O palato ou fenda labial ou também conhecido como lábio leporino pode aparecer ainda intra útero mas você sabe o porque o lábio leporino acontece? Engraçado como a natureza é sábia, duas minúsculas células dão origem a um bebê em poucas semanas e mais precisamente próxima a 40ª semanas nasce um bebê cheio de vitalidade. Por mais que essa formação seja minimamente perfeita, as vezes erros e má formações podem acontecer, inclusive o fechamento incompleto do lábio dando origem ao lábio leporino.
Em torno da 16 semana, há um fechamento, um encontro das duas partes do rosto, e onde antes tinha uma fenda divisória de formação (lado direito e esquerdo do rosto) e passa a existir o sulco abaixo do nariz. Se esse sulco não se fecha completamente, o lábio leporino aparece ou em uma ultrassom ou mesmo na hora do parto. O lábio leporino nada mais é do que a não junção dos ambos lados da face verticalmente, céu da boca e até mesmo o palato ou ambos os lados, direito e esquerdo em alguns casos raros. Um caso de lábio leporino pode acontecer 1 entre 1000 crianças então, é um caso totalmente comum de se acontecer.
As causas do lábio leporino não são uma certeza, se sabe que alguns fatores na hora da formação podem ser levados em conta e medidas como uso de ácido fólico podem ajudar a impedir essa “má formação” porém, não se sabe ao certo o motivo de não acontecer a junção da face dando origem ao lábio leporino na hora da formação fetal. Uma hipótese das causas do lábio leporino é a genética ou seja, se um membro da família tem o gene do lábio leporino, esse pode acontecer no feto, mas também é uma hipótese.
Como Diagnosticar e Tratar o Lábio Leporino?
O diagnóstico do lábio leporino pode se dar mesmo antes do nascimento por meio das ultrassonografias de rotina como a morfológica embora, seja detectado de fato depois do nascimento. A boa notícia é que o lábio leporino tem um tratamento muito simples, fácil e efetivo. Na maioria das vezes o tratamento para lábio leporino é apenas a cirurgia plástica.
Os cuidados com um bebê com lábio leporino são quase os mesmos com um bebê sem essa formação de fissura. Se a fissura do lábio for somente externa não haverá maiores problemas porém, o médico e os pais do bebê devem ficar atentos se a fissura for também no céu da boca e palato. Os dentes podem ter problemas na hora do crescimentos, e raras vezes a criança pode ter problemas de fala se a fissura for grave ou não tratada em quanto bebê. O tratamento do lábio leporino pode acontecer mesmo antes do primeiro mês de vida. Cabe ao médico decidir a hora de começar os procedimentos para reverter o quadro e também verificar a gravidade do caso. Sabe como é ser a mãe de um lindo menino que nasceu com lábio leporino? A leitora Helymara conta um pouco da sua experiência com seu lindo bebê chamado Dominic, Leonardo, cheio de saúde e vida acompanhem.
Famivita: Quando você descobriu que o Bebê teria lábio leporino?
Helymara: Eu descobri quando meu bebê nasceu mas poderia ficar sabendo no ultrassom morfológico
Famivita: Qual foi o sentimento inicial? e depois, como foi lidar com essa “diferença”.
Bem eu na hora me senti culpada, fiquei com medo pois pensei que eu tinha feito aquilo com a boquinha do meu bebê. Bem, lidar com isso foi muito fácil pois na maternidade tive ajuda da psicóloga e das enfermeiras e em casa foi normal os familiares nem se abalaram tão quanto eu.
Famivita: Você tinha conhecimento dessa “má formação”?Tinha informação que lábio leporino existia?
Helymara: Não nunca tinha ficado sabendo de nada sobre.
Famivita: Como foi o caminho até a cirurgia do bebê?
Helymara: Bem assim que ele nasceu já na maternidade mesmo fizeram o encaminhamento para o centrinho de bauru. E lá fiquei sabendo o que era o lábio leporino e me informarão sobre a cirurgia. E quando meu bebê completou 4 meses então ele fez a cirurgia e ficou perfeito.
Famivita: Um recado para gestantes que receberam a noticia do bebê com lábio leporino…
Helymara: Bem não se assustem pois isso não e uma luta sem uma vitória, isso tem cura e fica perfeito. Eu tenho meu bebê que nasceu com lábio leporino e hoje já fez a cirurgia e esta super bem, come, mama, brinca, super bem.
