No mundo da maternidade são tantas informações, dúvidas e questionamentos que mesmo as consideradas experts no assunto acabam ficando confusas em relação a alguns pontos. Principalmente quando o assunto é exames, pois os resultados podem parecer verdadeiras charadas, como no caso das informações que constam no exame de gravidez ou, mais precisamente, no beta hcg quantitativo. Confira abaixo

Calcular a idade gestacional baseada no resultado do último beta HCG ou se o seu aumento de um para outro está dentro da normalidade, é o que você consegue fazer com as duas calculadoras abaixo. A segunda também consegue confirmar uma parada e indicação de que algo errado está acontecendo, quando o valor do beta HCG não está evoluindo como esperado. Neste caso, deve procurar um profissional imediatamente.

Calculadora de Idade Gestacional

Baseado no último valor do beta HCG

Resultados

Idade gestacional Valor de beta HCG
Não está grávida - Negativo Inferior a 5 mlU/ml
3 semanas de gestação 5 a 50 mlU/ml
4 semanas de gestação 5 a 426 mlU/ml
5 semanas de gestação 18 a 7.340 mlU/ml
6 semanas de gestação 1.080 a 56.500 mlU/ml
7 a 8 semanas de gestação 7.650 a 229.000 mlU/ml
9 a 12 semanas de gestação 25.700 a 288.000 mlU/ml
13 a 16 semanas de gestação 13.300 a 254.000 mlU/ml
17 a 24 semanas de gestação 4.060 a 165.500 mlU/ml
25 a 40 semanas de gestação 3.640 a 117.000 mlU/ml

Calculadora de Beta HCG

Tempo Estimado de Dobra dos Níveis de HCG com Gráfico

Resultados

  • Diferença total de HCG:
    mUI/ml (%)
  • HCG dobrando cada:
    dias horas ( horas)
  • Aumento em 2 dias:
    mUI/ml (%) ()

O que é o HCG?

O hormônio HCG ou Gonadotrofina Cariônica Humana, como é conhecido pela medicina, é o hormônio encontrado durante o período gestacional1. Ele é de extrema importância para o desenvolvimento da gravidez, já que é responsável por impedir a liberação do corpo lúteo e excretar a progesterona no organismo.

Como é um hormônio exclusivo da gravidez, ele tem seus níveis aumentados rapidamente no início da gestação e é através dele que é confirmada a gravidez pelos testes de farmácia com urina ou de sangue beta HCG.

A função do HCG, basicamente, é manter o corpo lúteo, impedindo a perda do endométrio e, consequemente, o fim da gravidez. Aliás, para aumentar essa proteção, o ideal é que sejam ingeridos alimentos ricos em nutrientes necessários para manutenção da saúde da mãe e do bebê. O ácido fólico, por exemplo, é um nutriente importantíssimo e a sua ingestão deve ser iniciada antes mesmo da gravidez, de forma a prevenir a má formação fetal. Além do ácido fólico, existem outras vitaminas essenciais para a manutenção da gestação e, geralmente, é recomendado o uso de polivitamínicos