Ao dar a luz, a mulher se vê como uma nova pessoa e dar o seio ao seu filho parece nos trazer a melhor das sensações, porém muitas dúvidas podem aparecer nessa fase de amamentação inclusive como aumentar o leite materno. Algumas mulheres tem mais facilidade na produção do leite inicial do que outras, mas saiba que todas, todas as mulheres podem sim amamentar e todas as dificuldades que possam aparecer podem sumir com a prática e a mais valiosa de todas as dicas, a orientação de um profissional da área. A mulher se pega pensando se o leite é suficiente, se o leite é fraco, se vai dar conta de amamentar… Então, vamos agora a dicas de como aumentar o leite materno para uma amamentação adequada tanto para mamãe e principalmente para o bebê.
Em primeiro lugar devemos saber que leite nenhum é fraco, toda mulher produz o leite adequado para o seu bebê. O que acontece é que no inicio, o leite materno pode parecer mais aquoso e assim dar a impressão errada para a mãe. O leite possui três fases no inicio:
- Colostro
- Leite que mata a sede
- Leite rico em gorduras
O colostro é o leite materno do inicial, logo quando o bebê nasce. Ele é muito rico em anticorpos para o bebê e é essencial pois o recém nascido vem ao mundo com imunidades bem reduzidas. Fora as vacinas que a mãe tomou ainda na gravidez ele nasce praticamente sem nenhum anticorpo para doenças que são tão temidas ou comuns do lado de fora da barriga da mamãe. O leite materno é sim além de alimento proteção para o bebê.
A seguir do colostro, quando o leite realmente desce, vem o leite mais aquoso chamado de leite de transição. Esse primeiro leite é aquele que enche o peito da mãe, ele na sua primeira etapa é aquele leite que mata a sede do bebê e é muito rico em vitaminas. Já no final das glândulas mamárias está o leite mais gorduroso. Esse leite é o que faz de fato o bebê ganhar peso. Ele contém uma gama imensa de vitaminas e nutrientes necessários para o bebê e deve ser oferecido sim.
Então, a forma certa tanto de oferecer o seio ao bebê e também para ajudar a aumentar o leite materno, é dar uma mama por vez. O bebê mama e esvazia totalmente um dos seios e se continuar querendo ainda comer, a mãe pode oferecer a outra mama. Esvaziar a mama por completo pode ajudar e muito o leite materno a descer em quantidade maior e também se adequar a quantidade que o bebê mama por vez. A mesma dica de esvaziar o seio serve para mulheres que tem uma demanda grande de leite. Ordenhar a mama entre as mamadas pode ajudar e muito, com o leite excedente pode-se guarda-los em vidros esterilizados para uma mamada futura ou mesmo doação de leite materno humano. Conchas de amamentação também podem ajudar na estimulação do leite materno, essas podem ser usadas o dia todo e o leite que é extraído com ela, podem ser reutilizados tranquilamente. As bombinhas também são ótimas opções para ajudar a estimular a produção de leite materno,
Para ajudar a aumentar o leite materno hidratação é fundamental
Água, sucos naturais, água de coco… fornecem a hidratação fundamentais para fazer com que o corpo tenha matéria prima para aumentar o leite materno para as mamadas. A ingestão de líquidos principalmente nos primeiros dias pós parto é a melhor receita para que o leite materno apareça logo.
O ideal para se hidratar durante a amamentação são 12 copos de líquido, alternando entre água e ou suco natural por dia. O bebê nasce com o instinto de sucção instintiva, dar o peito para que o bebê sugue o quanto quiser isso faz com que o leite venha também. Um dica de amamentação preciosa também é a pega do bico do seio. O bico e auréola devem estar todos dentro da boca do bebê. Se o bebê estiver com a maior parte da auréola na boca a pega está correta. Não deixe o bebê sugar somente o bico do peito, além de não sair o leite materno necessário, irá machucar a mamãe. As glândulas que tem mais leite são as inferiores e por isso a pega da auréola é tão importante.
No tempo das avós diziam que canja, canjica e afins, porém não foi comprovado cientificamente que esses artifícios seja eficientes. Para mulheres que não tem uma quantidade ideal de leite, além de botar em prática todas as dicas de como aumentar o leite materno, devem sim procurar seu obstetra pois existem medicamentos a base de prolactina e também ocitocina, que fazem que a produção de leite possa aumentar e o leite descer com mais facilidade porém, esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico para haver um controle e orientação de como, quando e como usar.Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.
A mulher precisa se lembrar que o inicio da amamentação é uma fase de adaptação como todas as novas fases da vida, ter calma e ser paciente, saber que tudo vai dar certo é muito importante para que um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher seja o mais prazeroso e gratificante possível, por isso um ambiente tranquilo também colabora e muito na amamentação inicial e também serve como dica de como aumentar leite materno. Todas as mulheres tem sim a capacidade de produção de leite, basta saber estimular corretamente e em qualquer caso de dúvidas, a orientação de um profissional pode ajudar e muito com a amamentação.
