O palato ou fenda labial ou também conhecido como lábio leporino pode aparecer ainda intra útero mas você sabe o porque o lábio leporino acontece? Engraçado como a natureza é sábia, duas minúsculas células dão origem a um bebê em poucas semanas e mais precisamente próxima a 40ª semanas nasce um bebê cheio de vitalidade. Por mais que essa formação seja minimamente perfeita, as vezes erros e má formações podem acontecer, inclusive o fechamento incompleto do lábio dando origem ao lábio leporino.Lábio Leporino, o Que é e Porque Acontece nos Bebês 1

Em torno da 16 semana, há um fechamento, um encontro das duas partes do rosto, e onde antes tinha uma fenda divisória de formação (lado direito e esquerdo do rosto) e passa a existir o sulco abaixo do nariz. Se esse sulco não se fecha completamente, o lábio leporino aparece ou em uma ultrassom ou mesmo na hora do parto. O lábio leporino nada mais é do que a não junção dos ambos lados da face verticalmente, céu da boca e até mesmo o palato ou ambos os lados, direito e esquerdo em alguns casos raros. Um caso de lábio leporino pode acontecer 1 entre 1000 crianças então, é um caso totalmente comum de se acontecer.

As causas do lábio leporino não são uma certeza, se sabe que alguns fatores na hora da formação podem ser levados em conta e medidas como uso de ácido fólico podem ajudar a impedir essa “má formação” porém, não se sabe ao certo o motivo de não acontecer a junção da face dando origem ao lábio leporino na hora da formação fetal. Uma hipótese das causas do lábio leporino é a genética ou seja, se um membro da família tem o gene do lábio leporino, esse pode acontecer no feto, mas também é uma hipótese.

Como Diagnosticar e Tratar o Lábio Leporino?

O diagnóstico do lábio leporino pode se dar mesmo antes do nascimento por meio das ultrassonografias de rotina como a morfológica embora, seja detectado de fato depois do nascimento. A boa notícia é que o lábio leporino tem um tratamento muito simples, fácil e efetivo. Na maioria das vezes o tratamento para lábio leporino é apenas a cirurgia plástica.Lábio Leporino, o Que é e Porque Acontece nos Bebês(2)

Os cuidados com um bebê com lábio leporino são quase os mesmos com um bebê sem essa formação de fissura. Se a fissura do lábio for somente externa não haverá maiores problemas porém, o médico e os pais do bebê devem ficar atentos se a fissura for também no céu da boca e palato. Os dentes podem ter problemas na hora do crescimentos, e raras vezes a criança pode ter problemas de fala se a fissura for grave ou não tratada em quanto bebê. O tratamento do lábio leporino pode acontecer mesmo antes do primeiro mês de vida. Cabe ao médico decidir a hora de começar os procedimentos para reverter o quadro e também verificar a gravidade do caso. Sabe como é ser a mãe de um lindo menino que nasceu com lábio leporino? A leitora Helymara conta um pouco da sua experiência com seu lindo bebê chamado Dominic, Leonardo, cheio de saúde e vida acompanhem.

Famivita: Quando você descobriu que o Bebê teria lábio leporino?

Helymara: Eu descobri quando meu bebê nasceu mas poderia ficar sabendo no ultrassom morfológico

Famivita: Qual foi o sentimento inicial? e depois, como foi lidar com essa “diferença”.

Bem eu na hora me senti culpada, fiquei com medo pois pensei que eu tinha feito aquilo com a boquinha do meu bebê. Bem, lidar com isso foi muito fácil pois na maternidade tive ajuda da psicóloga e das enfermeiras e em casa foi normal os familiares nem se abalaram tão quanto eu.

Famivita: Você tinha conhecimento dessa “má formação”?Tinha informação que lábio leporino existia?

Helymara: Não nunca tinha ficado sabendo de nada sobre.

Famivita: Como foi o caminho até a cirurgia do bebê?