O palato ou fenda labial ou também conhecido como lábio leporino pode aparecer ainda intra útero mas você sabe o porque o lábio leporino acontece? Engraçado como a natureza é sábia, duas minúsculas células dão origem a um bebê em poucas semanas e mais precisamente próxima a 40ª semanas nasce um bebê cheio de vitalidade. Por mais que essa formação seja minimamente perfeita, as vezes erros e má formações podem acontecer, inclusive o fechamento incompleto do lábio dando origem ao lábio leporino.
Em torno da 16 semana, há um fechamento, um encontro das duas partes do rosto, e onde antes tinha uma fenda divisória de formação (lado direito e esquerdo do rosto) e passa a existir o sulco abaixo do nariz. Se esse sulco não se fecha completamente, o lábio leporino aparece ou em uma ultrassom ou mesmo na hora do parto. O lábio leporino nada mais é do que a não junção dos ambos lados da face verticalmente, céu da boca e até mesmo o palato ou ambos os lados, direito e esquerdo em alguns casos raros. Um caso de lábio leporino pode acontecer 1 entre 1000 crianças então, é um caso totalmente comum de se acontecer.
As causas do lábio leporino não são uma certeza, se sabe que alguns fatores na hora da formação podem ser levados em conta e medidas como uso de ácido fólico podem ajudar a impedir essa “má formação” porém, não se sabe ao certo o motivo de não acontecer a junção da face dando origem ao lábio leporino na hora da formação fetal. Uma hipótese das causas do lábio leporino é a genética ou seja, se um membro da família tem o gene do lábio leporino, esse pode acontecer no feto, mas também é uma hipótese.
Como Diagnosticar e tratar o lábio leporino?
O diagnóstico do lábio leporino pode se dar mesmo antes do nascimento por meio das ultrassonografias de rotina como a morfológica embora, seja detectado de fato depois do nascimento. A boa notícia é que o lábio leporino tem um tratamento muito simples, fácil e efetivo. Na maioria das vezes o tratamento para lábio leporino é apenas a cirurgia plástica.
Os cuidados com um bebê com lábio leporino são quase os mesmos com um bebê sem essa formação de fissura. Se a fissura do lábio for somente externa não haverá maiores problemas porém, o médico e os pais do bebê devem ficar atentos se a fissura for também no céu da boca e palato. Os dentes podem ter problemas na hora do crescimentos, e raras vezes a criança pode ter problemas de fala se a fissura for grave ou não tratada em quanto bebê. O tratamento do lábio leporino pode acontecer mesmo antes do primeiro mês de vida. Cabe ao médico decidir a hora de começar os procedimentos para reverter o quadro e também verificar a gravidade do caso. Sabe como é ser a mãe de um lindo menino que nasceu com lábio leporino? A leitora Helymara conta um pouco da sua experiência com seu lindo bebê chamado Dominic, Leonardo, cheio de saúde e vida acompanhem.
Trocando Fraldas: Quando você descobriu que o Bebê teria lábio leporino?
Helymara: Eu descobri quando meu bebê nasceu mas poderia ficar sabendo no ultrassom morfológico
Trocando Fraldas: Qual foi o sentimento inicial? e depois, como foi lidar com essa “diferença”.
Bem eu na hora me senti culpada, fiquei com medo pois pensei que eu tinha feito aquilo com a boquinha do meu bebê. Bem, lidar com isso foi muito fácil pois na maternidade tive ajuda da psicóloga e das enfermeiras e em casa foi normal os familiares nem se abalaram tão quanto eu.
Trocando Fraldas: Você tinha conhecimento dessa “má formação”?Tinha informação que lábio leporino existia?
Helymara: Não nunca tinha ficado sabendo de nada sobre.
Trocando Fraldas: Como foi o caminho até a cirurgia do bebê?
Helymara: Bem assim que ele nasceu já na maternidade mesmo fizeram o encaminhamento para o centrinho de bauru. E lá fiquei sabendo o que era o lábio leporino e me informarão sobre a cirurgia. E quando meu bebê completou 4 meses então ele fez a cirurgia e ficou perfeito.
Trocando Fraldas: Um recado para gestantes que receberam a noticia do bebê com lábio leporino…
Helymara: Bem não se assustem pois isso não e uma luta sem uma vitória, isso tem cura e fica perfeito. Eu tenho meu bebê que nasceu com lábio leporino e hoje já fez a cirurgia e esta super bem, come, mama, brinca, super bem.
