A grande maioria das mamães ao ouvir que seu bebê esta com candidíase, se assusta questionando a possibilidade já que se trata de uma doença tão conhecida em mulheres adultas. Mas sim é possível e não se apresenta somente na área genital, mas como também na boca, mas conhecida como “sapinho”.
A candidíase ou cândida albicans como é conhecida cientificamente, é uma infecção que afeta a mucosa bucal, estourando pequenas bolinhas embranquecidas no interior das bochechas, língua e céu da boca. Lesões bem doloridas que costumam dificultar a alimentação e aparecem principalmente em bebês até 2 meses de vida. Outro caso da candidíase em bebê e a mais assustadora para as mamães, é a candidíase encontrada na área genital do bebê, acometendo principalmente bebês que ainda utilizam fraldas. Aparece como uma vermelhidão parecida com assadura, geralmente causam coceiras e pequenas bolinhas ao redor, parecidas com espinhas e não se curam com pomadas de assadura convencionais.
Esse fungo esta presente no sistema digestivo de todo ser humano e não proporciona nenhuma mal, porém ele se manifestará em algumas situações como:
- Imunidade baixa
- Utilização de antibióticos
- Alterações hormonais
- Portadores de diabetes e HIV
Podendo também ser adquirido da mãe para o bebê através da amamentação, durante a passagem vaginal no parto normal (caso a mãe esteja com candidíase vaginal) e alguns casos de candidíase em bebê, ocorrem pelo fato do fungo estar alojado nos bicos de mamadeira utilizados pela criança.
Como tratar a candidíase em bebês?
No caso de candidíase bucal ou sapinho, é aconselhada a consulta do pediatra para verificação da gravidade ou ate mesmo a confirmação. Geralmente é receitada medicação antifúngica e no caso de bebês ainda amamentados no seio, que a mãe utilize uma pomada antifúngica nos mamilos. Nos casos das mães que possuem a candidíase vaginal e tiveram parto normal, os bebês devem imediatamente ser tratados com antibióticos para que não se manifeste reações. Já nos casos dos bebês que tem essa candidíase, é aconselhado à utilização de soluções a base de violeta genciana, manter o local limpo e seco e evitar a utilização de qualquer produto que tenha essências, como por exemplo, o lenço umedecido. O aconselhado é manter o local limpo com água e sabão neutro e se possível evitar o abafamento da fralda.
A candidíase tanto oral como genital pode ser bem dolorida, mas raramente é considerado um problema grave. Só devemos ficar alertas, caso os sintomas não desapareçam em 2 semanas, necessário que consulte o pediatra novamente, pois principalmente a candidíase oral em bebês afetam a alimentação deles, que pode ocasionar a perda de peso.
Veja também: O que é asma? O relato da nossa descoberta
Foto: Daniel Horacio Agostini
Estou muito desesperada minha BB tem um aninho e de ontem pra hoje vi ela tá com vários carocinhos amarelados é puz e no orifício acima do da saída do xixi se apertar sai uma secreção pastosa amarela e pediatra só terça feira daqui até lá o que faço tô desesperada quase levando ela pra emergência
ResponderBom dia minha bebê tem dois anos e tem uns quatro dias que começou a aparecer umas bolhas brancas na parte interna nos lábios, e ontem apareceu umas bolhas na vagina parte externa, estou super preocupada e não encontrei nenhum pediatria pra atender hje aqui na minha cidade. Alguém pode me ajudar!?
ResponderOlá meu e raylany tenho um filho eletem 9mes está com uma coceira no únos não sei se é esse candidisé tô preocupada e uma coceira grossa não e assadura não é uma coceira mesmo oq pode ser isso?
ResponderPode ser algum tipo de alergia. Melhor consultar um go.
ResponderBom dia tenho uma filha de 9 meses ela apresenta uma alergia na vagina la dentro bem vermelho ao torcar ela sente dor e chora ja passamos varias pomadas e nada ate agora podem ajudar.
ResponderSerá que não tem relação com baixa imunidade, consulte oe pediatra!
ResponderMillha filha tá com muita coceira no pipio ela tá com vermelho e ela só tem 1ano
ResponderConsulte uma pediatra com urgência!
ResponderBenzevit (original, não serve similar nem genérico), foi o receitado pela médica para a candidíase de minha filha de 1 ano, na área genital.
Respondersempre consultar um pediatra!
ResponderNitrato de miconazol !
Responderlembre-se de consultar o medico.
ResponderMas a que tem aqui é de quando eu Tava grávida sera que posso passar na minha bb até segunda pq ela só tem pediatra terça não dá pra esperar até terça sem fazer algo ou levo ela na emergência?
ResponderSeria bom perguntar sim ao pediatra.
ResponderMinha bb de 8 meses estah com essa candidiase mas ñ sei q pomada passar ñ funcionou a q a pediatra passou
ResponderMinha filha teve e eu usei a pomada via oral DaKtarin,muito boa..passou em menos de3 dias..
ResponderComo vc fazia para passar essa pomada na boca do bb?
ResponderEstou usando no meu e nada….
Retorne no medico.
