Sempre vemos em filmes, novelas ou mesmo com uma amiga ou parente próximo, que a bolsa estourou e pronto, se deu início o trabalho de parto. Mas nem sempre as coisas acontecem conforme o esperado. Algumas surpresas podem acontecer, e uma delas é a bolsa rota1.
O que é a bolsa rota?
Primeiro vou explicar o que é a bolsa amniótica. Na gravidez, o feto fica envolvido em uma membrana dentro do útero que contém um líquido produzido pelo próprio feto. Esse líquido protege o bebê de impactos e possíveis problemas com infecções. E é nele que o bebê cresce e se desenvolve com a nutrição da placenta.
A bolsa rota é em muitos casos sorrateira. Ela pode deixar escapar todo o líquido amniótico sem que a mulher perceba que esse é o motivo de tanta umidade vaginal. Muitas vezes, a mamãe de primeira viagem pode se queixar para o obstetra e esse dizer que é normal essa umidade. Porém, é necessário que haja uma atitude por parte do médico.
O ideal é que investigue a umidade em caso de ela ser elevada a ponto de molhar a roupa, como era o meu caso. A bolsa rota pode facilitar a penetração de bactérias, que são a causa de infecções no feto e consequentemente na mamãe, ou pode ser o contrário. A mamãe que já possui algum tipo de infecção pode passar isso para o bebê. Mesmo que nem sempre o rompimento da bolsa signifique um nascimento imediato, ao menor sinal de rompimento, por menor que seja a fissura, busque as orientações de um médico.
Como identificar a bolsa rota?
Quando eu estava com 34 semanas de gestação, comecei a me sentir úmida demais! Comentei com meu obstetra e ele disse que era perfeitamente normal. Apesar dos sintomas, o exame no consultório não mostrou vazamento da bolsa amniótica. Com muita insistência da minha parte, ele acabou pedindo um ultrassom , e foi descoberta apenas com 35 semanas que eu estava realmente com líquido diminuído (e muito) e também a presença da bolsa rota.
Mas aí já era tarde, não sei como não houve uma consequência muito pior. Por isso é importante ficar alerta aos sinais de bolsa rota2 e se houver 2 ou mais sintomas é importantíssimo falar com seu obstetra.
Sinais de bolsa rota
- Umidade em excesso
- Baixa no líquido amniótico
- Abaixamento repentino da barriga
Como tratar bolsa rota
A bolsa rota pode ou não ser com presença de trabalho de parto em si, e ela deve ser tratada com antibióticos caso o prazo para o parto acontecer seja além de 24 horas. Aliás, qualquer caso com bolsa rota ou rompimento total não deve passar de 24 horas para ser tratado a fim de prevenir infecção.
Casos mais graves
O risco de infecção pode ser mais grave em casos de pouco tempo gestacional como 24, 25 semanas por exemplo. Embora ela possa acontecer em qualquer época da gravidez, ainda é muito cedo para que o bebê nasça. Afinal, são 6 meses ainda de gestação. Nesses casos, o risco do bebê ficar dentro da barriga da mãe por muito mais tempo do que o limite pode se agravar com as infecções, já que é ainda muito pequeno e frágil.
Bolsa rota no final da gravidez
Bolsa rota também pode acontecer no final da gravidez, mas aí o caso se torna mais simples. A antecipação do parto não é necessariamente um problema como são os casos de bebês prematuros. Enfim, umidade demais na calcinha, que chega a ultrapassar e molhar muito a calça ou pernas, podem ser bolsa rota e deve ser reportada aos seu obstetra sempre! Veja a seguir um parecer do Dr Jaime Filho Ginecologista Obstetra sobre a bolsa rota.
Tirando dúvidas com Dr. Jaime
Famivita: Dr Jaime, quanto tempo a bolsa pode ficar rota? Não digo romper e sair toda a água, mas sim ficar vazando. Mesmo prematuro, o parto tem que acontecer com um mínimo de vazamento?
Dr Jaime: Bolsa rota, ou amniorrexe, é o termo que se usa para a ruptura espontânea da bolsa amniótica, que pode acontecer antes ou durante o trabalho de parto. Quando acontece antes do trabalho de parto, chamamos de Amniorrexe Prematura3, independente da idade gestacional. O tempo que a bolsa pode ficar rota depende muito do quadro clínico e idade gestacional, já que após 37 semanas a conduta é a realização do parto (indução de trabalho de parto ou cesariana, dependendo do caso).
Entretanto, se a gestação ainda é prematura (menor que 37 semanas), e afastando-se outras complicações, opta-se pela conduta expectante. Ou seja, aguardar ao menos a proximidade com 37 semanas. Por exemplo, se a bolsa rompe numa gestação de 32 semanas, e constatando-se que não há infecção materna, sofrimento fetal ou outras alterações, deve-se manter a gestação pelo máximo tempo possível até 36-37 semanas.
Na gestação, o tempo de bolsa rota possível é variável, e pode ficar até semanas (claro, controlando sinais e sintomas de infecção e de sofrimento fetal) com esse diagnóstico sem problemas. O tempo também varia, e é muito comum as pacientes chegarem ao pronto-socorro correndo, desesperadas, achando que já está nascendo. Caso ocorra a ruptura da bolsa, a paciente deve procurar o pronto-socorro, porém, sem desespero. Como disse, a bolsa pode permanecer rota por semanas, e assim há tempo suficiente para chegar ao hospital.
