1-3 Semanas de Gestação

Sua 1-3a semana começa

4
1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

Nesta Semana

#

A gravidez acontece verdadeiramente não na hora da fecundação, mas da implantação, o que ocorre cerca de 7 a 15 dias após a relação sexual. Por isso, apenas após o atraso menstrual será possível detectar a gravidez e é aconselhado realizar um exame… Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento o processo de desenvolvimento das estruturas embrionárias tem início.
  • Agenda O atraso menstrual já pode ser notado e a gravidez confirmada através de um teste de gravidez ou exame de beta HCG.


DIA 1 • DA SEMANA 1-3

#

A menstruação ou fluxo menstrual como é nomeado, acompanha as mulheres durante toda sua vida fértil, por longos anos. A menstruação é a escamação das paredes internas do útero quando este não é fecundado e deve ocorrer mensalmente… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 1-3

#

O momento que definitivamente ocorre a gravidez é uma grande dúvida. A natureza é fantástica e promove um verdadeiro espetáculo detalhado. Com o início do ciclo menstrual e a composição de hormônios, todo o corpo trabalhará para liberar os óvulos que poderão ser fecundados… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 1-3

#

Um pequeno sangramento antes da data prevista da menstruação, será que é nidação? Saber identificar o tipo de sangramento, a cor e a quantidade fará com que você tenha certeza se é só a menstruação se antecipando ou … Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 1-3

#

Será que o sexto sentido feminino funciona? Ou será que pode ser influenciado pelo desejo do positivo chegar logo e acabar confundindo os sintomas, gerando até mesmo algo psicológico? Até onde seguir o instinto da mulher e confiar… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 1-3

#

A gravidez é um verdadeiro milagre da vida e como cada detalhe desse momento lindo, a implantação do embrião é mais um dos fatos marcantes. Também conhecido como nidação, o momento que o embrião se fixa na parede do útero é o começo de tudo… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 1-3

#

O Hcg é o hormônio da gravidez, responsável pela gestação continuar em segurança e de impedir que o corpo lúteo seja destruído. É devido a dele que é possível detectar a gravidez já nas primeiras semanas, através de teste de gravidez ou do exame de sangue… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 1-3

#

A ansiedade de saber o resultado da gravidez é grande e o desejo de ver sintomas evidentes mais ainda. Mas quando eles começam a aparecer e quando são confiáveis para determinar uma gestação? Saber distinguí-los é o ideal para não se frustrar… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. O desenvolvimento fetal é rápido e semanalmente ocorrem grandes transformações.
  2. A gestação leva aproximadamente 40 semanas e pode seguir até 41 semanas completas.
  3. A primeira semana se conta, normalmente, a partir da data da última menstruação. É o cálculo mais confiável para prever a data do parto (DPP).
  4. Na 2º semana é quando ocorre definitivamente a fecundação e os núcleos se fundem, nascendo a combinação do DNA dos pais.
  5. Na 3º semana o zigoto é formado e chega até o útero, fixando-se no endométrio onde ocorre a nidação.
  6. Nesta fase, pode ou não haver o sangramento de nidação, que é um corrimento rosado.

Mais informações sobre esta semana de gravidez

Vamos acompanhar nessa série as fases do desenvolvimento fetal desse ser que passa a ser amado em tão pouco tempo. Dentro de nós mulheres começa o crescimento do bebê e com ele vem as primeiras emoções, as primeiras experiências, as descoberta dos pezinhos e das mãozinhas. É um mundo totalmente aparte do nosso que, embora seja possível de ver e acompanhar, ainda gera muitas dúvidas entre as futuras mamães. O desenvolvimento fetal é uma das maiores curiosidades entre gestantes.

Como já passei por essa fase maravilhosa, vou colocar aqui tudo que eu aprendi ao longo das minhas experiências e também tudo que eu já pesquisei e estudei. Vamos começar! Para entender melhor o desenvolvimento fetal1, temos que considerar que uma gestação leva aproximadamente 40 semanas ou 280 dias e que pode se estender até a 41ª semana com tranquilidade. O parto a termo pode acontecer entre as 37 a 41 semanas, sem que maiores problemas ocorram para mãe e filho

As dúvidas são muito comuns, principalmente nas primeiras semanas. É a fase onde ainda estamos descobrimos a gravidez e os sinais podem ser um pouco confusos. Também é a fase em que menos podemos ver e sentir diretamente o que está acontecendo, portanto é normal ter perguntas e muita curiosidade sobre o bebê que está por vir. Mas não se preocupe que vamos te explicar direitinho tudo o que acontece nessas semanas!

Desenvolvimento Fetal da 1º a 3º Semana

1ª semana de gravidez:

A semana 1 de gravidez se inicia no dia em que sua menstruação aparece. Normalmente, os médicos contam a gravidez a partir desse dia para obter maior precisão em relação à data prevista do parto (DPP). Daí em diante, o corpo se prepara para a segunda semana que é a semana em que provavelmente ocorrerá a fecundação. Se você for do tipo que tem o ciclo regulado, pode ter mais chances de descobrir a gravidez com antecedência. Caso não seja, pode começar agora a conhecer melhor seu corpo e os sinais que ele dá. Os hormônios estão em queda nessa fase, mas logo eles se elevarão afim de dar seguimento no ciclo.

