta de progesterona gera uma descamação de cor marrom, podendo em alguns casos apresentar cor vermelho claro, mas deve-se ficar em alerta quando o sangue está em tonalidade de vermelho vivo, semelhante realmente ao sangramento da menstruação. A presença de coágulos também é muito preocupante, pois significa que o endométrio não está sendo devidamente sustentado, o que é algo perigoso para o primeiro trimestre de gravidez.

Mas esse sangramento no início da gravidez dura quantos dias? Na verdade, não deve acontecer, por isso, ao detectar esse sangramento seu médico deve ser informado para analisar o que está acontecendo e contornar a situação.

Descolamento do Saco Gestacional

O descolamento do saco gestacional também é um fator capaz de gerar sangramento e pode acontecer por fatores hormonais como os citados acima, falta de hormônio para manutenção ou algum trauma ou batida. É bem comum ver em novelas e filmes uma mulher sentindo fortes dores e sangrar depois de um acidente ou susto muito forte porque isso pode causar descolamento de saco e levar ao aborto por trauma3. O descolamento é diagnosticado sempre via ultrassom.

Sangramento Nas Primeiras Semanas

O sangramento na gravidez mais preocupante é o do inicio da gravidez, ou seja, antes da 12ª semana. Isso porque, o corpo pode “rejeitar” o bebê ou não conseguir sustentá-lo hormonalmente, motivos pelos quais os médicos pedem cautela à gestante ao longo do primeiro trimestre. Tanto para descolamento de saco como para deficiência hormonal, o tratamento é praticamente igual: medicação e repouso e algumas vezes anti contrações e anti colinérgicos para o útero.

Sangramento à Partir do Segundo Trimestre Gestacional

O sangramento durante o segundo trimestre da gravidez também é preocupante. Por isso é fundamental verificar a sua causa. Um médico ou a maternidade devem ser procurados diante de qualquer sinal de sangramento.

Placenta Prévia

Normalmente, sangramentos durante o terceiro trimestre são causados pela placenta prévia. A placenta prévia é nada mais que uma placenta que se fixou no lugar errado dentro do útero, ficando mais próxima à saída ou mesmo no colo do útero, provocando sangramentos devido ao seu posicionamento .

Isso se dá por conta de esforço da gestante ou simplesmente pelo peso da barriga. Normalmente, o sangramento durante a gravidez causado por placenta prévia deve ser visto pelo médico para evitar um problema maior e significante. Muito interessante a explicação nesse vídeo abaixo.

Descolamento Prematuro de Placenta

Já sangramentos no terceiro trimestre, entre a 29ª e 35ª semanas, podem ser por descolamento prematuro de placenta e não são contornáveis com medicação. O médico deve ter total atenção pois há chances de um parto prematuro acontecer. Nesses casos, medicamentos à base de corticoide para amadurecimento do pulmão do bebê costumam ser prescritos para a gestante.

Sangramento Durante a Relação Sexual

Pode haver sangramento durante a relação sexual em qualquer estágio da gravidez e se acontecer é importante ir à emergência ou falar com o obstetra responsável para afastar maiores preocupações. Esses sangramentos podem ter origem na ruptura de algum vasinho na vagina ou devido ao encostar do pênis no colo do útero.

Placenta prévia também é um dos motivos de sangramento durante a relação. Aliás, é comum grávidas se queixarem de sangramentos durante ou após a relação sexual. O ideal é o casal ficar atento aos sinais ou mesmo evitar se relacionar até a liberação do médico para atividade sexual.

Sangramento no Trabalho de Parto

Já na reta final da gravidez, entre as 37ª e 40ª semana, o sangramento pode ser sinal de trabalho de parto, e é um grande indício de que se deve ir à maternidade ou ao consultório médico para uma avaliação do possível parto eminente.

De qualquer forma, o sangramento deve ser diagnosticado e tratado. Resumindo: se você é gestante e houve qualquer sinal de sangramento durante a gravidez procure por ajuda. É importante saber que grávida não menstrua