Grávida menstrua? Dúvida de nove entre dez tentantes, o sangramento de implantação pode confundir muitas mulheres, que acham ser um início de menstruação. Essa é a maior confusão de muitas mulheres que dizem que menstruaram na gravidez. Grávida não menstrua! O que a nova grávida pode ter é um sangramento por uma descamação parcial do endométrio na gravidez.
O sangramento que muitas têm no início da gestação, ainda na fase pré-atraso ou mesmo com pouco atraso menstrual é a famosa nidação1. Esse sangramento de implantação é muito falado e confundido com uma possível menstruação. O segredo é saber como e quando ele acontece para não deixar dúvidas de que a mulher não menstruou, e sim teve um sangramento no endométrio devido à fixação do feto dentro do útero. Difícil? Mais ou menos. Mas então como aprender a diferenciar o sangramento de menstruação do sangramento de implantação ou até mesmo de um sangramento arriscado para a evolução da gravidez?
Posso estar grávida menstruando? Como diferenciar?
Normalmente, o pequeno sangramento que sinaliza que a menstruação está chegando pode ser bem parecido com o sangue que mostra que a nidação aconteceu. Para saber se está menstruando ou tendo um sangramento enquanto grávida, é preciso observar as diferenças entre eles.As maiores diferenças são a quantidade de sangue e os sintomas.
Os sintomas hormonais (aumento de progesterona após a ovulação) são bem parecidos com os de gravidez. Podem causar náuseas, cólicas e tonturas, confundindo ainda mais. Porém, a quantidade de sangue que sai da vagina pode matar a charada! O sangramento menstrual tem um fluxo que a nidação não tem2. Esse fluxo enche o absorvente e algumas vezes tem pedaços, coágulos. O sangue menstrual é muito mais vermelho, tem cores vivas e pode até ser marrom. Se apresentar uma quantidade significativa então, a gravidez é descartada.
Por que grávida não menstrua?
Grávida não menstrua porque precisa do endométrio para que o bebê se fixe e cresça saudável até que a placenta se forme3. Se esse endométrio sair, não há onde o possa bebê se firmar para a gravidez continuar. Por outro lado, a mulher pode pensar que pode estar grávida e menstruando devido à uma baixa de progesterona que pode vir a ter.
Essa deficiência hormonal pode causar um sangramento, pois é o hormônio responsável pela permanência e desenvolvimento do endométrio para a evolução da gravidez. Se há falta de progesterona, o endométrio corre o risco de ser eliminado e a gravidez não ir à diante.
Diferença de sangramento de implantação e menstruação
Outro aspecto que diferencia o sangramento de implantação de uma menstruação mais leve ou no início é a cor. Normalmente, o sangramento de implantação costuma ser um vermelho mais aguado e amarronzado ou rosado. Apenas uma melequinha que pode vir de leve durante dois ou três dias e então parar.
A menstruação com uma alteração significativa de estrogênio também podem apresentar essas características, mas aí vale a mesma regra do fluxo. Se vier uma quantidade suficiente para encher o absorvente ou passar da calcinha para roupa, não é um sangramento de implantação. No caso da mulher apresentar uma baixa de progesterona, é necessário repor o hormônio com medicação para não acontecer um aborto. Nesse caso apenas se detecta a gravidez com um teste de HCG, seja de farmácia ou de sangue, um beta HCG. Você pode comprar seu teste de gravidez Famivita aqui em nossa loja virtual.
Sangramento com suspeita de gravidez
O sangue mais viscoso e amarronzado também pode ser de implantação. Esse sangramento acontece pelo excesso de muco hormonal na cérvix da mulher, como acontece no início da menstruação por causa do estrogênio. Portanto, ter cautela e bom senso na hora da suposição é a melhor coisa. Quatro perguntas a se fazer quando está sangrando e há a dúvida sobre estar ou não grávida:
- A quantidade de sangue que está saindo é de grande fluxo?
- A cor é viva e vibrante como sangue normal?
- A intensidade do fluxo é a mesma de sempre ou só um pouco reduzida?
- Os sintomas estão na intensidade de sempre?
Se todas as respostas forem sim, então é provável que você esteja mesmo menstruando. Mas não é 100% comprovado que não esteja grávida. O que esse método ajuda é a desvendar um mistério que ronda tentantes: se o sangramento é menstrual ou de implantação. Podemos responder então a pergunta