2ª semana de gravidez:

Por volta do 12º a 18º dia do ciclo, quando o óvulo foi amadurecido o suficiente pelo ovário, a ovulação ocorre. O óvulo que cresceu e amadureceu até que o folículo se rompeu, expelindo-o para as trompas, aguardará a chegada dos espermatozoides. Porém, o prazo de validade do óvulo é curto, cerca de 24 horas na trompa à espera pela fecundação.

E não pense que é fácil a jornada dos “peixinhos” até o óvulo. Eles travam uma verdadeira batalha até chegar ao destino. Apenas os mais fortes e mais saudáveis sobrevivem. Ao chegar à trompa onde está o óvulo (ou óvulos) os poucos que restaram tentam penetrar seu interior, mas apenas um consegue. Logo após a entrada do espermatozoide no óvulo ocorre uma mudança na superfície que impede que mais algum deles consiga entrar. Agora os núcleos se fundem dando origem a uma combinação de DNA do pai e da mãe, formando uma nova vida! Está iniciada a 2ª semana de gravidez!

zigoto em direção ao útero

Foto aumentada de um zigoto em direção ao útero

3ª semana de gravidez:

Após a fecundação, o zigoto é formado pelo óvulo e pelo esperma através da combinação de DNA do pai e da mãe. Na 3ª semana de gestação, as duas células que se encontraram começam a se multiplicar, dividindo-se muito rapidamente conforme avança no caminho rumo ao útero. Finalmente, de 7 a 17 dias depois da fecundação, o novo ser chega ao útero e começa a procurar no endométrio um cantinho macio e de grossa espessura para se fixar. Dá-se início, então, à nidação2!

Esse processo de implantação pode levar um tempo e só depois disso o HCG é identificável no organismo. Após a implantação, o zigoto se divide em 2 partes: uma delas se tornará a estrutura que o bebê terá para se formar adequadamente, como a bolsa amniótica, e a outra parte se desenvolverá como o bebê. A 3ª semana de gravidez é decisiva para o feto.

Como a mamãe está se sentindo…

A chamada nidação pode acarretar em um sangramento de pequena quantidade ou até em um corrimento rosa em certas mulheres, mas é relativamente baixa a porcentagem que tem esse sinal sanguinolento3. Comigo aconteceu de forma discreta e gerou confusão com o início de uma menstruação. Portanto, se houver um sangramento mínimo e sem fluxo, faça um teste assim que possível. Essa é uma situação que costuma gerar dúvidas entre as mulheres: “minha menstruação só veio dois dias, posso estar grávida?”. Então, fazer o teste é a melhor alternativa e você encontra testes de gravidez de alta sensibilidade da Famivita, que detectam o HCG até 3 dias antes do atraso menstrual, aqui.

Apesar de não haver sintomas aparentes, é comum que algumas mulheres tenham cólicas nesta fase. Após fixar-se no fofinho útero, a gravidez começa de fato e metade das células formarão o bebê e a outra metade a placenta e a bolsa amniótica, que abrigará, alimentará e sustentará de oxigênio e nutrientes o(s) embrião(ões) por toda a gestação.

Dúvidas das Leitoras:

Como fica o útero nas primeiras semanas de gravidez?

Já nas primeiras semanas o útero fica inchado, sensível e macio e, por começar as transformações, é possível haver cólicas neste período. Sintoma, inclusive, bem comum no primeiro trimestre, quando o corpo está em plena transformação.

Como fica a pele da mulher nas primeiras semanas de gravidez?

Embora o tal brilho da gravidez seja realmente um fato para muitas mulheres, outras já não têm a mesma sorte. Devido ao aumento do volume de sangue na circulação sanguínea, as mulheres tendem mesmo a ficar mais coradas nessa fase, porém o fluxo também pode deixar a pele do rosto bastante oleosa. Assim, muitas mulheres costumam sofrer com acnes e manchas na gestação e precisam redobrar os cuidados com a hidratação e proteção da pele.

Como se alimentar nas primeiras semanas de gravidez?

A boa alimentação é fundamental em qualquer fase da vida de um ser humano, mas durante a gravidez, principalmente nas primeiras semanas, ela tem uma maior responsabilidade. É nas primeiras semanas que todos os nutrientes e vitaminas ingeridos garantirão o desenvolvimento ideal da placenta que será responsável pela nutrição e oxigenação do feto durante toda a gestação. Seguir um cardápio rico em vitaminas e minerais, como o ácido fólico, o ferro, a vitamina B6 e o ômega 3 é essencial. Por isso, é muito importante conversar com o médico sobre um bom polivitamínico. Conheça mais sobre o FamiGesta aqui.

É normal não ter muitos sintomas nessa fase?

Cada corpo e cada gestação é diferente. Muitas mudanças acontecem no organismo nessa fase e é normal já sentir algumas mudanças. No entanto, algumas mulheres não sentem quase nada ou somente sintomas bem sutis. Isso é normal, e não há motivo para se preocupar.

Fotos: Reprodução

Veja Também: Primeiros Dias de Gravidez – Quais São os Sintomas do Início?

4
1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por: