Muitas mulheres tem dificuldades de como saber o dia certo da ovulação, isso seja por um ciclo desregulado ou mesmo um ciclo com algum tipo de intercorrência como ovários policísticos por exemplo que na maioria das vezes boicota a ovulação pela sua ação hormonal no corpo.

Baixar guia gratuito Ovulação: A Chave para Engravidar

Apesar de o período fértil feminino ser um tanto complexo, mulheres que desejam engravidar devem ficar atentas aos sinais que o corpo dá para aproveitar e namorar nesse período onde estaria ovulando para conseguir a gravidez. Mas como detectar o período fértil feminino em meio a ciclos irregulares e em alguns casos ausência de muco?

Ciclos Irregulares

A verdade é que ciclos irregulares são mais difíceis de lidar quando o assunto é engravidar. Ter consciência desse ciclo e conhecer o corpo é fundamental para o sucesso das tentativas para conseguir conceber. Saber exatamente que o período fértil feminino se dá com as mudanças hormonais e que essas mudanças podem ser percebidas com clareza em alguns casos mas, nem tanta em outros. Parte desse processo é o muco cervical, ele é um forte indicio de que a ovulação está acontecendo naquele período certo?

Sabemos que o muco mais fértil é aquele mais elástico que vai afinando durante o processo de ovulação e no período fértil feminino. Com os dias passando a tendência desse muco elástico é ficar mais fino, mais escorregadio e esticar, digamos assim. Porém, nem todas as mulheres tem esse muco! Sim, ai você me pergunta, mesmo se eu não tiver muco elástico como sempre descrevem, posso ovular? Pode!

Para as mulheres que não possuem muco e estão tentando engravidar, a estrategia é utilizar lubrificantes em gel especializados para fertilidade. Produzidos a base de água, possuem o mesmo aspecto do muco, por isso fazem o mesmo papel fielmente, ajudando os espermatozoides a chegarem até o óvulo. Como são desenvolvidos para auxiliar na sobrevida dos peixinhos, tem a acidez muito próxima ao da flora vaginal, o que ajuda a controlar o pH vaginal evitando infecções. O gel lubrificante amigo da fertilidade mais indicado nesses casos é o FamiGel, que pode ser encontrado facilmente por ser produzido no Brasil. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual. 

Algumas mulheres tem tendência a ter o muco watery (aguado) no período fértil. Fica úmida ao extremo porém sem o muco tradicional elástico ou de aparência de clara de ovo. Esses casos são mais comuns do que se imagina! Então mulheres que tendem a ficar bem mais úmidas durante o período fértil feminino devem namorar quando se sentirem mais úmidas certo?

Alterações Vaginais e Libido

Outro aspecto também que deve ser levado em consideração de como saber o dia da ovulação é a receptividade da vagina nesse período fértil, ela pode se tornar mais inchada e mais sensível ao toque. Algumas mulheres tem um aumento considerável da libido para facilitar a concepção (excitação sexual).

É a natureza trabalhando a favor da gravidez. Não podemos esquecer o muco do tipo sabão, que muitas mulheres têm, mas não sabem que é um muco fértil. Muco com aspecto de sabão, uma gosminha parecida com a lubrificação vaginal para a relação sexual, mas em maior quantidade do que a de costume certo. Se você vir esse muco então manda bala nas relações sexuais, pois a chance de acontecer uma ovulação é muito grande.

IMPORTANTE: Para ajudar as tentantes que não conseguem identificar seu período fértil existem calculadores férteis, testes de ovulação e termômetro basal que viram verdadeiros aliados das tentantes.

Como Calcular o Dia Fértil em Ciclos Desregulados

Aí que muitas mulheres com ciclos desregulados se confundem e dificultam ainda mais como saber o dia da ovulação. Normalmente a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos regulares é bem fácil identificar o período fértil mesmo que a mulher não apresente o muco fértil. Porém ainda sim, pode não ter o dia mais fértil no 14 dia do ciclo e sim 2 a 3 dias antes ou depois.

Mas e em ciclos desregulados? Aí que alguns truques para conseguir pegar o período fértil aparecem e podem se tornar bem útil. Aprender como calcular o período fértil é uma vantagem e tanto ou talvez fazer uma tabelinha para engravidar, controlando os sinais da ovulação!

Ok, vamos imaginar que em ciclos irregulares há uma média de dias. Mesmo que seja longo, há mulheres que tem ciclos de até 80 dias! Sim, mulheres portadoras de descontrole hormonal tendem a ter ciclos longos. Isso sem contar mulheres que tem ovários policísticos que demoram mais para conseguir ovular, e engravidar.

Após constatar que os hormônios estão em ordem por meio de exames de sangue e ultrassom para ver que os ovários e útero estão ok, pode-se fazer uma média entre o maior e menor ciclo menstrual que já teve e começar a fazer o teste de ovulação no dia que teoricamente seria o começo do período fértil. Ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra e teoricamente no meio dele ou 14 dias antes da próxima menstruação tem inicio o período fértil feminino. Se teve um ciclo maior de 40 dias e então um ciclo menor de 20 dias, devemos levar em conta esses dois números para pegar um período fértil da média. Mas hoje sabemos que nem todos os organismos são iguais e tudo isso é somente uma teoria. Hoje sabemos que o período fértil pode acontecer em qualquer momento do ciclo e que o período fértil no 14º dia do ciclo passou a ser uma lenda diante da realidade dos organismos das mulheres. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

Entenda o Ciclo Menstrual

Para descomplicar ao menos um pouco entenda:

Ciclo com 40 dias = 40 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 26º dia do ciclo (teoricamente provável dia da ovulação)
Ciclo com 20 dias = 20 dias de ciclo – 14 dias antes da próxima menstruação = 6º dia de ciclo (teoricamente provável dia da ovulação)