Mamães de primeira viagem ou não, sempre podem ter dúvidas de como fazer para reconhecer o início do trabalho de parto, ou seja, se a hora do bebê nascer chegou. Sempre ouvimos falar de tal conhecida que teve um parto rápido e nem mesmo percebeu os sinais que o parto estava por chegar e acabou tendo o seu bebê antes que pudesse chegar à maternidade.
Mas saiba que o mais comum é ter um aviso que o trabalho de parto já chegou na área. O diferencial no caso dessas mulheres é o tempo em que tudo acontece, podendo ser muito mais rápido. Geralmente imaginamos o trabalho de parto como nos filmes e nas novelas: a mulher sente uma dor característica e pronto, está na hora de ir à maternidade e ter o bebê. Mas sabemos que nem sempre é assim, ainda mais em um país onde a cesariana é muito valorizada1.
IMPORTANTE: Mesmo sabendo das contrações e dores do trabalho de parto de conhecidas, lembre-se de que a dor sentida nem sempre é igual. Fique atenta!
Algumas mulheres, independente do tipo de parto que desejam, seja ele normal ou mesmo cesariana, acabam optando por esperar os sinais do trabalho de parto para identificar que o bebê realmente está pronto para nascer e vir ao mundo. Mas quais são as características principais de um trabalho de parto e como identificá-lo?
Trabalho de Parto Latente e Ativo
O parto basicamente se divide em duas fases distintas, o trabalho de parto latente e o trabalho de parto ativo2. Tudo começa no trabalho de parto latente com sinais mais sutis. Caso a mulher já comece a ter os sinais de parto ativo, deve optar por ir à maternidade mais próxima e entrar em contato com o seu obstetra ou sua doula.
Sabe aquele dia que dá uma vontade louca de fazer faxina e deixar tudo limpinho? Pode ser o corpo e os hormônios agilizando a mamãe para que o parto aconteça! Isso porque, a natureza arranja um jeito de colocar a gestante para se movimentar e fazer a musculatura se adequar para o grande momento que se aproxima.
O trabalho de parto varia de mulher para mulher já que o tempo de cada corpo é diferente. O importante é saber quando está na hora de ir à maternidade
Sintomas do Trabalho de Parto Latente
- Dores nas costas como cólicas
- Barriga endurecida com intervalos irregulares de 5 a 10 minutos de contrações
- Sangramento leve ou tampão mucoso
- Sintoma de pressão no baixo ventre e pelve
- Mudança do colo do útero que começa a ficar apagado (de durinho para mais macio) – mas esse sinal de trabalho de parto, apenas o médico pode verificar através do toque vaginal
Algumas vezes, a mulher pode sentir apenas uma leve dor nas costas ou na altura dos rins. É muito comum o trabalho de parto se mostrar assim aos poucos com leves dores. Algumas mulheres também podem sentir pontadas na vagina no final da gravidez o que é um sinal de que a dilatação está prestes a acontecer ou até já em curso. Essa fase do trabalho de parto pode levar até dias, para enfim entrar na fase ativa .
Sintomas do Trabalho de Parto Ativo
Os sintomas do trabalho de parto ativo são todos os do trabalho de parto latente com a diferença que se apresentam muito mais intensamente. As características mais comuns são aquelas bem conhecidas pelas mulheres:
- Sangramento pela vagina (saída do tampão se não houver saído ainda)
- Contrações dolorosas e ritmadas, com intervalos variando de 1 a 5 minutos
- Bebê baixo encaixado (a barriga fica realmente mais baixa a olhos vistos)
- Dilatação aumentando pelo menos 1 centímetro por hora
- Vontade de fazer força de cocô
Quando ir Para a Maternidade?
Normalmente, se recomenda ir à maternidade nessa fase do trabalho de parto, onde os sintomas se apresentam mais fortes e realmente caracterizam que o nascimento está perto. Você deve ir para a maternidade se perceber um líquido escorrendo pela perna ao ponto de formar uma poça no chão (caracterizando o rompimento da bolsa), se as contrações estiverem ritmadas3 (a cada 5 minutos), se houver sangramento intenso (como uma menstruação) ou se perceber que o bebê não está se mexendo.
Se você deseja um parto cesariana mas quer um sinal de que o seu bebê está pronto para nascer, essa pode ser uma boa estratégia, deixando o corpo falar e combinar com o seu obstetra que irá comunicar as evoluções dos sintomas do parto. Nessa fase, a partir de 5 cm de dilatação, é que a anestesia epidural pode ser aplicada, dependendo do grau de dores que a parturiente esteja sentindo.
É muito comum a gestante ir para o pronto-socorro achando que está em trabalho de parto, mas ainda não ter chegado a hora. Porém, cabe à grávida prestar atenção na evolução dos sintomas e se for preciso, voltar mesmo antes do prazo determinado pelo médico, já que o trabalho de parto pode variar de mulher para mulher. Algumas podem levar até 10 horas se for a primeira gravidez. Outras podem ter apenas 2 horas de trabalho latente até o parto ativo de fases iniciais e já começam a fase expulsiva do parto, tudo muito rapidamente!
Na hora realmente próxima ao nascimento, a gestante sente uma vontade incrível de empurrar, é uma força de cocô de fato! É uma vontade muito grande de começar a empurrar o bebê para sair e que se chama de fase expulsiva do parto. Essa fase provavelmente chega quando a dilatação de 10 cm necessárias para o parto acontece enfim. Se você chegou até aqui, não tem como voltar atrás e fazer cesariana. Agora o pior do trabalho de parto, que são as dores, já passou então bola para frente pois realmente o