A dor de cabeça é um sintoma tão comum no dia a dia do ser humano, que muitas vezes nem damos atenção e ele pode ser um alerta do nosso corpo de que algo mais grave ou ate mesmo algo tão especial esta acontecendo, e sim ela pode ser um sintoma de gravidez.
No início da gravidez, ainda no primeiro trimestre muitas mulheres apresentam crises fortes de dor de cabeça na gravidez ou enxaqueca, e só desconfiam de uma possível gestação se acompanhada de náuseas, sonolência, sensibilidade e inchaço dos mamilos e o atraso menstrual.
Causas da Dor de Cabeça
As dores de cabeça como sinal de gravidez quase sempre são relacionadas ao aumento hormonal da mulher durante a gestação, porém tem muitos outros motivos que podem ser causadores desse mal estar durante a gravidez1. Uma delas é a falta da cafeína no organismo, já que se trata de um alimento utilizado diariamente pela maioria das pessoas e muitas das vezes em quantidades maiores do que o aconselhado. Durante a própria gravidez, as mulheres são aconselhadas a reduzir consideravelmente a quantidade da cafeína, e pela falta dela no organismo pode vir causar dores fortes de cabeça. Existem outros fatores como:
- Desidratação
- Problemas na visão
- Ingestão de certos alimentos que atacam a cefaleia
- Pressão baixa ou alta
Outra causa bem aparente de dor de cabeça é o cansaço físico e o stress diário, ainda mais pelo turbilhão de hormônios que a mulher passa, tudo acaba ficando mais exaustivo.
Apenas Dor de Cabeça é Sinal de Gravidez?
Não, a dor de cabeça pode ser sim um sinal de gravidez mas sempre associada a outros sintomas. Se a mulher apresentar dores de cabeça diariamente por exemplo pode ser uma patologia isolada e não necessariamente um sintoma de gravidez. Mas uma dor de cabeça e enjoo matinais aliados a dores no seios por exemplo, pode sim significar um sinal dos primeiros sintomas de gravidez!
Cuidados com Medicamentos
O problema de considerar tão ferrenhamente os sintomas podem acabar se tornando uma armadilha pois o enjoo e dor de cabeça em si pode acontecer por vários motivos, inclusive uma simples gripe. Vale sempre lembrar que uma possível gestação requer cuidados e sempre o bem estar do feto deve ser priorizado, mesmo que em uma simples dor de cabeça a ingestão de medicamentos inadequados2 como aspirina e anti-inflamatórios que podem prejudicar o bebê.
Lembre-se, a dor de cabeça em si nem sempre é um sintoma de gravidez, ela deve estar associada ao período do ciclo que a mulher está e também deve estar acompanhada de sintomas clássicos de gravidez para ter uma possibilidade em mãos. Cuidado na interpretação dos sintomas pois eles podem enganar3.
Se acaso a dor for muito forte ao ponto de causar um desconforto ainda maior, é aconselhável a procura do seu ginecologista que poderá receitar o medicamento ideal . Lembrando que apenas os analgésicos mais simples são aconselhados para gestantes em caso de dor e febre.
Dúvidas das Leitoras:
Enxaqueca é sinal de gravidez?
Assim como a dor de cabeça, as crises de enxaqueca podem ocorrer por diversas causas, inclusive TPM. A enxaqueca em si não é considerada um sintoma gestacional, mas algumas gestantes podem sofrer com o sintoma durante a gestação.
O que tomar para dor de cabeça na gravidez?
Primeiramente se está sofrendo com dores de cabeça constantes durante a gravidez é necessário informar ao obstetra. Alguns exames podem ser solicitados para averiguar a causa e poder indicar o tratamento adequado. Normalmente o medicamento indicado para tratamento de dores na gestação é o paracetamol, mas não aconselhamos iniciar nenhum tratamento sem indicação medica.
Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez
Foto: Mislav Marohnić