A estomatite infantil é um problema muito comum entre as crianças. Algumas mamães se vêem assustadas com o choro insistente do bebê e a recusa por alimentos, que podem ser os primeiros sinais. A estomatite infantil é uma proliferação viral que infesta a boca da criança. Normalmente essa doença é causada pelo vírus da herpes simples.
Características da estomatite
A estomatite infantil é muito dolorosa e pode causar desconforto extremo ao bebê ou criança afetados.São placas de lesões doloridas, que em contato com qualquer alimento pode incomodar e causar dor. A maioria dos casos de estomatite infantil afeta não só a boca da criança, mas também pode acometer a garganta e esôfago.
As aftas da estomatite costumam ser esbranquiçadas e são semelhantes às aftas que podemos ter durante a vida. O agravante, no caso, é que são diversas dessas aftas e que provavelmente estão “inflamadas”.
Grande parte dos casos de estomatite infantil se dá em períodos mais frios do ano. Ambientes fechados e com aglomeração, como uma escolinha, por exemplo, são os ambientes perfeitos para a proliferação do vírus HSV-1 responsável pela doença.
Vídeo explicativo
Sintomas da Estomatite infantil
Muitas crianças afetadas pela estomatite podem ter como primeiro sintoma uma febre insistente, que permanece alta e dura mais de 3 dias. Logo em seguida, a falta de apetite e choro constante pode acontecer.
Crianças maiores saberão dizer que há algo incomodando na boca ou garganta. Os bebês são mais vulneráveis, pois não saberão relatar os sintomas. Cabe à mamãe verificar o que está acontecendo e se preciso levar ao médico.
Sinais
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Febre média a alta (pode chegar a 39°)
- Feridas na bochecha (parte externa)
- Feridas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca com possível presença de placas de pus
Como diagnosticar a estomatite infantil
Diagnosticar a estomatite infantil é relativamente simples. Um pediatra do plantão pode detectar com facilidade com um exame clínico simples. O contágio da estomatite em bebês e crianças se dá por vários motivos, inclusive e principalmente baixa imunidade. Porém, a maior parte do contágio se dá em crianças de 1 a 6 anos e mesmo abaixo de um ano, na maioria das vezes em idade escolar ou em creches.
Contágio
O contágio pode acontecer por contato pele a pele e também colocar a mão suja na boca. Por isso, é importante lavar as mãos das crianças com frequência. Caso ela utilize chupetas ou bicos, os lavar e esterilizar diariamente.
Medicação em excesso, como no caso de crianças que fazem algum tipo de tratamento, podem causar a estomatite sem que o contágio precise ser feito. Seria uma reação natural do organismo.
Tratamento da estomatite infantil
O tratamento da estomatite infantil é feito a base de analgésicos que irão certamente aliviar as dores. No entanto, em casos de vírus não há mais o que fazer, pois a crise não se cura com antibióticos. Medicamentos orais e tópicos podem ser administrados para ajudar com a dor e a febre.
Também servem para facilitar a ingestão de alimentos e líquidos, que nesses casos são recusados pela criança por causarem dor da estomatite. Tratamentos caseiros incluem alimentos gelados, que aliviam o incômodo.
Também é uma boa ideia incluir ingestão de alimentos frios como iogurtes, sorvetes e sucos não cítricos, que são de fácil aceitação. Frutas são uma boa pedida, assim como sopinhas mais frias bem pastosas para ajudar na deglutição.
Quanto tempo dura
As crises de estomatite infantil podem durar de uma semana a dez dias, mas abrandando com o passar do tempo. Se a crise persistir mais do que dez dias, a mamãe deve voltar ao médico para verificar a existência de outros vírus ou bactérias que podem se aproveitar e criar novas colônias de doenças.
Bactérias como cândida e outras podem apresentar prolongamento das placas e feridas. A essa altura as infecções não serão mais virais, pois o prazo para que o vírus fique ativo já se esgotou.
Caso a crise de estomatite infantil volte a acontecer, um médico deve investigar o motivo. Crises recorrentes são devido a baixa imunidade geralmente. Porém, uma avaliação de um especialista é fundamental.
Prevenção
Infelizmente não existe uma forma de prevenção que impeça 100% seu filho de contrair a estomatite. O vírus pode ser encontrado tanto em adultos como crianças, e é disseminado através do contato.
O que pode ser feito é evitar o contato com quem já esta doente, evitando assim os riscos da criança ter também. O mesmo cuidado deve ser tomado quando nossos filhos estão com a estomatite, não os mandando para a escola e passar para os amiguinhos.
Nota da autora
Meus três filhos tiveram estomatite, e quase ao mesmo tempo. A Joana chegou a ficar internada por conta da febre alta, apenas para controlar a temperatura e não haver maiores consequências porque a temperatura chegou a mais de 40°.
Com a Melissa e Eduardo foi mais tranquilo. Embora eles não quisessem comer direito, as formas geladas ou frias faziam uma espécie de anestesia e foi relativamente tranquilo.
Não tenham medo, as aftas secam sozinhas é questão de tempo. A medicação é sintomática, dar tempo para que o vírus regrida é fundamental, mas a limpeza deve ser feita sempre que possível para evitar piora do quadro.
Veja também: O Que é Amigdalite? Causas, Sintomas e Tratamento
Ola boa tarde …meu filho tem 1ano e4meses leve ele no médico o primeiro dia q deu febre i omedico disse q era garganta inflamada i passou amoxicilina pra ele tomar mais a febre continuou retornei ou médico 5 dias depois ainda com febre i chorando muito i ele estava com com umas bolas na boca parecendo aftas então o médico falou q era estomatite i passou para ele nistatina e omcilon hj e o segundo dia da medicação para a estomatite ..quero saber quantos dias isso vai melhorar i se continuo com a amoxicilina?
