Sua 30ª semana começa

30 Semanas de Gestação

Sua 30ª semana começa

29
31
30/40
Semanas

Faltam 11 semanas

Seu bebê tem tamanho de um repolho.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O crescimento começa a pausar, já que o foco agora é ganhar peso. Como está grande, pode começar a se movimentar um pouco menos. Quando se preocupar com os movimentos? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento A sensibilidade ocular do bebê está cada vez mais aguçada e ele já responde a estimulos de luz.
  • Agenda A partir desta semana as consultas de pré-natal serão quinzenais para melhor acompanhamento.


DIA 1 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Já arrumou a mala da maternidade? A maioria das maternidades fornece uma lista dos itens que devem ser levados na mala da maternidade. Não deixe para a última hora, já é momento de começar a deixá-la arrumadinha

DIA 2 • DA SEMANA 30

#

Uma das situações que pode ocorrer na reta final e ocasionar o parto prematuro é a bolsa protusa. Mesmo sendo um grande alarme, é possível contornar a situação se constatada a tempo. Por isso, as consultas de pré-natal são indispensáveis… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Na reta final é muito comum as gestantes reclamarem dos inchaços, principalmente nas pernas e pés. Evite ficar muito tempo de pé, caminhar muito e se possível mantenha as pernas elevadas para melhorar a circulação. Alimentos com o mínimo de sal possível também ajudam a evitar inchaços

DIA 4 • DA SEMANA 30

A montagem da mala da maternidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Se tiver a lista da maternidade com os itens que deve levar facilita ainda muito mais. Organize em pequenos saquinhos que podem ser de TNT. Isso facilitará no hospital.

DIA 5 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: O consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que em baixa quantidade, não é recomendado durante a gravidez . Todo alimento e bebida ingerido na gestação entra em contato com a corrente sanguínea, e inevitavelmente vai para o bebezinho. Tenha cautela com o que ingere nesta fase!

DIA 6 • DA SEMANA 30

#

Se necessitamos de cuidados até com medicamentos para tomar na gravidez, imagine com drogas? O consumo de drogas no período gestacional coloca o bebê em contato direto com essas substâncias e torna o bebê um dependente químico indiretamente, sem escolhas… Continuar Lendo

DIA 7 • DA SEMANA 30

IMPORTANTE: Agora no terceiro trimestre, muitas gestantes se sentem indispostas e até mesmo com pouco equilíbrio devido ao tamanho da barriga. Se está sentindo esses sintomas, evite caminhar na rua sozinha. Dessa forma evitará acidentes desnecessários e perigosos para essa fase.

caixa de informações chave:

  1. Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,700 a 2 kg! Como está grande, e o seu desenvolvimento fetal é impressionante.
  2. Nas 30 semanas de gravidez, o desenvolvimento do bebê está marcado pela evolução de sua sensibilidade ocular, e já é possível responder aos estímulos de luzes jogadas sobre a barriga.
  3. Ainda não tem controle total sobre as suas mãos, mas é capaz de segurar o cordão umbilical e puxar seus cabelos quando encontrá-los.
  4. A partir de agora seu crescimento irá ficar mais lento e o foco é ganhar peso, e isso será bem rápido até o nascimento.
  5. À partir da 30ª semana as consultas deverão ser quinzenais e não mais mensais como antes. Em alguns casos o médico solicita consultas semanais, depende da saúde da mãe e bebê.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 30 Semanas de Gestação

Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,700 a 2 kg! Como está grande, e o seu desenvolvimento fetal é impressionante. Está ficando cada vez mais gordinho, porém tem apenas cerca de 2% do seu peso em gordura. Mede cerca de 39,9 cm e é muito ativo. Não deixe de conversar com o bebê, ele já ouve e o som da sua voz faz muito bem a ele, o acalma e acalenta.

30 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Nas 30 semanas de gravidez, o desenvolvimento do bebê está marcado pela evolução de sua sensibilidade ocular1. Agora já é possível que ele responda aos estímulos de luzes jogadas sobre a barriga e diferencie a iluminação quando clara ou escura. Seu corpo e membros que já estão totalmente formados, desenvolvidos e bem gordinhos. Agora possuem unhas nos pés.