Nota da Blogueira: Lábio leporino não é um caso grave, o médico saberá orientar assim como aconteceu com a Helymara. Na verdade as aparências não importam para as mães, o amor é maior que todas as adversidades que possam aparecer. Acho super importante que populações carentes tenham sim um respaldo de médicos cirurgiões plásticos. Inclusive existem várias ações de grupos de médicos que se dedicam uma vez ao ano para cirurgia de lábio leporino em lugares mais carentes, você é cirurgião plástico? porque não ajudar a fazer um sorriso mais bonito?
Veja também: O que é Cranioestenose e Qual o Tratamento?
Foto: ReSurge International
Olá a todos, sou Ana Clara de São Paulo, nunca acreditei no feitiço até encontrar um homem chamado Dr.ebosele, que me ajudou a lançar um feitiço que traz de volta meu ex-amante que me deixou por um ano antes do nosso casamento, His feitiços funciona além da minha imaginação e hoje estou felizmente casada dois filhos e eu e meu [ex-amante] agora marido estão muito felizes mais do que nunca antes, o que mais eu posso dizer, em vez de dizer, obrigado Dr.ebosele por ter estado lá eu, você pode adicionar o dr ebosele no whatsapp, você deve adicionar + ao número do whatsapp antes de poder salvá-lo em seu telefone antes de adicioná-lo no whatsapp, apenas adicione + ao número do whatsapp número whatsapp 2348147461232 ele também pode ajudá-lo no seguinte detalha ervas para curar fibromas e feitiços para gravidez se você estiver tentando engravidar por muito tempo
(1) Spell para proteção contra perigo
Responder(2) Spell para sonhos ruins.
(3) Feitiço para amor do mesmo sexo
(4) Feitiço para cura
(5) Espetáculo para invisibilidade
(6) Espetáculo para proteger suas riquezas e fama
(7) Magia do câncer
(8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
(9) Feitiço para fibroma
(10) feitiço para vírus herpes simplex ou qualquer outra doença
(11) feitiço para a beleza
Boa noite.eu também nasci com.ceu da boca aberto ..fiz Minha cirurgia aos 18 anos porque meus pais tinha medo de algo me acontecer..por.isso por ter demorando tanto eu tenho dificuldade da adição..falo meio fanha mesmo com toda dificuldade por causa da adição eu me casei duas veses trabalhava normalmente hoje estou parada um tempo estou com 48 anos e uma filha 12 linda perfeita graças Deus..e hoje tenho um belo namorado que me apoia muito e me ajuda as vezes com as palavras..sei não é facil ..se tiver alguém na família não deixa de cuida cedo que o resultando e muito melhor ..Deus abençoe a todos..boa noite
ResponderUm pouco dificil de acompanhar o texto devido a tantos erros gramaticais????
ResponderEnviei a sua crítica para nosso responsável, para que possa ser analisado. Desde já agradeço.
ResponderComo? Que texto?
ResponderOlá,
ResponderO texto tem muitos erros de português, isso faz com que o conteúdo perca sua credibilidade.
São coisas relativamente simples (concordância e pontuação), mas causam um desconforto ao leitor.
Bom dia meu primeiro filho nasceu com lani laporino e fenda palatina eu queria saber se se meu segundo filho pode ser assim
ResponderTambém
Não existe nada comprovado que isso irá acontecer. Possivelmente não.
ResponderEu nasci com labios liporino, atualmente tenho 13 anos, quando nasci minha mãe não sabia que eu tinha isso, ela só viu na hora do parto foi uma correria, pois nossa condição financeira não era das melhores né. Fui fazer tratamento em Bauru, lá no centrinho, quando cheguei lá estava sendo umdos ultimos meses do melhor médico de lá (que sorte), eu nasci com um lado dos labios abertos, meu céu da boca aberta e o sininho da garganta separado, a da garganta fiz com 1 mes e meio, do ceu da boca com 6 meses e a dos labios com 1 ano. No mesmo dia, na mesma cirurgia do labios eu já fiz a plastica junto, então o meu praticamente, não aparece, mas da pra perceber que minha boca não é contornadinha e minha língua é enrolada. Então alguns colegas quando eu era mais nova cassuavam de mim, me chingavam de boca torta, falavam que eu não sabia falar e tals, chegava chorando em casa quase sempre, minha mãe ia reclamar, mas né, escola não fazia nada. Sempre me perguntavam “ah o que aconteceu na sua boca” eu falava e ficavam me olhando com cara de dó, eu ficava muito mal. Agora com meus 13 anos, ninguém me pergunta mais nada, tenho meu namorado. E tenho medo de ter filhos, na verdade eu não quero muito (não que eu estou pensando em ter filhos agora, Deus me livre, por em quanto não), não quero que meu filho passe pelo o que eu passei, e não quero passar pelo que minha mãe passou.
