Sua 14a semana começa

14 Semanas de Gestação

Sua 14a semana começa

13
15
14/40
Semanas

Faltam 27 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma cebola.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O corpo está todo formado e ele tem aparência de bebezinho. Agora o foco é crescer e ganhar peso! Será que a genitália já está evidente para confirmar o sexo?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o cordão umbilical já se desenvolveu e é o responsável por levar nutrientes e oxigênio para o bebê.
  • Agenda cuidado com a alimentação! A anemia é uma das grandes vilãs na gestação. Consuma alimentos ricos em ferro e outro nutrientes.


DIA 1 • DA SEMANA 14

#

Dentre as principais dúvidas das gestantes está os cuidados com os cabelos. E para dar continuidade é preciso utilizar produtos especializados que não ofereçam nenhum risco ao desenvolvimento do feto, como aqueles sem amônia… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 14

Óleo de Rosa Mosqueta

#

Ao longo da jornada feminina, marcas de expressão, estrias e até mesmo a cicatriz da cesariana ficam no corpo para estampar o momento vivido, o que pode ser incômodo para algumas. O óleo de rosa mosqueta oferece proteção, regeneração e nutrição da pele, sem riscos de efeitos colaterais… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 14

Motivo de ansiedade entre as gestantes, o crescimento da barriga é muito aguardado. Para algumas mulheres pode demorar mais tempo do que para outras e tudo vai depender do biotipo e do corpo de cada uma. Porém, ao contrário do que pensam, barriga não define tamanho do bebê.

DIA 4 • DA SEMANA 14

IMPORTANTE: gravidez não é doença!! A mulher deve se cuidar, passear e aproveitar a vida! É claro que alguns cuidados a mais são necessários, porém, se não existe recomendação médica para repouso, a gestante pode inclusive viajar de avião, de preferência até o 8 mês gestacional.

DIA 5 • DA SEMANA 14

#

A anemia é a falta de vitamina B12, proteínas e ferro, nutrientes fundamentais para o corpo se manter saudável. Na gravidez, a anemia é um sério risco, já que é necessário o dobro dos itens para suprir mãe e feto… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 14

#

Se deseja ter uma gestação tranquila e saudável, seguir algumas recomendações é imprescindível. A realização do pré-natal, o cuidado com a alimentação e até com vestimentas e sapatos … Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 14

IMPORTANTE: após um grande surto de casos de Zica Vírus, a preocupação das mulheres em se proteger com o uso de repelentes também cresceu. Porém, nem todos podem ser utilizados na gestação devido a sua composição. Os mais recomendados nesse momento são o IR3535 e Icaridina.

caixa de informações chave:

  1. Chegando à 14a semana de gestação, o feto já está totalmente formado, mas ainda é muito pequeno. Pode medir em torno de 8,7 cm e pesar cerca de 93 gramas.
  2. Os cabelos surgiram nas semanas anteriores e agora ele possui uma fina camada de pelos, formando as sobrancelhas e uma pequena penugem por toda extensão do corpinho.
  3. Seus órgãos sexuais estão bem definidos e já é possível verificar através do ultrassom se é menino ou menina. Falando nisso, a 14a semana de gravidez é o limite para realização do exame morfológico de primeiro trimestre.
  4. A silhueta da mamãe começa a se modificar e a cintura vai sumindo com o arredondamento da barriga. Importante optar por roupas confortáveis, blusas mais soltas e calças menos apertadas.
  5. É bem provável que as calças jeans comecem a ficar de canto no guarda roupa, já que apertam a barriga. Se gostar de usar jeans, existem algumas opções nesse tecido que são apropriadas para gestantes.

Seu bebê nesta semana





#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 14 Semanas de Gestação

Chegando à 14a semana de gestação, o feto já está totalmente formado, mas ainda é muito pequeno. Pode medir em torno de 8,7 cm e pesar cerca de 93 gramas. Agora é hora de ganhar peso e de crescer de forma acelerada, ficando a cada semana mais e mais parecido com o bebezinho que você vai pegar nos braços após o nascimento.

