Quando uma mamãe pega seu bebê pela primeira vez já começa a conhecer as carinhas que ele faz, inclusive a da hora do cocô. A carinha de força é bastante característica, basta prestar bem atenção. Agora, a prisão de ventre em bebê pode tornar essa carinha ainda mais característica, que vem junto dos gemidinhos e a respiração diferente , fora os movimentos do corpinho para forçar o cocô a sair.
Quando Acontece a Prisão de Ventre
Pode ocorrer até mesmo na primeira semana de vida , embora seja algo raro de acontecer, ainda mais se mama exclusivamente no peito. Mas saber quando a prisão de ventre está presente é fundamental e identificar os sinais1 pode não ser uma tarefa tão fácil para mamães de primeira viagem.
Não existe um padrão de frequência em relação ao cocô, porém o mais comum é que o bebê faça uma vez ao dia ou dia sim, dia não, pelo menos. A prisão de ventre em bebê pode ser caracterizada como mais de 3 dias sem defecar. Claro que a frequência com que esses episódios acontecem também deve ser levada em consideração. Outro aspecto a ser observado em relação à prisão de ventre em bebê é a textura das fezes.
Principal Causa da Prisão de Ventre em Bebês
Normalmente, um bebê que mama no peito, que tem o aleitamento materno exclusivo, tende a ter um cocô mais mole, mais pastoso. Porém, quando o bebê é alimentado com fórmula ele pode também ter as fezes mais ressecadas. Aliás, as fórmulas são a maior das causas da prisão de ventre em bebês2, por isso, além do leite a mamãe deve hidratar bastante o bebê para ajudar o corpinho a eliminar mais facilmente as fezes.
Importante: somente utilize supositórios glicerinados para eliminação das fezes em último caso e sob recomendação médica. O uso constante pode mais atrapalhar do que ajudar o bebê.
Prisão de Ventre em Bebês Maiores
Quando o bebê começa a comer alimentos sólidos tende a ter mais prisão de ventre e alguns alimentos em específico como a batata, a banana, a maçã, o arroz e cereais com poucas fibras, por exemplo, costumam ser o motivo da indisposição.
Outro fator importantíssimo é a hidratação, já que a falta de líquidos pode gerar fezes mais ressecadas, sendo inclusive o motivo de fissuras no ânus como hemorróidas e sangramentos. Outras características de prisão de ventre em bebês podem ser observadas como:
Características da Prisão de Ventre
- Força – o bebê chega a ficar vermelho, se espreme, mas não consegue fazer o cocô sair
- Aspecto – cocôs como de coelho, bolinhas e duras
- Abdômen – a barriga pode ficar maior e mais durinha que o normal
- Gases – prisão de ventre em bebê além de ressecar pode acumular muitos gases
- Diarreia – prisão de ventre também pode causar fezes líquidas e em pouquíssima quantidade, isso porque o corpo reconhece que não passará mais nada além de líquido pelo intestino obstruído pelo cocô ressecado
- Cólicas – mais comum em bebês menores de 3 meses, a prisão de ventre pode ser a causa da cólica
Se o seu bebê toma fórmulas (o ideal é o leite materno) pode ser interessante um leite mais apropriado como o Nan confort e o Aptamil que facilitam na hora de evacuar. No caso de bebês maiores, a ajuda pode vir de alimentos que soltem o intestino, tornando a prisão de ventre menor ou menos frequente.
Suco de mamão e laranja lima, por exemplo, podem ajudar, assim como suco de ameixa. Outra dica é substituir alguns alimentos da dieta por outros, de forma a identificar se é algum em especial que está causando a prisão de ventre no bebê. Dar mais líquidos ao bebê também pode ajudar e se nada disso funcionar, existem supositórios para essa finalidade, porém devem ser indicados pelo pediatra3.
Dica de mãe experiente
Uma manobra simples que pode ajudar o bebê a soltar o cocô preso, porém que requer cuidado redobrado e atenção para não machucar, é usar um cotonete besuntado de óleo de bebê ou amêndoas. Faça massagens circulares no ânus do bebê, de forma a estimular a liberação do cocô, valendo até introduzir a pontinha do cotonete com bastante cuidado.
Essa técnica foi aprendida com profissionais de um berçário na maternidade Modelo em SP e foi muito eficaz quando eu tinha bebês pequenos com prisão de ventre. Além disso, massagens abdominais podem ajudar também, e muito! Por fim, como dizia a minha avó, o novo empurra o velho, então, o ideal é colocar o bebê ou criança para fazer cocô logo após as refeições.
Lembre-se: o aleitamento materno previne a prisão de ventre em bebês e é fundamental para sua saúde. Todo caso de prisão de ventre deve ser reportado ao médico pediatra responsável e somente ele poderá orientar com precisão o que fazer.
