Vamos acompanhar nessa série as fases do desenvolvimento fetal desse ser que passa a ser amado em tão pouco tempo. Dentro de nós mulheres começa o crescimento do bebê e com ele vem as primeiras emoções, as primeiras experiências, as descoberta dos pezinhos e das mãozinhas. É um mundo totalmente aparte do nosso que, embora seja possível de ver e acompanhar, ainda gera muitas dúvidas entre as futuras mamães. O desenvolvimento fetal é uma das maiores curiosidades entre gestantes.
Como já passei por essa fase maravilhosa, vou colocar aqui tudo que eu aprendi ao longo das minhas experiências e também tudo que eu já pesquisei e estudei. Vamos começar! Para entender melhor o desenvolvimento fetal1, temos que considerar que uma gestação leva aproximadamente 40 semanas ou 280 dias e que pode se estender até a 41ª semana com tranquilidade. O parto a termo pode acontecer entre as 37 a 41 semanas, sem que maiores problemas ocorram para mãe e filho
As dúvidas são muito comuns, principalmente nas primeiras semanas. É a fase onde ainda estamos descobrimos a gravidez e os sinais podem ser um pouco confusos. Também é a fase em que menos podemos ver e sentir diretamente o que está acontecendo, portanto é normal ter perguntas e muita curiosidade sobre o bebê que está por vir. Mas não se preocupe que vamos te explicar direitinho tudo o que acontece nessas semanas!
Desenvolvimento Fetal da 1º a 3º Semana
1ª semana de gravidez:
A semana 1 de gravidez se inicia no dia em que sua menstruação aparece. Normalmente, os médicos contam a gravidez a partir desse dia para obter maior precisão em relação à data prevista do parto (DPP). Daí em diante, o corpo se prepara para a segunda semana que é a semana em que provavelmente ocorrerá a fecundação. Se você for do tipo que tem o ciclo regulado, pode ter mais chances de descobrir a gravidez com antecedência. Caso não seja, pode começar agora a conhecer melhor seu corpo e os sinais que ele dá. Os hormônios estão em queda nessa fase, mas logo eles se elevarão afim de dar seguimento no ciclo.
2ª semana de gravidez:
Por volta do 12º a 18º dia do ciclo, quando o óvulo foi amadurecido o suficiente pelo ovário, a ovulação ocorre. O óvulo que cresceu e amadureceu até que o folículo se rompeu, expelindo-o para as trompas, aguardará a chegada dos espermatozoides. Porém, o prazo de validade do óvulo é curto, cerca de 24 horas na trompa à espera pela fecundação.
E não pense que é fácil a jornada dos “peixinhos” até o óvulo. Eles travam uma verdadeira batalha até chegar ao destino. Apenas os mais fortes e mais saudáveis sobrevivem. Ao chegar à trompa onde está o óvulo (ou óvulos) os poucos que restaram tentam penetrar seu interior, mas apenas um consegue. Logo após a entrada do espermatozoide no óvulo ocorre uma mudança na superfície que impede que mais algum deles consiga entrar. Agora os núcleos se fundem dando origem a uma combinação de DNA do pai e da mãe, formando uma nova vida! Está iniciada a 2ª semana de gravidez!
3ª semana de gravidez:
Após a fecundação, o zigoto é formado pelo óvulo e pelo esperma através da combinação de DNA do pai e da mãe. Na 3ª semana de gestação, as duas células que se encontraram começam a se multiplicar, dividindo-se muito rapidamente conforme avança no caminho rumo ao útero. Finalmente, de 7 a 17 dias depois da fecundação, o novo ser chega ao útero e começa a procurar no endométrio um cantinho macio e de grossa espessura para se fixar. Dá-se início, então, à nidação2!
Esse processo de implantação pode levar um tempo e só depois disso o HCG é identificável no organismo. Após a implantação, o zigoto se divide em 2 partes: uma delas se tornará a estrutura que o bebê terá para se formar adequadamente, como a bolsa amniótica, e a outra parte se desenvolverá como o bebê. A 3ª semana de gravidez é decisiva para o feto.
