Os sintomas de gravidez e de TPM são muito parecidos você já percebeu? E algumas vezes são tão reais que confundem para valer a mulher! TPM ou gravidez? Como diferenciar uma coisa da outra?

A TPM é um acontecimento que gera sintomas bem incômodos para muitas mulheres. Ela é causada pela montanha-russa hormonal do ciclo, e pode ter sintomas tanto físicos quanto emocionais. Não há uma regra para a TPM: para algumas mulheres ela vai se apresentar apenas como uma leve dor de cabeça, enquanto que para outras pode provocar muita irritação e até depressão, além de enjoos e sensibilidade nos seios. Esses dois últimos sintomas lembram os sintomas de gravidez, não é?

É possível sim confundir TPM e gravidez, pois os sintomas são causados por um mesmo hormônio, a progesterona!1 E os sintomas podem começar logo após a ovulação, quando há um aumento considerável da progesterona no corpo. Assim, pode ocorrer uma elevação da temperatura, irritação e até mesmo náuseas! Aí a mulher pensa: sinto cólicas mas a menstruação não vem, o que está acontecendo? Por isso, vale a pena conhecer bem os sinais que o corpo dá. Veja abaixo os sintomas mais comuns da TPM que podem ser confundidos com a ovulação:

Sintomas da TPM e da Ovulação

O ponto é que, para muitas mulheres que querem engravidar, esses sintomas se tornam um tormento. Como saber se é sinal da ovulação, menstruação ou gravidez?

IMPORTANTE: Antes de sair comemorando a gravidez, tenha certeza que os sintomas não são de sua menstruação que está para chegar. Só comemore após fazer um teste de gravidez e dar positivo!

Diferenças da TPM Para a Gravidez?

Ponto 1 – As cólicas: Essas podem ser muito frequentes na TPM e alguns dias antes de menstruar a mulher já sente as dores abdominais. Porém, em caso de gravidez elas persistem mesmo durante o atraso menstrual. Por isso, é fácil determinar a diferença entre a cólica menstrual e a cólica de gravidez.

Ponto 2 – As náuseas: Elas tendem a reduzir assim que o período chega, ou seja, quando a mulher sangra. E embora não sejam tão comuns na TPM, podem sim acontecer e piorar quando há uma gravidez.

Ponto 3 – A progesterona: Assim como o estrogênio, este hormônio pode causar desconforto nas mamas e, principalmente, nos bicos dos seios. Com a chegada do período menstrual, os sintomas reduzem porém, podem se intensificar na gravidez, assim como as náuseas.

Ponto 4 – O sono: Esse pode ser um dos principais indícios da gravidez!2 Embora ele seja também um dos sintomas para a TPM, a grávida é a maior vítima do sono! Esse sintoma pode perdurar até a 12ª semana enquanto que na pré menstruação ficar até 2 ou 3 dias antes do sangramento.

Ponto 5 – Fome: Este sintoma pode ser controverso pois cada organismo reage de uma forma. Algumas mulheres podem perder totalmente o apetite, enquanto que outras tê-lo aumentado com a TPM. Mas uma coisa é fato para todas: na gravidez o apetite tende a aumentar mesmo que o enjoo insista em permanecer.

Ponto 6 – Sentimentos: Esses podem confundir muito a mulher que procura respostas entre TPM ou gravidez. No pré-menstrual, a mulher pode se sentir irritada e brava enquanto que na gravidez muito mais sensível e chorona.

Ponto 7 – Dores abdominais: As dores abdominais podem ocorrer em ambos os casos pois a cólica menstrual é muito semelhante à cólica que o corpo lúteo proporciona. Porém, o corpo lúteo provoca cólica em apenas um dos lados, bem na altura dos ovários, enquanto que na TPM a cólica é mais homogênea e afeta o baixo ventre.3

O fato é que, para distinguir os sintomas de TPM dos de gravidez, deve-se conhecer muito bem o seu corpo. Em casos de ciclo inusitado, aguarde o atraso e então realize um teste de confiança. Normalmente, com 5 dias de atraso em ciclos regulares ou 20 dias após o período fértil para ciclos irregulares, já se consegue detectar o HCG no sangue ou urina da mulher. Existem testes de gravidez com maior sensibilidade ao HCG e que conseguem detectar a gravidez antes mesmo do atraso como, por exemplo, o teste de gravidez da marca Famivita que tem sensibilidade de 10 mUI.

TPM ou gravidez? Preste atenção aos sinais que o seu corpo dá!

Dúvidas das Leitoras:

Quando ocorre a TPM?

Os sintomas da TPM podem variar de mulher para mulher, assim como o momento em que eles surgem. Normalmente, os sinais incômodos da TPM ocorrem entre 5 a 11 dias antes de descer a menstruação e têm por sinais mais evidentes as alterações de humor, a irritabilidade, o desejo por alimentos doces, o inchaço abdominal, a sensibilidade nas mamas e as crises de enxaqueca.

Grávida tem TPM?

A TPM (tensão pré-menstrual) não ocorre em  mulheres grávidas, porém alguns sint