Desenvolvimento do Bebê

Com 14 semanas de gestação, as unhas aparecem nos dedos das mãos e dos pés, inclusive já possuem a impressão digital que é única para cada ser humano1. Como os cabelos surgiram nas semanas anteriores, agora o bebê tem uma fina camada de pelos que forma as sobrancelhas e uma pequena penugem por toda extensão do corpinho. O rosto já está formado com os olhos e nariz em seus devidos lugares e ele começa a fazer caretas para se expressar, franzindo testa e boca.

Nesta fase o cordão umbilical já está bem desenvolvido e é o responsável por nutrir e levar o oxigênio2, garantindo que o bebê se desenvolva, cresça e ganhe peso rapidamente. Com 14 semanas seus órgãos sexuais estão bem definidos e é possível verificar através do ultrassom se é menino ou menina. Falando nisso, a 14a semana de gravidez é o período limite para realização do exame morfológico de primeiro trimestre, tão importante durante o pré-natal. Portanto, se pretende fazer, fale com seu médico para emitir a guia.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Com 14 semanas de gravidez, sua silhueta começa a se modificar e a cintura a sumir devido ao arredondamento da barriga, que está cada vez mais evidente. Se não providenciou sutiã e calcinhas mais confortáveis talvez agora seja o momento, já que qualquer peça de roupa apertada não é bom negócio nessa fase. Opte por roupas confortáveis, blusas mais soltas e calças menos apertadas.
barriga
É bem possível que as calças jeans comecem a ficar de canto no guarda roupa pois apertam a barriga. Se gostar de usar jeans, existem algumas opções nesse tecido que são apropriadas para gestantes e têm um elástico no cós. Elas são legais porque dá pra acompanhar o crescimento da barriga e usar até o dia do parto tranquilamente.

Cuidados com a Mamãe

Para você que usa tinturas e química no cabelo, é bom conversar com seu obstetra e ver o que é recomendado e não durante esse período3. É melhor pecar pelo excesso de zelo do que ter problemas por falta de cuidados, não é mesmo?

Falando em cuidados, aproveite para se besuntar de cremes por todo corpo, principalmente barriga e seios. Procure bons cremes com indicação de uma dermatologista ou de amigas. A partir da 14a semana de gravidez é legal evitar o uso de salto alto, pois pode piorar o inchaço nos pés e pernas e provocar tombos que não são bem vindos.

Fatores Externos…

Sua sensibilidade no auge da 14a semana de gravidez deve estar à flor da pele e você enxerga o mundo com outros olhos e com um pouco mais de cautela. Cada passo é dado pensando no futuro, no seu bem mais precioso e no que espera por vocês. Planos, sonhos e vários detalhes passam por sua cabeça como um filme e a espera ansiosa em poder viver isso logo é uma delícia, aproveite cada minuto!

Foto: cpdt, olá para cegonha

13
15
14/40
Semanas

Faltam 27 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

772 respostas para "14 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Milena 20.07.2022

    Dor no pé da barriga constante, 14 semanas de gravidez, eh normal?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 21.07.2022

      Ólá Milena, por ser constante a dor, recomendo que veja seu medico para avaliar e te orientar com segurança

      Responder
  • Visitante
    Ana Claudia 21.05.2022

    Qual é a melhor posição pra dormir ate 16semanas eu estou com 14semanas Não aguento mais dormir só do lado esquerdo então da pra dormir dos dois lado

    Responder
  • Visitante
    Larissa 25.04.2022

    Olá eu sou a Larissa tou grávida de 14 semanas eu queria saber se 14 semanas e 3 meses ou e 4 meses

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 26.04.2022

      Olá segundo pesquisa: 14 semanas de gravidez são 4 meses. Está na segunda semana do 4º mês da gravidez

      Responder
      </