Como a mamãe está se sentindo…
A chamada nidação pode acarretar em um sangramento de pequena quantidade ou até em um corrimento rosa em certas mulheres, mas é relativamente baixa a porcentagem que tem esse sinal sanguinolento3. Comigo aconteceu de forma discreta e gerou confusão com o início de uma menstruação. Portanto, se houver um sangramento mínimo e sem fluxo, faça um teste assim que possível. Essa é uma situação que costuma gerar dúvidas entre as mulheres: “minha menstruação só veio dois dias, posso estar grávida?”. Então, fazer o teste é a melhor alternativa e você encontra testes de gravidez de alta sensibilidade da Famivita, que detectam o HCG até 3 dias antes do atraso menstrual, aqui.
Apesar de não haver sintomas aparentes, é comum que algumas mulheres tenham cólicas nesta fase. Após fixar-se no fofinho útero, a gravidez começa de fato e metade das células formarão o bebê e a outra metade a placenta e a bolsa amniótica, que abrigará, alimentará e sustentará de oxigênio e nutrientes o(s) embrião(ões) por toda a gestação.
Dúvidas das Leitoras:
Como fica o útero nas primeiras semanas de gravidez?
Já nas primeiras semanas o útero fica inchado, sensível e macio e, por começar as transformações, é possível haver cólicas neste período. Sintoma, inclusive, bem comum no primeiro trimestre, quando o corpo está em plena transformação.
Como fica a pele da mulher nas primeiras semanas de gravidez?
Embora o tal brilho da gravidez seja realmente um fato para muitas mulheres, outras já não têm a mesma sorte. Devido ao aumento do volume de sangue na circulação sanguínea, as mulheres tendem mesmo a ficar mais coradas nessa fase, porém o fluxo também pode deixar a pele do rosto bastante oleosa. Assim, muitas mulheres costumam sofrer com acnes e manchas na gestação e precisam redobrar os cuidados com a hidratação e proteção da pele.
Como se alimentar nas primeiras semanas de gravidez?
A boa alimentação é fundamental em qualquer fase da vida de um ser humano, mas durante a gravidez, principalmente nas primeiras semanas, ela tem uma maior responsabilidade. É nas primeiras semanas que todos os nutrientes e vitaminas ingeridos garantirão o desenvolvimento ideal da placenta que será responsável pela nutrição e oxigenação do feto durante toda a gestação. Seguir um cardápio rico em vitaminas e minerais, como o ácido fólico, o ferro, a vitamina B6 e o ômega 3 é essencial. Por isso, é muito importante conversar com o médico sobre um bom polivitamínico. Conheça mais sobre o FamiGesta aqui.
É normal não ter muitos sintomas nessa fase?
Cada corpo e cada gestação é diferente. Muitas mudanças acontecem no organismo nessa fase e é normal já sentir algumas mudanças. No entanto, algumas mulheres não sentem quase nada ou somente sintomas bem sutis. Isso é normal, e não há motivo para se preocupar.
Fotos: Reprodução
Veja Também: Primeiros Dias de Gravidez – Quais São os Sintomas do Início?
Estou grávida hoje fui ao hospital e os médico disse me que daqui a dois dias tinha que ir la para saber se a gravidez ta a ivoluir pk fiz análises na semana passada no sábado e os valores tão iguais ao de hoje que fiz
ResponderQuais são os sintomas mais destacados no início da gravidez?Como saber se estou grávida com o período irregular? É verdade q o excesso de aspirina causa aborto?… obrigada
ResponderOlá ,boa noite .
ResponderSou tentante , tenho sop e estou na luta esperando meu positivo. A médica me receitou metformina e tomei 2 ciclos de indux, hj estou com a menstruação atrasada 38 dias estou sentindo enjôos,cansaço e cólicas . Hoje pela manhã vi um rosado no papel e tô com fisgadas no lado direito. Será q pode ser gravidez ?
Olá Ana, se o ciclo não descer normal, recomendo que faça um teste ou beta quantitativo para ter uma melhor resposta, se for negativo , veja sua medica para avaliação segura no ciclo.
Respondervou deixar abaixo o link de indicação, o beta precisa ver a area de cobertura se for realizado fora do laboratorio .
https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2022-10-26&time=0730
https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/