ResponderObrigada pelo depoimento.
ResponderOi tive uma filha q hj estaria com 12 anos… ela nasceu com lábios leporino e veio a falecer aos 13 dias de vida… fiquei muito traumatizada pois bem na minha família nem na família do meu Marido não há ninguém com este caso… não tive mais filhos fiquei muito traumatizada e no momento estou me esforçando para engravidar novamente… GostariA de saber se corro risco do meu próximo filho nascer tb com este problema de ter lábios leporino tbm?
ResponderNão existe nada comprovado que é genético. Não tenha medo. Vai dar tudo certo.
Respondereu tenho 26 anos nascir com labios pardal . so fiz uma cirugia quando eu era pequena , eu tenho nariz meio tordo e sicatriz .. eu nao tenho conticao de paga um medico pra mi operar , eu sofro muito com isso .. seraa que vcs podem me ajudar por favor
ResponderMeu filho Nasceu com lábio leporino
ResponderOs médicos me disseram que a chance de eu ter outro filho com essa má formação era de 1%
meu marido nasce com labio leporino se nos tivermos um filho saira tambem com labio leporino ou nao e genitico
ResponderNão existe nada que comprove.
ResponderEu tenho e morro de medo de operar nao sei oque faço todo mundo diz que nao e pra me a ópera pq não preciso sera ?
ResponderNão tenha medo meu filho fez é super tranquilo
ResponderMais vai de vc se vc se sente bem
É E acha que não é necessário
eu tinha uma bebê que tinha labios leporino e fenda palatina . ela era super esperta eu o amava demais mais por ironia do destino Deus levou ela e não deu tempo de fazer a cirurgia .. eu descobri na gestação faz tratamento la no Hospital das clínicas um recado pra mãe que recebem a notícia .. no começo não é fácil mais depois e só alegria
ResponderMeu namorado tem lábio leporino,ele faz duas cirurgias (3meses e 3anos), quase impercetível hj em di, ele c 17anos,eu n sabia q existia isso até conhece-lo, hj em dia é oq eu mais amo nele, é uma coisa q me fascina demais ❤
Respondereu tenho labios leporino quero operar mais não tenho condições
Respondertem locais que fazem gratuitamente! veja isso em um posto de saúde
Responderola tem um luga na ilha do governador la é de graça o nome do hospital é nossa senhora do loreto
Responderquerida esse tratamento é totalmente gratuito,eu tenho um filho que nasceu ele ja tem 14 anos e é normal graças a deus,fez três cirurgias em goiania e estar perfeito!
ResponderOlá quantos anos vc tem ?
ResponderOlá o meu nome é Dauto tenho 13 anos e eu tenho lábios leborino,eu li o seu comentário e vc disse que n tem condições eu faço no centrinho de SP e é de graça o tratamento depois pesquisa no Google:Centrinho Bauru SP,espero que tenho ajudato
ResponderObrigada pelo depoimento viu, boa sorte!
ResponderTenho 13 anos e também faço no centrinho de Bauru, fazia porque nunca mais me mandaro carta pra voltar
ResponderVitória me desculpe mas ou vc mudou o endereço e n avisou a eles ou tem algo de errado, o pessoal do centrinho são super responsáveis. Corra atras disso pq é gratuito e de excelente qualidade.
ResponderObrigada viu!
estou gravida de 27semanas descobri que meu bebe tem labios leporino como vou comesa o tratamento para ela
ResponderNa maternidade vão te orientar
ResponderAdorei seu site e seus vídeos. Bom, tenho 32 anos, sou uma tentante há 4 meses, casada há 6 anos e meio e nasci com uma fenda palatal. O palato (céu da boca) era totalmente aberto até a garganta e não consegui ser amamentada porque o leite voltava pelo nariz. O diagnóstico foi quase uma sentença de morte, meus pais e familiares ficaram muito desesperados e só autorizaram a cirurgia com 2 anos e 7 meses. Faço acompanhamento com o otorrino mas por conta de alergias e problemas respiratórios. Ele disse que minha cirurgia foi muito bem feita e ficou perfeita. Mesmo assim ficava preocupada em que meus filhos pudessem nascer assim, mas a gineco me deixou mais aliviada, pois não é genético e sim má formação. Beijos.
ResponderQue legal Elisangela! ótimo saber que pessoas que nasceram com fenda podem viver normalmente! as mamães ficam muito mais tranquilas de ver depoimentos como o seu. Parabéns! bj
Respondermeu filho tem 12 anos de idade,nasceu com labios leporinos. ja fez 2 cirurgia e fala perfeitamente.
Responder