Com 30 semanas de gravidez o bebê ainda não tem controle total sobre as suas mãos, mas é capaz de segurar o cordão umbilical e puxar seus cabelos quando encontrá-los. Nesta etapa o bebê está dividindo espaço com cerca de 1 litro de líquido amniótico, que tem extrema importância para sua sobrevivência no útero. Esse líquido irá reduzir naturalmente, acompanhando o crescimento do bebê. Ele deve ser monitorado através dos ultrassons solicitados pelo obstetra.

Seus pulmões, assim como seu sistema respiratório e digestivo, já estão aptos para trabalhar2. A partir da 30ª semana de gestação, agora seu crescimento irá ficar mais lento. O foco é ganhar peso, e isso será bem rápido até o nascimento. Sua pele já é lisa e rosada devido ao acúmulo de gordura que ele já possui abaixo da pele. É possível que sinta os movimentos ficarem mais lentos, mas não se preocupe, é normal. Isso é devido ao pouco espaço que o bebê passa a ter com seu crescimento.

Como a mamãe está se sentindo

Se sentindo mais pesada? Quantos quilos você ganhou até agora? O normal e mais indicado é ganhar de 9 a 12 quilos durante a gravidez. Não exagere, mas também se permita alguns luxos alimentares na gravidez. Ao longo das 30 semanas de gestação, a mamãe sempre precisa se alimentar bem, de 3 em 3 horas.

À partir da 30ª semana as consultas deverão ser quinzenais, e não mais mensais como antes. Em alguns casos o médico solicita consultas semanais, mas isso vai depender do estado de saúde de mamãe e bebê.

Sua barriga já está bem grande e pesada, e isso ocasiona muito cansaço e indisposição. Seu humor que havia se estabilizado volta a ser um incômodo, já que tem momentos de tristeza que te invadem sem motivos.

Tente não se cobrar tanto, descansar sempre que puder e se cuidar. Passar um dia no salão de beleza cuidando das unhas, do cabelo e da pele pode ser uma boa opção para se sentir melhor e mais mulher. Não esqueça que mesmo grávida é possível manter sua beleza e autoestima no alto.

Às 30 semanas de gestação, um novo sintoma pode começar a bater à sua porta: a dificuldade para respirar. Isso é resultado do peso do útero pressionando o diafragma3. Mas daqui alguns dias irão amenizar, já que com o bebê descendo e encaixando no quadril a respiração se normaliza. Aguente firme, falta pouco agora!!

Fatores externos

As roupas estão cada vez mais apertadas e nada fica bom? Isso faz com que não tenha nem vontade de sair de casa e você fique ainda mais irritada. Procure usar roupas mais confortáveis e não se preocupar tanto com isso. Afinal, a gestação esta quase chegando ao fim e em breve tudo voltará ao normal ou quase isso.

Foto: jusbrasil, Kit4na

29
31
30/40
Semanas

Faltam 11 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

483 respostas para "30 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Debora 10.06.2022

    Minha ultima mestruacao foi dia 2 de novenbro de 2021 que dia sera mais proximo pro nasimento do bebe estou com 29 semans e 3 dias

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 10.06.2022

      Olá pela sua DUM:
      Sua última menstruação começou no dia 2 de novembro 2021
      A fecundação ocorreu por volta do dia 16 de novembro 2021
      Baseado na sua última menstruação, hoje você está com 31 semanas de gravidez!
      Parabéns! Seu neném vai nascer perto do dia 9 de agosto 2022 (data prevista para o parto) no signo de Leão

      Responder
      • Visitante
        Aline 12.10.2022

        Não lembro da minha última menstruação
        E minha obstetra nem se quer me fala o dia em que é previsto a chegada da minha bebê.
        Estou de 30 semanas poderia me ajudar? Obrigado

        Responder
        • Equipe FV
          Gislaine Ribeiro 13.10.2022

          Olá Aline, quando fez o exame ? preciso da da