No meu caso, a Joana estava quase a termo, mas ainda era um pouco cedo para nascer. Ela nasceu com 36 semanas de gravidez, pesando 2.930kg e 45 cm, e teve que ficar internada por 10 dias com problemas de infecção pulmonar devido a bolsa rota não ter sido tratada com antibióticos como deveria acontecer pois eu estava com uma infecção bem alta. Foi um baita susto! Fique de olho.
Veja também: Nascimento da Joana parte 1
Foto: Jeremy Sternberg
Não me conformo quando leio sobre essa bolsa rota minha bolsa estourou no dia 23/04/2021 om 27 semans e p1 dia deu infecçao de urina me mandaram pra cs voltei no mesmo dia para o hospital fiquei 6 dias internada no dia 28/04/2021 com 28 semanas fizeram o parto minha filha já estava em sofrimento fetal não entendi o porque se os medicos viram que eu tinha infecçao porque nao tiraram ela logo será q ela estaria viva meu Deus não consigo aceita e nem entender esse procedimento!
ResponderEstou no hospital com a bolsa rompida já está com 10 dias e normal
ResponderOlá, tudo depende de quantas semanas você está e a quantidade de líquido que perdeu, mas não é comum esperar tanto tempo pois tem riscos pra você e para o bebê por conta de infecções, na maioria dos casos não passam de dois dias para realizar o parto!
ResponderMinha bolsa rompeu com apenas 22 semanas fui pro hospital e estou hoje com 28 semanas e 3 días, os médicos estão surpresos e sem saber como proceder, pois faço ultrasom uma vez por semana e nunca tenho líquido, faço exames de sangue e urina a cada três dias, pra ver se não tenho infecção. Os batimentos do bebê sempre estão bons, ele está crescendo e hado peso dentro da normalidade. Estamos seguindo firmes e forte na graça de Deus. Sei dos problemas que ele possa ter, mas confio no Senhor que tudo já deu certo.
ResponderÉ normal eu fiquei 70 dias
ResponderOi Como vc está? Estou na mesma situação de notícias, estou internada desde 24 semanas com sangramento,descolamento e Sludge no líquido amniótico.Fiz os tratamentos e recebi alta,após 5 dias minha bolsa estorou. Faz 8 dias que estou internada tomando os antibióticos e outra dose de corticoide. Amanhã entro nas 28 semanas e até agora nenhum sinal. Só um leve sangramento rosado.
ResponderInfelizmente día 23/04 comecei sentir dor devido uma infecção que peguei, estava praticamente com 32 semanas, tiveram que fazer cesariana pois meu bebê estava atravessado, ele nasceu com 42cm e 1990 perfeito por fora, porém por dentro não tinha formado direito o pulmão e o intestino devido a falta de líquido, sobreviveu apenas uma hora e faleceu, coração sangra de dor ??. Quando cheguei no hospital os médicos nunca me esconderam minha real situação, sempre me deixaram à par de tudo, porém como a bolsa estourar precocemente e não entrei em trabalho de parto naturalmente, decidí levar a gestação adiante mesmo correndo todos os riscos que me disseram que poderia acontecer, jamais teria a coragem de interromper minha gravidez, pois não teria consciência pra dormir se meu filho morresse, estava apenas com 22 semanas.
ResponderMeus sentimentos imagino a sua dor. E estou aqui ainda até agora nenhum sinal. Creio que vou chegar lá e nos bem. Obrigada força ??❤ Deus tem um propósito pra tudo.
Olá, tive ruptura parcial da membrana com 17 semanas, sigo em repouso absoluto em casa e hoje estou com 20 semanas, desde a primeira perda de líquido, passei 15 dias sem perda, até que com 19 semanas tive novamente, com alguns episódios de perda, sigo monitorando com ultrassom 1 vez por semana e exame de sangue e urina a cada 3 dias, a cada dia é uma vitória, o meu bebê segue desenvolvendo bem e com líquido, mesmo que um pouco dimiuído, estamos aguardando chegar em 24 semanas para começar o uso de corticoide e internar, vamos seguindo em oração, orando uma pelas outras e entregando a Deus.
ResponderHj estou completando 34semanas e minha bebê tá na posição de nascer quero saber quantos meses estou pq sempre mim confundo com essa semana
ResponderOlá, até 36 semanas vc estará com 8 meses!
ResponderEstou com 33semanas e 5 dias hj comecei sentir dores nas cadeira e no pé da barriga e mim sinto sufocada minha barriga fica dura aí passa será que tô entrando em trabalho de parto quero saber com quantos meses eu estou
ResponderOlá 33 semanas de gravidez são 8 meses
ResponderEntao minha filha esta com 32 semanas ja e a segunda vez q perde liquido de escorrer pelaa pernas medica examina e fala q ta tudo bem que poderia ser xixi nunca vi isso que o colo ta fechado e manda p casa
ResponderOlá, procure por outro médico para ser avaliado, não é normal a perda de líquido!
ResponderBoa noite,estou com 38 semanas e 5 dias minha calcinha tbm fica molhada, nao tem cheiro nem cor ,ja tem 3 dias que está assim , mas não toda hora que molhada não
ResponderEstou com 38 semanas ha 2 dias saiu um líquido gelatinoso não escorreu nas pernas mais molhou toda minha calcinha e agora fica úmido e com cheiro de água sanitária