Sua 39a semana começa

39 Semanas de Gestação

Sua 39a semana começa

38
40
39/40
Semanas

Faltam 2 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma melancia pequena.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Mesmo que esteja pronto para nascer, o bebê pode ficar na barriga até completar 42 semanas. Você sabe qual o exame que é realizado para acompanhar os batimentos cardíacos dele? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o bebê já está pronto para nascer e a qualquer momento o trabalho de parto pode se iniciar.
  • Agenda o tampão mucoso já pode ter começado a sair há algumas semanas. Mas se ainda não começou, a hora é agora.


DIA 1 • DA SEMANA 39

#

O trabalho de parto são os sinais que o corpo dá quando chegou o momento do nascimento do bebê. Mas cada mulher pode sentir sintomas diferentes e de formas diferenciadas, o que acaba gerando confusões em relação ao momento. Saber quais são os sintomas… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 39

#

Você está aguardando os sinais do trabalho de parto e o que aparece é uma diarreia. Logo já se preocupa pensando ser uma virose… Mas você sabia que a diarreia é um dos sinais do trabalho de parto? Fique atenta aos outros sintomas… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 39

IMPORTANTE: a ansiedade neste momento é difícil de controlar, mas se esforce ao máximo para descansar e relaxar. Tome banhos mornos longos, leia um livro, faça passeios ao ar livre e evite locais agitados.

DIA 4 • DA SEMANA 39

#

Você sabia que para o parto normal não existe só aquela posição convencional da mulher deitada de barriga para cima? A mulher pode escolher a posição que se sentir mais confortável para dar luz ao seu bebê, entre elas a posição de cócoras… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 39

Depois de tomar 4 vezes anestesia posso afirmar que nenhuma é igual a outra, assim como os sintomas. O que é normal no pós anestesia e o que sentir? Esclareça suas dúvidas sobre esse assunto que tira o sono das mulheres.

DIA 6 • DA SEMANA 39

Algumas mulheres ficam preocupadas em não conseguir detectar que chegou o trabalho de parto, já que certos sinais podem sim passar despercebidos. A intensidade varia entre sintomas bem sutis e fortes, como uma verdadeira cena de novela.

DIA 7 • DA SEMANA 39

#

O trabalho de parto acontece naturalmente quando o bebê está pronto para nascer. Se deseja que seu corpo apresente os sinais quando estiver pronto é só aguardar o momento certo, pois será evidente que chegou a hora… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Com 39 semanas de gestação seu bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Nesta fase ele apenas ganha peso, podendo chegar a 3,3 kg e medir cerca de 50 cm.
  2. Mesmo já estando pronto para nascer com 39 semanas de gestação, seu bebê pode ficar dentro do útero até a 42 semana. Seu sistema imunológico é muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe.
  3. Parto cesárea, parto normal, parto humanizado, parto na água, parto de cócoras, parto na penumbra… São muitas opções, dependendo da sua vontade, da condição física e da orientação do médico.
  4. Não se preocupe, normalmente a anestesia não dói mais do que uma injeção normal.
  5. O único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade. Isso se já não marcou sua cesariana, claro

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 39 Semanas de Gestação

Com 39 semanas de gestação seu bebê está totalmente pronto para vir ao mundo! Nesta fase ele apenas ganha peso e pode chegar a 3,3 kg e medir cerca de 50 cm. Movimenta-se menos e quando se movimenta a mamãe sente muito intensamente, marcando bruscamente a barriga. Caso fique um longo período sem senti-lo, recomendamos procurar seu médico para fazer o cardiotoco.

Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento. É importante ficar atenta ao seu corpo e notar indícios como a saída do tampão, contrações mesmo que leves mas ritmadas e qualquer presença de sangramento vaginal, assim como o rompimento da bolsa.

Mesmo já estando pronto para nascer com 39 semanas de gestação, seu bebê pode ficar dentro do útero até a 42 semana de gestação. Seu sistema imunológico é muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe para se proteger de vírus, bactérias e possíveis infecções, por isso a importância da amamentação nos primeiros 6 meses de vida do bebê. É através do leite materno que os anticorpos da mãe são passados para o bebezinho.

Com 39 semanas de gravidez, seu corpo é bem gordinho e possui grande quantidade de gordura para controlar e suportar a temperatura fora do útero. Sua pele rosada é macia e possui uma fina camada de vernix, que ficará até o dia do parto.

Seus cabelos estão crescendo cada vez mais, assim como as unhas das mãos e dos pés por isso não se assuste ao se deparar com um bebê com unhas grandes. Os chutes do bebê poderão ser poderosos! Há dias em que ficará mais calmo e outros em que estará mais agitado e os movimentos podem incomodar a mamãe, porque são realmente vigorosos pelo seu tamanho.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Mamães, posso afirmar que não existe momento mais mágico, mais lindo e mais esperado! Nessas 3 últimas semanas de gravidez todos os incômodos e a ansiedade serão recompensados em breve! Com 39 semanas algumas mamães ainda podem ter medo do parto, mas afirmo com todas as letras que a coragem vem! Não importa qual o tipo de parto escolhido, o momento é único! Embora o parto possa ocorrer normalmente entre a 37 e a 42 semana, é mais comum acontecer nessas três semanas.

Parto cesárea, parto normal, parto humanizado, parto na água, parto de cócoras, parto na penumbra… São muitas opções e depende da sua vontade, da condição física e da orientação do médico. A hora está bem próxima! Algumas mamães preferem marcar o parto para maior comodidade, outras não, deixam a natureza agir, mas parto é democrático, cada uma escolhe a experiência que pretende ter e caso haja algum imprevisto, não se sinta mal. Tem coisas que fogem ao controle e certamente seu médico vai fazer o que for melhor para a mamãe e para o bebê.

Com 39 semanas de gravidez, uma das maiores preocupações das mamães é a anestesia, que mesmo no parto normal costuma vir para amenizar as dores. Não se preocupe, geralmente a anestesia não dói mais do que uma injeção normal. Costumo dizer que não é ela que deve tocar terror e sim o cateter gel que vai como acesso na veia! Rs. Mas mesmo assim não é o fim do mundo.

Sinais de Trabalho de Parto você sabe quais são? O tampão pode sair e assustar a mamãe, porém saiba que é muito normal e pode sair até 1 semana antes do parto sem problemas. Sabe a posição do bebê no útero? Ela pode influenciar no tipo de parto! Se ele estiver em posição cefálica e encaixado é um ótimo começo para um parto normal. A mesma natureza que auxiliou em todo o desenvolvimento fetal, agora se encarrega de ajudar também para o nascimento do bebê.

Fatores Externos…

O único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade, isso se já não marcou sua cesariana, claro!! Esta fase é de total ansiedade e frio na barriga, afinal em pouquíssimo tempo você conhecerá o grande amor da sua vida!!! Bolsa da maternidade pronta, cartão de gestante em mãos e é só aguardar!!

Foto: Vir argentina

38
40
39/40
Semanas

Faltam 2 semanas

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Nutricionista
CRN-3 55966
Revisora nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em nutrição materno-infantil e fertilidade.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

413 respostas para "39 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Sandra Regina Pereira Santos 06.11.2022

    Sei cometário

    Responder