Sua 23a semana começa

23 Semanas de Gestação

Sua 23a semana começa

22
24
23/40
Semanas

Faltam 18 semanas

Seu bebê tem o tamanho de um coco seco.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu pâncreas começa a produzir insulina e os olhos, ainda fechados, já se movem de um lado para o outro. Você sabe o tamanho do seu bebê nesta fase?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê começa a treinar como respirar fora da barriga.
  • Agenda fique alerta a corrimentos. Se tiver algum com odor ou coloração forte, informe o seu obstetra.


DIA 1 • DA SEMANA 23

#

É através da placenta que o bebê recebe todos os nutrientes para se desenvolver e crescer forte. Geralmente ela fica localizada acima dele, porém em alguns casos ela pode se fixar ao lado ou abaixo, ganhando o nome de placenta previa ou baixa… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 23

IMPORTANTE: em qualquer fase de sua vida a mulher está suscetível a ter ocorrências de corrimento, pois é algo muito natural. Durante a gestação não é diferente, desde que o corrimento não apresente mau odor ou coloração estranha.

DIA 3 • DA SEMANA 23

#

Ansiedade é algo que todos enfrentam vez ou outra na vida mas durante a gestação o quadro pode piorar. Medos, insegurança e preocupação acabam gerando quadros intensos e até descontroles emocionais… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 23

IMPORTANTE: um problema muito comum na gravidez é a diabetes gestacional. Quando diagnosticada ela é tratada como gravidez de risco e necessita de acompanhamento redobrado para garantir a boa saúde da mãe e do bebê.

DIA 5 • DA SEMANA 23

#

A masturbação é um ato natural do ser humano, de descoberta e total prazer. Se a gestante sente prazer em se tocar, não existe problema algum, a não ser que por recomendação médica o sexo esteja de todas as formas proibido temporariamente… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 23

#

A comida japonesa é considerada muito saudável, porém durante a gestação deve ser consumida com cautela. O consumo de peixe cru em excesso não é indicado para gestantes por apresentar grande risco de contaminação. Assim, opte por alimentos cozidos, assados e bem preparados… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 23

IMPORTANTE: depilação em gestantes é sempre um assunto de preocupação pela dificuldade em se depilar sozinha ou mesmo pelos meios utilizados para tanto, como a cera quente. No caso de dúvidas, converse com seu obstetra sobre o assunto!

caixa de informações chave:

  1. Com 23 semanas de gravidez o bebê começa a treinar para respirar fora da barriga! Os alvéolos estão menos pressionados e ele consegue movimentar levemente o pulmão.
  2. É uma ótima fase para conversar com seu bebê e colocar músicas tranquilas. Ele fica feliz também ao identificar o som da voz do papai.
  3. A pele do bebê começa a ficar cada dia mais enrugadinha e de tom avermelhado, da forma que nascerá. Essa cor é decorrente do grande número de vasos sanguíneos, já bem visíveis.
  4. Com 23 semanas ele pode medir cerca de 28 centímetros e pesar algo em torno de 500 gramas. Medidas estas que mudarão cada semana mais e mais, porque agora o foco está em seu crescimento.
  5. A cada dia que passa a mamãe se sente mais plena e realizada. Sua pele fica bem bonita pois os hormônios a deixam cheia de vida e de brilho.

Seu bebê nesta semana





#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 23 Semanas de Gestação

Com 23 semanas de gestação o bebê inicia um treino para respirar fora da barriga! Os alvéolos estão menos pressionados e ele consegue movimentar levemente o pulmão. O surfactante é o hormônio responsável pelos primeiros fôlegos do bebê fora do útero.

Outros órgãos que entram em atividade nessa fase são o pâncreas, produzindo insulina, e os olhos, que começam a se movimentar de forma rápida. O desenvolvimento fetal vai avançando a cada semana e se torna mais e mais evidente.

23 semanas de gestação

Desenvolvimento do Bebê

Na 23 semana de gravidez já é possível que o bebê sinta todos os movimentos da mãe, inclusive ele escuta e identifica o som de sua voz. É uma ótima fase para começar a conversar com ele e colocar músicas tranquilas1. O papai também pode conversar, ajudando a identificar sua voz. Com o tempo o bebê dará sinais de que reconhece quem fala, movendo-se na barriga para mostrar isso.

Com 23 semanas de gravidez a pele do bebê começa a ficar cada dia mais enrugada e de tom avermelhado, que será a cor que nascerá. Essa cor ocorre devido ao grande número de vasos sanguíneos visíveis na pele sensível e quase transparente do bebê. Seus pequenos olhos, que estavam formados mas não se abriam, começam a se mover constantemente2.

Com 23 semanas ele pode medir cerca de 28,9 cm e pesar algo em torno de 500 gramas. Medidas estas que mudarão cada semana mais e mais porque agora o foco principal
é seu crescimento e ganho de peso até o nascimento. Outro marco importante para esta semana é a do funcionamento de seu pâncreas, apto a produzir toda insulina necessária para o corpo.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

A cada dia que passa a mamãe se sente mais plena e realizada. Sua pele também fica cada vez mais bonita pois os hormônios a deixam cheia de vida e brilho. Não é incomum a mamãe ouvir que os cabelos estão macios e sedosos, já que eles também ficam melhores na gravidez. Você já ouviu falar da linha nigra?

Pode ser que você até já a tenha, é aquela linha com tom mais escuro que aparece na vertical, bem no centro da barriga dividindo-a na metade. E você sabe por que isso acontece? Acontece pela separação dos músculos da barriga3. Agora, com 23 semanas de gestação, o bebê precisa de mais espaço para se acomodar melhor.

Com 23 semanas de gravidez também pode aparecer mais pigmentação em algumas áreas do corpo da gestante como axilas, virilhas, costas e, para o pavor de algumas mulheres, no rosto! A linha nigra tem a tendência de ir sumindo aos poucos após o parto, mas o que mais apavora as futuras mamães são essas manchas no rosto. Mas não se preocupe: hoje existem tratamentos muito eficazes e basta procurar um dermatologista de confiança para dar início .

Outra ocorrência comum nesta etapa gestacional são as temidas estrias. Normalmente, elas surgem acompanhadas de uma coceira sem explicação em áreas como seios, barriga, costas e nádegas. Se você ainda não estava fazendo uso de cremes, óleos ou hidratantes para evitá-las, inicie o quanto antes para diminuir as chances de desenvolvimento, além de dar uma suavizada nos sintomas.

É também muito comum com 23 semanas a mulher começar a “estranhar” o centro de gravidade. Por isso, tome cuidado com possíveis tombos e acidentes nessa fase. Vale mencionar que pequenos sangramentos na gengiva são frequentes no período.

Fatores Externos…

Seu corpo vem se alterando e ganhando novas curvas a cada semana. Para dormir, caminhar ou fazer atividades antes rotineiras já existe certa dificuldade devido ao peso da barriga.

Dores nas costas e falta de equilíbrio são comuns nesta fase e mesmo que gravidez não seja sinal de incapacidade para realização de qualquer atividade, peça ajuda se sentir dificuldades. Melhor pecar pelo excesso do que pela ausência de cuidados e, talvez, pelo orgulho de realizar todas funções normalmente, não é?

Fotos: Pawel Loj, sabianmaggy

22
24
23/40
Semanas

Faltam 18 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

256 respostas para "23 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Luanda 25.05.2022

    Porque sinto dor no baixo ventre e minha barriga fica dura após a relação sexual

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 26.05.2022

      Olá, recomendo que veja uma consulta medica para avaliação nessa dor com segurança

      Responder
    • </