Veja também: Mecônio, o Primeiro Cocô do Bebê
Foto: David Goehring
Minha bebe ta com 26 dias e nao consegue fazer. Coco e nao sei oque fazer , estamos dando antigases simeticona , levei ela no medico passaram paracetamol e gotas , e agora ela esta tomando colidis , faço massagens mas nao esta funcionando
ResponderOiii pode me dizer o nome do remedinho q sua pediatra passou, passo por isso com meu beê tbm, mas ele está ganhando peso e dorme e mama só no peito, então a pediatracdele disse q é normal, mas hoje está fazendo 10 dias já sem ele fazer cocô..
ResponderMeu bebê só tem um mês ele não tá fazendo cocô não ele fica agoniado ir não consigui fazer cocô
ResponderOlá Natalia, bebê que mama pode ficar até 05 dias sem evacuar segundo pesquisa, mais como esta ficando agoniado, recomendo que veja a pediatra dele para te orientar da melhor maneira e segurança.
ResponderMeu bebê tem 5 meses e so faz cocô de 4 em 4 dias e faz muita força pra sair, é pastoso e ñ muito é normal
ResponderOlá, segundo pesquisas: Para bebês que são amamentados exclusivamente no peito, é normal ficar até 7 dias sem fazer coco sem que os pais precisem se preocupar. O pediatra deve ser consultado apenas caso o bebê passe mais de 1 semana sem fazer coco, ou demonstre sintomas como barriga dura e desconforto como excesso de gases
ResponderRecomendo que veja a pediatra de seu BB para te orientar da melhor forma.
Meu bebê vai fazer 4 meses . Ele desde que nascer não faz muito cocô. Depois de um mês ele passou a fazer cocô a cada 4 dias…e com isso vem os gases, ele soltava muito mesmo mas não consegue mais. Eu já fiz todos os tipos de massagens na barriguinha dele já dei Simeticona, Luftal e buscopan mas não está ajudando. Ele ainda chora com dor mas barriga ..o que devo fazer
ResponderOlá, sugiro que pra segurança de seu Bebê, leve ele no pediatra para uma orientação e acompanhamento.
ResponderGente,o bebê de vcs estão com prisão de ventre
ResponderÉ só dar o Aptamil sensitive,ele solta mesmo o intestino da criança,esse funciona,pode comprar, é caro mais vc não vê seu bebê sofrer mais.
Pode crer no que estou falando
Oi meninas meu bebe teve prisão de ventre com um ano e foi muito difícil levei bo medico ele passou lactose, mais nada o coco saiar super ressecado e ele chorava muito, passava de 5 dias sem evaxuar, e aquilo mim deixava super aflitar, quando fazia coco era só bolinhas tipo ovelinha, e muito pouco para a quantidade de dias………. Então cm resolvi primeiro perdi direção pra Jeová pq já não saiba mais cm ajuda -lo, e isso mim ajudou muito pq fiquei mais calma, orei muito também perdindo a cura do meu bebe , foi ai então que comercei a fazer uma dieta bem rica em fibras ex: laranja com bagaço, mamão todos os dias feito vitamina, a água da ameixa de um dia para o outro, maca com casca e manga,e também comecei fazer as papas dele mais mole
ResponderBoa noite é verdade Aptamil prende o intestino do bebê?
ResponderOlá boa noite eu queria uma dica o meu bebê tem dois meses estou dando Aptamil para ele e ele tá fazendo cocô a cada dois dias com força e tá duro Será que devo trocar por nan confort?
ResponderMeu bb tem 2 mês no primeiro mês eu dei nam confort esse mês mudei pro aptamil mais ele continua sem fazer coco td dia e qnd faz eh com muito esforço (ele mama tbm)
ResponderOlá, nesse caso consulte a pediatra para verificar o que pode ser feito.
ResponderMeu bebê tem 20dias de nascida está com muito gases o que eu faço???
ResponderTambém queria saber, meu bebê vai fazer um mês… E ele nesse mês só cagou 4 vezes, duas no hospital quando nasceu e duas em casa, e não fez mais. É como se ele tivesse sentindo dor, toco na barriga dele e ele chora, fica vermelho… Fui no pediatra, ele perguntou a cor das fezes e só… Perguntei o que fazer ele disse pra fazer massagem, e não tá adiantando nada.
ResponderGente compra ameixa preta coloca na água deixa de um Dia pro outro e da a aguinha prós bebês vão danfo todo Dia um pouquinho por vez a quantidade depende do bebê gotinhas ou colherzinhas eles vão parar de sofrer minha netinha sofria muito uma nutricionista falou pra minha filha fazer isso e até hoje se precisar ela toma parou de chorar e faz o coco normalzinho mas sempre dar com caltela da melhorou para depois de uns Dias da de novo vcs vão gostar do resultado Deus abençoe
ResponderBom dia.
ResponderGostaria que me desse alguma dica, eu tenho um bebe de 4 meses e já tem 4 dias que eles não faz coco. Eu só dava peito pra ele e ele tinha esse problema, então resolvi de dar comidinha pra ele pra ver se regula, mas continua do msm jeito. Ele mama peito e come papinhas e ele sempre solta uns pulzinhos… oque devo fazer ?
Seria interessante caso persista acompanhamento com o pediatra.
Responder