“leite materno é amor, é doar um pouco de si a cada mamada e não tem momento de cumplicidade maior nesse mundo do que o olhar entre mãe e bebê enquanto ele está mamando”
Veja também: Aleitamento Materno – Dificuldades Iniciais e Soluções
Foto: Flávio Correia Lima
Eu ganhei bebê tem 2 dias e meu não desceu ele suga mais não desse leite oq eu Fasso
ResponderMeu bebê tem 20 dias e meu leite diminuiu a produção, nos primeiros dias vazava bastante e sentia dor nos seios por estarem cheios, agora eles vazam quando meu filho tem fome mas não ficam mais cheios como antes, tenho seios bem pequenos, meu filho mama bastante, Será que não está dando tempo de encher pelo tanto de vezes que amamento?
ResponderNa verdade a produção de leite esta regulada de acordo com que realmente o seu bebê necessita, se ele está ganhando peso pode ficar tranquila.
ResponderGostei de ver essa matéria
ResponderAdorei, ajudou demais essas informações. Minha bebê tem 45 dias e minha produção de leite ainda não a satisfaz. Quando mama e vai esvaziando ela não consegue sugar o que quer aí fica agitada. Tomo tintura de algodoeiro, mas não aumentou o suficiente. Tenho q dar a formula.
ResponderPoxa. beba muita água, alimentos saudáveis e força não desista.
ResponderBom dia, estou com o seio esquerdo claramente produzindo menos leite que o direito. Não sei se o bebê pega esse errado ou o que, mas diminuiu só desse seio a produção. Queria ajuda!
ResponderBjs te acompanho desde antes da gravidez ?
E super normal posso dizer que 90% das mulheres passam por isso viu.
ResponderQuanto conteúdo de qualidade nesse site. Que bom que encontrei esse site. Muito bom mesmo. Deveria ter mais sites assim. Abraço.
ResponderOi minha filha completa seus exatos 4 meses amanha dia 13/04 ha aproximadamente 1 mes meu leite diminuiu significativamente ja fiz de tudo para voltar com chas naturais, sucos naturais, canjica, alimentos derivados do milho, muita agua antes e depois de cada mamada. Minha filha gosta muito do peito mas como nao estou tendo uma quantidade significativa para sustenta-la tive que optar pelo NAN 1 CONFOR e ao meu parecer por ter facilidade na mamadeira para sair o leite quando dou o peito ela nao tem paciencia de picar puxando para estimular a produçao, nao quero parar de dar o peito acho ela novinha para tomar formula.
ResponderA minha dúvida é a mesma da Tatiana.
ResponderDou mama nos dois seios, mas eles não enchem por igual. O esquerdo enche muito e o direito muito pouco.
Oque posso fazer pra não ficar com uma mama maior que a outra?
Isso é normal acontecer posso dizer que mais que a metade as mulheres acontecem isso.
ResponderMeu bebe tem 2 meses e não tem mais paciência para pegar o peito ele chora e tira a boca do peito, oque faço ?
ResponderObs: tive que complementar com outro leite pois ele chora muito só no peito.
Tem algum banco de leite na sua cidade?eles podem auxiliar.
ResponderJá ouvi dizer que quando o bebê completa 3 ou 4 meses a produção de leite diminui, o corpo começa a produzir só a quantidade que o bebê costuma mamar, isso procede? (no meu caso esta aumentando)
ResponderOiii eu tenho um seio muito pequeno e o outro grande e com leite que suatenta muito meu filho só que eu não sei o que eu faço pois eu dou no pequeno so que não faz diferença nenhuma continua a mesma coisa por favor alguém me ajuda o que eu faço???
ResponderQuero saber se posso tirar o meu bebê do peito já com 1 ano de vida?
ResponderSe amamentar ate o segundo ano é melhor Joyce mas se deseja começar o desmame conversa com o pediatra q ele te auxilia. bjus
ResponderOla,a minha filha esta com 6 meses e tive muito leite ao ponto de pedrar mas agora tenho a impressao que esta secando oq faco?
ResponderOi Patricia!
ResponderEstou grávida de 37 semanas, tem alguma maneira, algum sintoma pra saber se vou ter leite quando minha princesa nascer??
Olá, minha esposa tem muita dificuldade de amamentar, o bico do seio dela é muito pequeno e o BB não consegue ficar fixo o que faço?????????
ResponderAlin nos bancos de leite eles ajudam com essas dificuldades. Seria ideal ela ir até la! Consulta aqui o mais proximo da sua casa olha http://lobale.famivita.pt/
ResponderPaty estou amamentando a 1 mes e meio mas
Responderestou salivando muito isso e normal??
Não é sintoma de amamentação não… fala com o medico pra ver o que pode ser isso.
ResponderSerá que até a mulher que tem seio muito pequeno pode amamentar?
ResponderPooode! não tem nada haver! rs
Responder