Nota da Blogueira: Lábio leporino não é um caso grave, o médico saberá orientar assim como aconteceu com a Helymara. Na verdade as aparências não importam para as mães, o amor é maior que todas as adversidades que possam aparecer. Acho super importante que populações carentes tenham sim um respaldo de médicos cirurgiões plásticos. Inclusive existem várias ações de grupos de médicos que se dedicam uma vez ao ano para cirurgia de lábio leporino em lugares mais carentes, você é cirurgião plástico? porque não ajudar a fazer um sorriso mais bonito?
Veja também: O que é Cranioestenose e Qual o Tratamento?
Foto: ReSurge International
Tenho lábios leonino,quero muito ser mamãe mais tenho receio de meu bebê nascer com a mesma deficiência que eu,como faço para me cuidar?
ResponderOlá Renata, recomendo que veja com seu medico essa questão para que o mesmo te oriente de forma correta e segura .
ResponderMeu BB nasceu com lábio leporino mas tbm tem fenda palatina .
ResponderO lábio leporino eu unilateral e a fenda palatina não eh completa. Eh apenas mais ou menos 2 cm de largura e do meio p trás apenas do céu da boca.
Provavelmente a cirurgia será realizada c 6 meses. Ele fará 2 meses dps de amanhã ainda porém estou preocupada pois ele não está ganhando o peso adequado e isso pode atrasar a cirurgia.
Alguma dica ?
Quero sabe se estou grávida?
ResponderMarina, se tem relação desprotegida, atraso menstrual, faça um beta hcg.
ResponderOlá. Muito boa matéria.
ResponderEstou procurando em vários sites e esse foi o que eu mais compreendi.
Mas, vou contar sobre mim.
Tenho 17 anos e tenho o lábio “cortado” desde bebê. Minha mãe não quis recorrer a uma cirurgia e eu passei minha infância sofrendo bullying. Tenho trauma. Você ainda acha que posso fazer a cirurgia ?
eu tenho uma filha de 6meses e ate os 6 meses dela eu nao tive relacao comecei a namora so que uns 2meses antes eu comecei a tomar a pilula de intervalo de 7 dias anticoncepcional so que nunca menstruei depois de ela te nascido ai tive relacao antes de uma semana de acabar o anticoncecional e ate agr nao desceu nadinha nao foi nd la dentro porem tenho medo pq queria que descesse a primeira relacao foi com camisinha a segunda e a terceira ja nao
ResponderOii Boa noite eu também tenho fissura labial é quero dizer a vc q vc pode sim fazer a cirurgia vá atrás q vc conseguir estou com 22 anos e desde pequena venho correndo a trás é se Deus Quiser vou terminar tá mas perto q longe
ResponderProcura o centrinho ups, hospital referencia em Labio leporino, fiz meu tratamento lá desde os 6 meses de vida, tenho 25 anos estou encerrando meu tratamento com rinoplastia ,hospital referencia e tudo gratuito.
ResponderEstou bastante aflita,ja esta com 2 dias que bate um ultrassom a normal mesmo mais no final o médico colocou só a foto do rosto da minha bebê pra mim poder ver,e vi algo diferente das minhas outras ultrassom que fiz das minhas outras duas filhas,pq nessa ultrassom eu vi tipo o lábio da minha bebê partido no meio na hora fiquei tão assustada que não tive coragem de perguntar o que era aquilo…Gostaria de saber se na ultrassonografia dessa normal tem como detectar o lábio leporino?.Pergunto isso pq no comeco da minha gestação eu tomei no mínimo umas 8 dorflex e só depois fiquei sabendo que esse medicamento da malformação no bebê..Mim ajudem por favor mim tirem essa dúvida estou muito aflita e não durmo direito
ResponderSim o meu filho apateveu isso dai msm
ResponderMe pai tem lábios leporino e a minha irmã também eu tenho chances de ter filhos com lábios leporino
Respondera minha inquietação é o seguinte o meu primeiro filho nasceu com lábio leporino,quero me engravidar mas tenho medo que aconteça o mesmo que aconteceu no primeiro filho
ResponderFernanda, o lábio não é uma condição congênita, então pode ser que ele não nasça com lábio leporino.
Responder