Às vezes a ficha só cai que o positivo realmente chegou com as mudanças no corpo durante a gravidez. E essas mudanças podem começar mesmo antes do positivo, gerando aquela desconfiança de que uma nova vida está chegando.

Quando Ocorrem as Mudanças?

As maiores mudanças acontecem a partir da 12ª semana de gestação. Embora o inchaço hormonal apareça muito antes, lá por volta da 8ª semana, a barriguinha característica da gravidez começar despontar a partir da 15ª semana em mulheres que estão em sua primeira gestação. Já aquelas que estão na segunda gravidez, podem notar algumas mudanças acontecendo mais rapidamente1.

A mudança no corpo mais esperada com certeza é o crescimento da barriga e, junto dessa principal transformação, muitas outras vem associadas. O corpo muda rapidamente devido aos hormônios e de uma semana para outra, repentinamente, o seio pode ficar mais avantajado, o bumbum maior, o sono tornar-se constante, aquela fome estar sempre presente … As mudanças podem ser mais radicais em algumas mulheres e em outras acontecer gradativamente ao longo da gestação.

Principais Mudanças na Gravidez

Algo que muda no início da gravidez é a temperatura corporal, que aumenta um pouquinho2. Às vezes, a grávida pode se sentir bem quente, com um fogacho repentino e uma sensação de calor nas mãos e pés. Outra mudança clássica no corpo durante a gravidez são as famosas e, porque não dizer temidas, náuseas.

Mudanças Esperadas

As alterações hormonais podem causar náuseas, os conhecidos enjoos, refluxo (vômito) e até mesmo fortes crises de azia. Agora, algumas mudanças no corpo durante a gravidez que não são tão conhecidas são as dores iniciais. A grávida pode sim sentir muita dor no início da gravidez como cólicas, sensação de peso nas costas e pernas e dores no pé da barriga, que pode ficar bem enrijecida. Sintomas bastante parecidos com o de uma menstruação chegando e, para quem tem TPM, bem familiares.

Alteração no paladar pode ou não acontecer, mas quando acontece os seus alimentos favoritos acabam se tornando motivo de mal estar. Principalmente alimentos com cheiros característicos como café e alho. Até mesmo o seu perfume mais querido pode se tornar absurdamente nauseante3.

A frequência da evacuação também costuma se tornar um problema, diminuindo bastante. Vale destacar que para algumas mulheres o aspecto das fezes muda durante a gravidez, ficando mais líquidas do que o usual4.

Passada a fase de mudanças iniciais, as mais evidentes e características da gravidez chegam para ficar: aumento dos seios, perda da cintura, rosto mais cheio devido às alterações hormonais e ganho de peso.

Desconfortos

As veias dos seios e do corpo como um todo podem ficar mais escuras, devido à maior circulação de sangue. É comum também o escurecimento das auréolas e o aparecimento da linha nigra. Vale destacar que algumas mudanças no corpo não são nada agradáveis. Os gases, por exemplo, podem aumentar, e muito, causando desconforto e constrangimentos.

Pode ser esse aumento dos gases uma explicação para sensações no corpo que lembram os movimentos de um bebê, mas em mulheres na primeira gestação os movimentos ficam evidentes somente a partir da 16ª semana de gravidez.

Algumas gestantes podem sentir desconfortos durante o ato sexual também. E não é porque está grávida que tem que deixar de namorar e ter prazer, exceto se for proibido por recomendação médica. Se a questão é falta de lubrificação, o que é bem comum devido à variação hormonal nessa fase, pode-se utilizar gel lubrificante para melhorar o namoro. Recomendamos o FamiGel, seguro para gestantes e que tem a consistência igual ao muco natural da mulher.

Mudanças da Grávida que a Deixam Mais Iluminada

A pele e cabelos mudam, ficando mais oleosos ou secos, além da presença do cloasma que para algumas mulheres pode se tornar um pesadelo pelas manchas no rosto e no corpo. A pele e o cabelo podem ficar lindos durante a gestação.

Mudanças do Segundo Trimestre

No segundo trimestre, as pernas também são alvo das mudanças no corpo. Em algumas grávidas, as varizes e os vasos podem aparecer devido à alteração na circulação sanguínea. O caminhar da mulher fica diferente e o famoso “andar como pata” se deve ao peso da barriga sobre a coluna. Na busca do equilíbrio, andar com as pernas meio abertas pode ajudar bastante, mas a mulher fica parecendo uma patinha, muito charmosa é claro!

Mudanças no Terceiro Trimestre

O inchaço