ResponderOlá Ariana, desejo melhoras para seu filho, recomendo que faça o uso das medicações como foi orientada , o resultado do tratamento depende da resposta de cada organismo , se necessário retorne ao medico para que seu filho seja reavaliado .
ResponderBoa noite!
ResponderMinha filha tem 2 anos e 3 meses e ela estava muito resfriada e teve que entrar com antibióticos. Aí qdo fui ver ela estava com a garganta e o céu da boca cheio de plaquinhas branca levei ao médico e ele falou que era estomatite e passou nistatina 2,5ml de 6/6h durante 7ou 10 dias. Só que ela mama ainda no peito e a boca graça a Deus está com quase nada só que acho q passou pro meu peito. Pq estou com o bico vermelho rachado e na auréola está com umas bolinhas branca que arde e fica coçando. Falei com minha ginecologista ela falou que tenho que tirar o peito dela pra passar ou tomar qualquer remédio. 😔 só que não quero desmamar ela agora 😔 gostaria muito de saber oq posso passar pra sarar isso do meu peito e continua dando mamar pra minha filha ?
Olá Ana, recomendo que siga as orientações de sua medica, não faça uso de medicação sem orientação por segurança.
ResponderRelate a ela que não quer fazer o desmame agora e veja se tem outra opção de tratamento .
Meu filho de 2 anos está com gengivo estomatite. Começou com febre e depois percebi a gengiva inchada. Levei no hospital e o médico disse que era só garganta inflamada. No segundo dia ele piorou e não quis comer nada. Reclamava de dor na boca. Procurei na Internet o que poderia ser e que o melhor era levar na odontopediatra, pois alguns médicos não conseguem diagnosticar. A médica passou limpeza x gaze com clorexidina, aciclovir comprimido de 6/6 e paracetamol para a dor. Disse que antibiótico não serve pois isso é causado pelo vírus da herpes e tem que ser um remédio antiviral. Demora uns 3 dias pra fazer efeito.
ResponderBom dia, gostaria de saber qual melhor medicamento para usar para estomatite minha filha tem 3 anos e tem direto já levei aí médico a médica falou que e normal, porém ela não tem febre e sai no lábio, vc pode me indicar algo?
ResponderHola buenas noches a todos, mi nombre es Susan Saiz, soy de España, ciudad de Madrid, quiero contarle al mundo entero como el DR OLAWOLU me curó de la enfermedad del herpes, yo sufría de herpes, los brotes eran infrecuentes pero molestos , el médico que me estaba tratando antes de conocer al Dr. OLAWOLU me recetó la tableta y la crema de aciclovir y las usé según lo prescrito por el médico, pero no funcionó, vi una página en Facebook donde muchas personas testificaron Acerca del Dr. OLAWOLU, elegí desde allí subió su número y le mandé un mensaje, desde allí hablamos de mi enfermedad. Escuché y vi que el DR OLAWOLU tenía las medicinas y los tratamientos a base de hierbas adecuados para esto, me informó del costo de las medicinas y dónde hacer los envíos, realicé el envío y así recibí las medicinas. Tomé los medicamentos como me indicaron y luego del tratamiento fui a hacerme una prueba para conocer la situación de la enfermedad y el resultado salió negativo, así me liberé por completo de la enfermedad del herpes, puedes llamar al DR OLAWOLU por whatsapp con este número +2348067478168] Dirección de correo electrónico: [email protected].
ResponderMinha bebe esta com estomatite viral levei na upa a médica apenas passou remédio p febre mas a naquinha dela está com mal cheiro
Já estou desesperada n tenho mas com quem conversa pois todo mudo só quer me jugar dizendo q isso é causa de n cuidar bem da minha bb mas dou minha vida por ela se for preciso
ResponderHola amigos, hoy estoy muy contento porque mi resultado salió negativo con la ayuda del Dr. Helios, llevo más de 2 años sufriendo del virus del herpes, y estoy tomando medicamentos normales, perdí tiempo y dinero pero aun así , no había solución. (compartir un problema es resolver un problema) fue un amigo mío quien me presentó al Dr. Helios, no tengo más remedio que contactarlo y contarle sobre mi situación, me envió tres tipos de medicinas a base de hierbas y también instrucciones sobre cómo usarlos día y noche, hice lo que me dijo, pero para mi mayor sorpresa, salí negativo en la última prueba, sé que muchas personas están pasando por ese virus, así que si has estado tomando medicamentos en el farmacia o en el hospital y no están funcionando, entonces prueba la medicina herbal, olvídate de quién o dónde estás (lo que te importa es la buena salud y la vida) si quieres probar aquí están tus contactos Email: [email protected] o Envíalo por WhatsApp a este número +393510423189.
ResponderO melhor tratamento para estomatite é a fototerapia dinamica realizada por um odontopediatra. Minha filha com pouco mais de 1 ano sofreu muito com estomatite, nem água conseguia beber,precisou tomar soro pq estava desidratada.Depois que iniciei o tratamento ela voltou a comer graças a Deus.em Goiania procurem a Laryssa Ruas…custo baixo e solução para a estomatite.
ResponderQual telefone da Dr Larissa aqui em Goiânia
Responderolá, não temos acesso a está informação.
ResponderO telefone a Dra Laryssa é 3215-1267