Esse é um assunto que todas conhecem bem, já que em algum momento da vida a criança passa por isso e deixa a mamãe preocupada e arrancando os cabelos. A hora das refeições vira um verdadeiro pesadelo, cheio de choradeira e gritos, não é? Então vem entender melhor sobre essa fase e aprender a sofrer menos.

A diminuição do apetite na criança é algo comum entre 1 e 3 anos de idade, quando começa a ficar mais seletiva e a entender seus gostos alimentares. Durante essa fase, ela negará alguns alimentos que antes aceitava bem porque seu paladar já está mais aguçado e sabe o que lhe dá prazer comer. E com essas alterações drásticas na alimentação, é natural que ocorra perda de peso. Outro motivo que pode ocasionar a falta de apetite em crianças é o mal estar, quando estão, por exemplo, resfriadas, gripadas ou com alguma infecção de garganta. O nascimento dos dentes também causa desconforto e acaba interferindo no apetite das crianças, mas a boa notícia é que tudo se normaliza assim que o desconforto passa.

Outro fator que influencia no apetite, não só de crianças, mas de adultos também, é o calor excessivo, que dá aquela moleza, desânimo e vontade de fazer nada. Nesse caso, é importante oferecer muito líquido para hidratação e alimentos mais leves, já que a criança não consegue se alimentar normalmente.

O que Devo Fazer com a Falta de Apetite do meu Filho?

Normalmente, a falta de apetite está relacionada a horários errados de alimentação. Por exemplo, entre o intervalo do café da manhã e do almoço, a criança vai e belisca bolachas e biscoitos. Obviamente, na hora da refeição ela não estará com fome. Evite, portanto, que a criança coma nos intervalos das refeições.

Claro que uma criança que não se alimentou no café da manhã deve comer quando pedir algo, aproveitando a fome e a vontade dela. Outro ponto fundamental é não gritar e não obrigar a criança a comer quando ela não quiser. A criança não ficará doente se pular alguma refeição. Não transforme a hora da alimentação em um momento de brigas e estress para ambos, pois isso deixará a criança nervosa e o apetite vai embora.

Ofereça alimentos saudáveis e que a criança goste de comer, além de bastante líquido ao longo do dia como água, leite, chás e sucos, prevenindo casos de desidratação.

Se a criança gosta de sopas e caldos, aproveite para cozinhar os pratos preferidos do seu pimpolho e quem sabe assim driblar a falta de apetite. No geral, essa fase logo desaparece como todas as outras e você deve se preocupar somente se ocorrer muita perda de peso, se a criança ficar abatida, sonolenta, amarelada ou com pouca disposição até para brincar. Então um médico deve ser consultado para verificar se está faltando alguma vitamina como o ferro e o cálcio, por exemplo, que podem ser repostos através de suplementos. Claro que alguns exames podem ser solicitados pelo pediatra para o diagnóstico exato.

Dica caseira para falta de apetite: bata meia cenoura e meia beterraba no liquidificador com um copo de leite ou copo de suco de laranja, passe na peneira e ofereça no intervalo das refeições. Adoce se necessário, tentando usar açúcares como o demerara ou o mascavo. Vale até mesmo mel. O suco de cenoura é um ótimo remédio natural para a falta de apetite das crianças.

Veja também:  Alimentação Infantil – Método BLW

Foto: Tiago Vidal Dutra