ResponderMeu primeiro filho teve ,e agora tenho.um bb de vinte dias q tbm deu.A pediatra disse q é mais comum do que pensamos e passou dermotex e nada de lenços umidecidos por agora ,ainda indicou lavar com dermacid infantil toda troca de fralda com fezes e sol da manhã no local …Comecei ontem e ja percebi melhora..
ResponderQue bom!
ResponderOi boa noite
ResponderMeu bebê de 9 meses está agora internado por uma inflamação nos pulmões desde quinta-feira,começou a tomar antibióticos injetáveis e estava com uma assadura e eu estava passando nistatina e oxido de zinco,mas ficou com umas bolinhas e os médicos falaram q era candidíase,estou passando candicort mas não estou vendo melhora.Pelo contrário,está avançando para o saquinho dele!Estou muito aflita!Alguém já passou por isso?
Fernanda, corta nosso coração não e mesmo, o melhor nesse momento é não deixar o local úmido, se possivel deixar sem fralda para tomar um ar, além de todas essas pomadas, aconselho a procurar ajuda medica.
ResponderRealmente e desesperador.
Meu bebê aparentemente está com candidiase genital, fiquei assustada pois sempre tive cuidados especiais para com ele… Estou evitando limpa-lo com lenços umedecidos, porém como o médico pediatra dele está marcado somente para dia 20, existe uma pomada específica para o tratamento?
ResponderMinha pediatra passou dermodex tratamento, para minha filha de 1 ano e 9 meses.
ResponderEu iria para algum hospital, isso incomoda muito.
Responderola, minha filha tem 3 anos. há 2 semanas o medico recomendou trok-N para uma assadura vaginal…no começo houve uma pequena melhora, mas hoje qdo ela voltou da escolinha percebi que tinha voltado e apareceram umas 4 “espinhas” grandes perto da vagina. o que pode ser?
ResponderDifícil saber, consulte um pediatra com urgência!!
ResponderOlá Patricia e Rasane!
ResponderInfelizmente tive uma gravidez anembrionaria e precisei fazer curetagem. Quero dizer que agradeço a atenção de vocês, e deixar para as futuras mamães que estão passando por isso agora uma mensagem: não se culpem, nem se desesperem, Deus sabe o que faz e na hora certa nos concederá nossos anjinhos.
Obrigada e um forte abraço! :-)
Obrigada Patricia e Rosane, tenho fé que logo mais voltarei dando boas notícias. Continuem com este trabalho maravilhoso, que Deus as abençoe. Abraços!
ResponderOlá Patricia! Sou eu novamente. Estou muito angustiada. Na última sexta-feira fui fazer a primeira ultrassonografia, pois pela data da última menstruação (23/08) já estaria com quase 7 semanas. Porém só o saco gestacional de 8 mm foi visto ( o médico disse que estou de quatro semanas e meia). Estou muito preocupada e não sei o que pensar. O meu beta hcg demorou a positivar, farei nova ultrassonografia em duas semanas, quero acreditar que foi ovulação tardia, mas ao mesmo tempo morro de medo de ser gravidez anembrionaria. Ainda para completar, estou com um corrimento tipo borra de café há 3 dias (que já estou tratando com repouso, evocanil e dactil). Com sua experiência, com que você acha?
ResponderAbraços
ah mas com certeza foi ovulação tardia. Veja https://www.famivita.pt/ovulacao-tardia-acontece/
ResponderOlá Patricia. Estou adorando o seu site. E gostaria de te falar que agora é oficial, refiz o beta e estou mesmo grávida (quase 6 semanas ). Obrigada pela atenção e resposta ao comentário anterior. Que Deus te abençoe! Abraços!
ResponderOlá Patricia, tudo bem?
ResponderInicio dizendo que conheci este maravilhoso espaço há quase dois meses, quando fui tomada por um desejo imenso de ser mãe.
Estou com quase 28 anos, e sempre tive ciclos menstruais regulares (de 26 a 28 dias). Não tomo anticoncepcional há 9 meses e estou desde o último mês de agosto (menos de 2 meses) namorando bastante para receber a dádiva de engravidar. Minha última menstruação veio em 23/08 e fui ao meu GO que realizou vários exames e me receitou o ácido fólico- o qual estou tomando religiosamente.
Minha menstruação deveria ter descido no último sábado, hoje (3 dias de atraso), não me aguentei e fiz um teste de gravidez de farmácia (confirme em tiras) e nele apareceu uma 2ª linha bastante clarinha (quase imperceptível). Desacreditada fui correndo a um laboratório e fiz um beta qualitativo e o médico responsável escreveu no laudo POSITIVO FRACO e me pediu para confirmar por meio de ultrassom ou repetindo o exame dentro de 7 dias. Não estou cabendo em mim de tanta felicidade, será que existe a possibilidade de eu não estar grávida? O ácido fólico ou a minha ansiedade podem acusar falso resultado no beta?
Desde já agradeço! Não vejo a hora de poder gritar aos quatro ventos essa imensa alegria!
Ola Simone, se nos dois exames deram positivo, pode comemorar. Você esta gravidíssima!! Parabéns!
Responderultrassom não! kkkk faz um quantitativo acho q é gravidez sim.
Responder