Sua 37a semana começa

37 Semanas de Gestação

Sua 37a semana começa

36
38
37/40
Semanas

Faltam 4 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma acelga.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê pode pesar em média 2,8 kg e seu corpo estar cada vez mais exausto pelo peso, mas falta pouco. Você sabe quanto tempo pode passar da data estimada? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento já completamente pronto para nascer, o bebê daqui pra frente só ganhará peso.
  • Agenda se você ainda não fez o exame streptococcus, ele deve ser feito. O exame é tranquilo e coletado através de um cotonete.


DIA 1 • DA SEMANA 37

#

Deixe sua mala de maternidade pronta, afinal a qualquer momento você pode ter que correr. Normalmente, a maternidade fornece a lista do que levar, mas se não deram não se preocupe. Não serão necessários muitos itens, a não ser camisolas e calcinhas confortáveis e absorventes grandes… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 37

#

O que deveria ser tão simples, já que faz parte da natureza humana, é foco de milhares de dúvidas e mitos. O cordão umbilical enrolado no pescoço impede o nascimento através de parto normal? Existem Riscos? Nada melhor do que esclarecer todas as dúvidas! Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 37

#

No final gestacional, o exame de cardiotocografia é muito realizado. Será através dele que os batimentos cardíacos do bebê serão monitorados, além das contrações uterinas que confirmarão se está chegando a hora do nascimento… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 37

IMPORTANTE: se deseja estimular o trabalho de parto e acelerar o processo, este é o momento ideal. Caminhar, ter relações sexuais e fazer agachamentos são formas de preparar e ajudar o corpo para o trabalho de parto, porém sem exageros, ok?

DIA 5 • DA SEMANA 37

#

Quando o bebê nasce com 37 semanas é considerado a termo, ou seja, dentro do aguardado. Se isso ocorre de forma natural não existem problemas, mas se antecipado por desejo da mãe ou do médico, pode oferecer riscos de prematuridade… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 37

#

A posição adequada e mais esperada para o nascimento através do parto normal é a posição cefálica. Isso porque o bebê fica devidamente encaixado de forma que consiga deslizar e sair com facilidade durante o momento da expulsão… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 37

IMPORTANTE: na reta final da gestação, a mulher é acometida por uma disposição fora do normal e aparece um desejo de limpar, arrumar e fazer tudo ao mesmo tempo. Dizem que é o instinto da mãe preparando o ninho para receber seu filhote.

caixa de informações chave:

  1. Com 37 semanas de gestação, o bebê chupa os dedinhos, puxa o cordão umbilical e pode medir cerca de 48 cm e pesar algo em torno de 2,8 kg!
  2. Se o seu bebê nascer hoje, ele já é considerado a termo, pois entramos no 10º mês gestacional. A data prevista para seu bebê nascer é uma estimativa que os médicos fazem.
  3. O bebê com 37 semanas já é exatamente o bebê que nascerá! A única diferença é o peso. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará.
  4. Dentro do útero o bebê costuma seguir uma rotina, como aqui fora depois de nascido. Dorme muito diversas vezes ao dia, boceja, acorda e volta a dormir novamente.
  5. Os médicos costumam deixar o telefone à disposição para emergências e caso você perceba que o tampão saiu ou está saindo é necessário falar com ele.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 37 Semanas de Gestação

Com 37 semanas de gestação, o bebê chupa os dedinhos, puxa o cordão umbilical e pode medir cerca de 48 cm e pesar algo em torno de 2,8 kg! Nessa altura, ele já treina a respiração com o líquido amniótico1 e gosta muito do som da voz dos papais, o que enriquece ainda mais seu desenvolvimento fetal.

37 semanas de gestação

Desenvolvimento do Bebê

Se o seu bebê nascer hoje com 37 semanas de gravidez, ele já é considerado a termo, pois entramos no 10º mês gestacional. A data prevista para seu bebê nascer é uma estimativa que os médicos fazem, porque eles podem ficar tranquilamente na barriga até as 42 semanas de gravidez. Claro que os médicos preferem não arriscar e deixar que a gravidez prolongue tanto assim, mas é algo possível!

O bebê com 37 semanas de gestação já é exatamente o recém-nascido que nascerá! A única diferença é o peso. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará. Seus pulmões estão bem formados e ele já consegue treinar a respiração com ajuda do líquido amniótico. Nascendo nesta semana, todos seus órgãos já funcionarão como previsto2, sem maiores problemas, porém não se apresse! Deixe ele dizer a hora que tudo deve acontecer.

Dentro do útero, o bebê com 37 semanas de gravidez costuma seguir uma rotina, como aqui fora depois de nascido. Dorme muito diversas vezes ao dia, boceja, acorda e volta a dormir novamente. Entre as sonecas, brinca e se movimenta com dificuldade agora pela falta de espaço, mas se mexe tentando se acomodar da maneira mais confortável.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Está chegando! Finalmente 9 meses! Ebaaaaaa! A felicidade toma conta da família e a ansiedade cresce a cada dia com o parto se aproximando. Algumas mamães nessa fase já estão cansadas e não vêem a hora do bebê nascer. Certamente, tudo está pronto para o nascimento, desde a mala maternidade até as lembrancinhas.

Você já sabe onde vai ganhar bebê? Já fez a visita à maternidade? Seria bem aconselhável ver isso e, de preferência, ter alguns itinerários prontos caso a bolsa rompa ou mesmo seja necessário ir rapidamente à maternidade.Os médicos costumam deixar o telefone à disposição para emergências e caso você perceba que o tampão saiu ou está saindo, talvez seja interessante avisá-lo para saber como proceder.

O último ultrassom para ver o desenvolvimento fetal normalmente é feito por volta de 37 semanas de gravidez, de forma a checar a maturidade da placenta e a posição do feto. Você tem um plano de parto? Se for marcar cesárea o médico poderá ter uma previsão já nessa semana.

Como o risco de pré-eclampsia3 existe desde a 20 semana, a essa altura ele já deve ter sido descartado. Mesmo assim, na 37 semana ainda é necessário monitorar sua pressão rigorosamente em todas as consultas. Fique atenda a sinais como inchaço de rosto e mãos, pressão alta e presença de proteína no xixi.

Com 37 semanas de gravidez, as idas ao banheiro são cada vez mais constantes já que o peso do útero sobre a bexiga faz que tenha vontade de urinar o tempo todo. As dores nas costas também são bem presentes e a falta de posição para dormir é um grande incômodo. Mas já esta terminando, mais um pouquinho só de paciência, mamãe!

Fatores Externos…

Mamãe, esqueça as responsabilidades e obrigações, agora é momento de você descansar e repor todas suas energias. Logo mais seu bebê estará em casa e você precisará de muita disposição para cuidar dele e encarar a maratona da amamentação. Deixe tudo organizado, inclusive a mala de maternidade e curta e descanse muito nesses últimos dias.

Foto: jess.g.

36
38
37/40
Semanas

Faltam 4 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

449 respostas para "37 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Bruna Cristina 31.05.2022

    Boa tarde.
    Estou Aguardando uma Ultra transvaginal para análisa minha placenta pois ela está bilobulada, minha DDp para 15/06.

    Responder