Sua 16a semana começa

16 Semanas de Gestação

Sua 16a semana começa

15
17
16/40
Semanas

Faltam 25 semanas

Seu bebê tem tamanho de um pêssego.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já está tão grandinho que agora tem que ser visto por partes no ultrassom. Você conhece o truque para fazer o bebê se mexer mais durante o ultrassom?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento Suas pálpebras continuam fechadas, mas o bebê já possui sensibilidade à luz externa.
  • Agenda Não esqueça de tomar as vitaminas recomendadas pelo obstetra.


DIA 1 • DA SEMANA 16

#

O crescimento da barriga é um dos marcos mais esperados da gestação. Poderia logo após pegar o positivo a barriga ficar evidente, mas não é assim que acontece. O aparecimento da barriga dependerá do biótipo da mulher, se é 1º ou demais gestações e outros fatores… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 16

#

O exame de urina na gravidez é solicitado para avaliar ou descartar problemas que podem vir a afetar o sistema urinário e renal. Através da coleta, é possível verificar também a quantidade de glicose, proteínas, bilirrubina, leucócitos, cetonas e nível de PH da urina… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 16

Salto Alto na Gravidez

#

O uso do salto alto na gravidez tem algumas contra-indicações devido ao grande risco de acidentes por desequilíbrio. Os inchaços e a falta de estabilidade na gravidez também são uma razão para se evitar os saltos e garantir a saúde da mãe e do bebê… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 16

IMPORTANTE: A gengivite gravídica é uma ocorrência muito comum no mundo das gestantes. Devido às grandes alterações hormonais, o acúmulo de placas aumenta e ocorrem as inflamações e muitos sangramentos na gengiva. A gengivite na gestação pode ser tratada e evitada com limpezas mais cuidadosas.

DIA 5 • DA SEMANA 16

Na gravidez, nem todos os medicamentos são liberados. Mesmo aqueles de uso contínuo e que fazem parte de tratamentos crônicos. Por isso, é necessário informar ao obstetra sobre o uso de medicamentos e tratamentos que faz e caso precise trocar ou adaptar a quantidade para que não tenha riscos.

DIA 6 • DA SEMANA 16

#

A alimentação na gravidez deve ser realizada cercada de cuidados e a base de muitas vitaminas e nutrientes. Porém, alguns alimentos oferecem riscos à saúde da mãe e do bebê se consumidos. Por isso, sempre esclareça suas dúvidas com seu obstetra sobre seu novo cardápio alimentar… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 16

IMPORTANTE: Se a família adora curtir uma praia e descobre que a família vai aumentar, os planos para o feriado não devem ser desmarcados. Gestantes podem normalmente frequentar locais como a praia. Isso é, desde que sigam alguns cuidados com o sol em excesso, a hidratação, alimentação e o mar.

caixa de informações chave:

  1. Com 16ª semanas de gestação, o bebê não cabe mais na tela como antes. Agora ele tem que ser visto no ultrassom por partes.
  2. Nessa fase já é possível o médico informar qual o sexo do bebê com precisão. Usar os truques do chocolate para agitar o bebezinho é uma das táticas para ajudar.
  3. As 16 semanas de gravidez marcam o quarto mês de gestação. Suas pálpebras ainda se encontram fechadas, porém já possui certa sensibilidade à luz.
  4. Os mal-estares da mamãe parecem ter desaparecido completamente, o que dá lugar para uma grande disposição para tudo.
  5. Seu apetite pode estar maior nesta fase também. Por isso, é bom redobrar os cuidados com o que esta ingerindo.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 16 Semanas de Gestação

Com 16 semanas de gestação, você está bem no meio do 4º mês gestacional. O bebê não cabe mais na tela como antes, agora ele tem que ser visto no ultrassom por partes. E agora sim o médico já pode falar para você se o seu mundo é rosa ou azul! Um truque válido é comer chocolate 30 minutos antes do ultrassom. Assim seu bebê ficará ativo e a probabilidade de abrir as perninhas aumenta muito.

Tamanho do Bebê

Com 16 semanas de gravidez, suas medidas podem chegar a 11,6 cm e 100 gramas. Como cresce rápido! Já está completamente formado, e apenas está crescendo e ficando forte para o nascimento. Lembre-se: o pré-natal é muito importante para você, mas principalmente para o seu bebê1! Se ainda não começou a fazer, já passou da hora!

As 16 semanas de gravidez marcam o quarto mês de gestação. Suas pálpebras ainda se encontram fechadas, porém já possui certa sensibilidade à luz. Seu ouvido interno já está totalmente formado e agora já começa a ouvir sons2. Em breve conseguirá reconhecer as vozes do papai, da mamãe e dos familiares mais próximos e responder a estímulos.

Nesta fase suas sobrancelhas começam a aparecer e seus lábios ganham o contorno bem nítido. Seus músculos já estão formados e totalmente ativos. Sua pele tem cor rosada e é tão fina que é possível enxergar todas suas veias e vasos sanguíneos

Como a Mamãe Está se Sentindo

Com 16 semanas de gravidez, sua barriga está ainda mais redonda e evidente. Já começa a ficar nítido que você está grávida. Os mal-estares parecem ter desaparecido completamente, o que dá lugar para uma grande disposição para tudo. Aquele sono incontrolável do primeiro trimestre pode dar uma trégua nessa fase também, permitindo que você consiga curtir ao longo do dia.

Alimentação

Seu apetite pode estar maior nesta fase também. Por isso, é bom redobrar os cuidados com o que está ingerindo. Ninguém quer engordar mais do que deve, não é mesmo? Com 16 semanas, tenha consciência dos alimentos que está colocando em seu cardápio e o que eles oferecem a sua saúde e ao desenvolvimento do seu bebê3.

Divida as refeições em pequenas porções ao longo do dia para que não sinta fome e esteja sempre alimentada com alimentos saudáveis. Se não apresentar riscos na gravidez e seu obstetra liberar, você pode começar a fazer exercícios físicos desde o início da gravidez. Além de auxiliar seu corpo na preparação para o parto, te ajudará a controlar o ganho de peso.

Mudanças no Corpo

Com 16 semanas de gravidez, as mudanças estão a todo vapor. Seus seios podem estar o dobro do tamanho de quando descobriu a gravidez. Isso é porque já estão se preparando para a amamentação. Nesta fase, a sensibilidade dos seios, que era tão incômoda no início, terá desaparecido. Porém, utilize sutiã para o tamanho adequado, que te proporcionará mais segurança e conforto.

Fatores Externos

Durante a gravidez costumamos ser muito paparicadas. As pessoas fazem as comidas que mais gostamos e sempre se preocupam com nosso bem estar. Não é abusando da boa vontade das pessoas, mas porque não aproveitar, não é mesmo? Aproveite todos os mimos de familiares e amigos, porque quando o bebê nascer toda a atenção e chamegos se direcionará a ele!

Foto: Pensar Feminina,spear of the nation

15
17
16/40
Semanas

Faltam 25 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 117. 434
Revisora médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em ginecologia e obstetrícia e mestre em ciência da saúde.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

633 respostas para "16 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever