Sua 29a semana começa

29 Semanas de Gestação

Sua 29a semana começa

28
30
29/40
Semanas

Faltam 12 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma abóbora pequena.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê chega a cerca de 38,6 centímetros nessa fase e com isso os movimentos ficam cada vez mais bruscos. A dor na costela é porque o bebê fica embaixo dela? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimentoé possível que o bebê dê a cambalhota fisiológica, ficando na posição cefálica (de cabeça para baixo), própria para parto normal.
  • Agenda se está sofrendo com os inchaços procure repousar com as pernas elevadas e utilizar meias elásticas para auxiliar na circulação.


DIA 1 • DA SEMANA 29

#

Gravidez é um momento lindo e mágico, mas também repleto de incômodos. Alguns são comuns e rotineiros da gestação, já outros nem tanto. Na dúvida do que é normal ou não, melhor confirmar com seu obstetra… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 29

IMPORTANTE: durante a gestação, algumas mulheres podem sofrer com hemorróidas, mesmo que nunca tenham apresentado o problema antes. Isso ocorre pelo aumento da vascularização do corpo e pela falta de hidratação neste período, portanto use e abuse dos líquidos.

DIA 3 • DA SEMANA 29

A gestante começa a se preparar psicologicamente para o parto, mas ainda tem tempo. Já o corpo se prepara também, mas de outra forma, apresentando contrações de treinamento. Algumas podem gerar confusão e dar a entender que chegou a hora, por isso é importante prestar atenção aos sinais.

DIA 4 • DA SEMANA 29

IMPORTANTE: as consultas de pré-natal deixam de ser mensais para ser quinzenais. Isso serve para garantir um acompanhamento mais adequado e conseguir detectar qualquer problema assim que surgir. Não pule nenhuma consulta, ela é muito importante para ter um parto tranquilo.

DIA 5 • DA SEMANA 29

#

Em algumas situações, a gestação pode ser considerada de risco. Quando isso ocorre, são necessários cuidados maiores e um acompanhamento especial. Casos de hipertensão, diabetes gestacional, gravidez gemelar ou múltipla e casos de pré-eclâmpsia, por exemplo, merecem atenção redobrada … Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 29

IMPORTANTE: como está seu corpo? Algum corrimento ou sangramento inesperado? Não deixe de procurar ou ligar para seu obstetra diante de qualquer sintoma diferente.

DIA 7 • DA SEMANA 29

#

Chegou a hora de arrumar a mala do bebê! São tantas opções de roupinhas, como decidir o que levar? É legal escolher aquelas bem práticas para vestir e montar kits com várias peças, o que facilita quando for pegar na bolsa… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Na 29 semana de gravidez, o bebê já começa a se posicionar para o nascimento e é comum sentir ele se virando de cabeça para baixo neste período.
  2. É uma fase bem ativa para o bebê que se move, vira e brinca o tempo todo dentro da barriga. Faz movimentos tão bruscos que é possível sentir pés, mãos, braços e cotovelos se mexendo.
  3. Nessa fase da 29 semana de gravidez, a ingestão de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C é essencial para o bom desenvolvimento do bebê.
  4. Com 29 semanas, já é hora da mamãe começar a lavar as roupinhas do bebê, se já tem tudo comprado, claro. Aí, deve-se usar um sabão líquido que é específico para isso ou sabão de coco, que é neutro.
  5. Com 29 semanas de gravidez, é bem comum os inchaços iniciarem, se ainda não apareceram. Mãos e pés, principalmente, são as áreas mais afetadas devido à diminuição e à dificuldade da circulação sanguínea no local.

Seu bebê nesta semana





#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 29 Semanas de Gestação

Com 29 semanas de gestação, o bebê está cada dia mais parecido com aquele que nascerá. Se está à espera de um menininho, essa é a fase em que os testículos descem para o saco definitivamente1. Já nas meninas, o clitóris ainda é proeminente, mas até o nascimento os grandes lábios irão cobri-lo2. Na 29 semana de gravidez, o bebê já começa a se posicionar para o nascimento, e é comum sentir ele virando de cabeça para baixo neste período.

29 semanas de gestacao

A 29 semana de gravidez é uma fase bem ativa para o bebê que se move, vira e brinca o tempo todo dentro da barriga. Faz movimentos tão bruscos que é possível sentir seus pés, mãos, braços e cotovelos, inclusive, causando certo incômodo para a mamãe. O bebê chega a medir nesta semana algo em torno de 38,6 cm e pesar cerca de 1,153 kg. Já está bem grandinho, não?

Seus órgãos, assim como cada sentido do seu corpo, está se desenvolvendo e fica cada vez mais maduro para sobreviver após o nascimento. Com 29 semanas de gestação, a função do pulmão começa a ficar ativa e ele vai aprendendo a controlar a respiração. Além disso, seu corpo já consegue manter sozinho uma temperatura adequada.

Os ossos estão cada vez mais rígidos e firmes e a ingestão de cálcio pela mamãe continua sendo muito importante para seu desenvolvimento3. Nessa fase da 29 semana de gravidez, o consumo de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C é essencial para auxiliar no correto desenvolvimento do bebê. Inclua em seu cardápio alimentos ricos nesses nutrientes!

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Ebaaa, finalmente é o 7º mês e o começo do terceiro trimestre, para alegria da mamãe e do papai! Os movimentos do bebê costumam ficar cada vez mais intensos e dormir pode ser uma batalha para algumas mamães. Com 29 semanas de gestação, o bebê se mexe muito e às vezes adora brincar bem nas costelas da mamãe.

Desenvolvimento Fetal 29

Com 29 semanas, já é hora da mamãe começar a lavar as roupinhas do bebê, se já tem tudo comprado, claro. Aí, é indicado usar um sabão líquido que é específico para isso ou então sabão de coco, que é neutro. Lembrando que é importante deixar tudo muito bem passado e, de preferência, sem perfumes fortes, para não despertar uma possível alergia no bebê.

Monte a mala de acordo com a época do ano!! “Arrumar o ninho” é um dos instintos maternos, por isso a mamãe quer deixar tudo bonito, limpo e bem arrumado para o futuro bebê. Faça o que pode de acordo com as suas posses. É claro que toda mamãe quer fazer um quarto dos sonhos para o bebê, mas tente pensar que está fazendo o melhor que pode no momento.

Desconfortos da Mamãe

Com 29 semanas de gravidez, é bem comum os inchaços iniciarem se ainda não apareceram. Mãos e, principalmente, os pés são as áreas mais afetadas devido à diminuição e à dificuldade da circulação sanguínea no local. Use meias elásticas apropriadas para gestantes que podem ajudar na circulação sanguínea, assim como sapatos mais baixos e confortáveis. Eleve as pernas sempre que possível e se não puder deitar e colocá-las para cima ao longo do dia, que pelo menos as descanse apoiando em algo mais alto sempre que lembrar.

Fatores Externos…

O final parece que demora mais a passar. Na 29 semana de gestação, o sono já não é mais o mesmo, a disposição também não e parece que tudo começa a incomodar. Não se sinta culpada ao pegar-se imaginando e desejando que tudo acabe logo, afinal temos limite e ficamos cansadas mesmo. Mas aguente firme, falta muito pouco agora, viu? Peça ajuda do companheiro para fazer uma massagem bem gostosa nos seus pés, que devem estar inchados.

Foto: Bridget Coila, vivomaissaudavel

28
30
29/40
Semanas

Faltam 12 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.