Sua 17ª semana começa

17 Semanas de Gestação

Sua 17ª semana começa

16
18
17/40
Semanas

Faltam 24 semanas

Seu bebê tem tamanho de um abacate.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seus primeiros dentes começam a surgir como brotos dentários na gengiva e seu corpo está mais gordinho. Você sabe a importância do ácido fólico para o desenvolvimento do seu bebê?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento É iniciada a produção do vérnix protetor da pele por todo corpo do bebê.


DIA 1 • DA SEMANA 17

#

Com as alterações hormonais na gravidez, a pele também pode sofrer com essas mudanças e ficar mais oleosa que o normal. Com isso, a aparição de acnes e espinhas acaba sendo automático. Alguns cuidados podem ajudar, como sempre manter a pele limpa e utilizar somente hidratantes sem óleo… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 17

#

A escolha do nome de um filho é um dos momentos mais marcantes e de maior responsabilidade no mundo da maternidade. Ainda bem que os pais têm 9 meses pela frente para tomar a decisão com cuidado e com muito amor… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 17

#

Escolher os padrinhos de um filho é uma tarefa muito complicada e que envolve diversos fatores. A decisão deve ser tomada pelo casal e com a certeza da presença e acompanhamento no crescimento do bebê pelas pessoas escolhidas para essa tarefa de tanta responsabilidade… Continuar Lendo

DIA 4 • DA SEMANA 17

Na gestação é normal ocorrerem desejos esquisitos por comida. Vontade de algumas misturas um tanto quanto exóticas, e outras bem peculiares como “comer tijolo”. Algumas pessoas acham que é frescura de grávida, quando na verdade tem uma explicação para isso acontecer.

DIA 5 • DA SEMANA 17

#

Mulheres que fazem uso de progressiva costumam se preocupar durante a gestação por serem forçadas a deixar os cuidados com o cabelo. Porém, existem alguns métodos que são apropriados para o uso de gestantes. Com total cautela ao ver a composição dos produtos, podem dar continuidade nos cuidados com suas madeixas… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 17

IMPORTANTE: Parece cedo ainda, mas você já escolheu a maternidade? A escolha deve ser bem antecipada para ter tempo de visitar todas que quiser antes de escolher a ideal para vocês. Não esqueça que não é só conforto que deve analisar, mas verificar a questão da distância.

DIA 7 • DA SEMANA 17

#

O ganho de peso na gravidez é algo inevitável, porém motivo de grande preocupação. Deve ocorrer de forma equilibrada entre os meses gestacionais. Isso evita problemas futuros pelo excesso de peso, como é o caso da pressão alta e a diabetes gestacional, além dos desconfortos do corpo… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. O bebê com 17 semanas de gestação pode medir 13 cm e pesar cerca de 140 gramas.
  2. Seu bebê começa a ficar mais gordinho porque agora a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso.
  3. Seus primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar e nesta semana o cálcio é mais que necessário para o melhor desenvolvimento do bebê.
  4. Agora já sem enjoos e com os hormônios absurdamente altos, a barriga já dá sinal e passar na fila preferencial já está mais fácil.
  5. Nessa fase em que o útero está em expansão, os ligamentos estão se abrindo para a passagem do bebê e acomodação do útero.
  6. Talvez essa seja uma das fases mais proveitosas da gestação, onde os maus estares deram trégua, o sono excessivo também não é mais um grande incômodo e você esta mais disposta.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 17 semanas de gestação

O bebê com 17 semanas de gestação pode medir 13 cm e pesar cerca de 140 gramas. Um gigante se compararmos com as duas células que deram origem a ele. Agora já se inicia a produção de vérnix, espécie de pomada natural e branca que protege a pele do bebê do líquido amniótico1.

O vérnix também ajuda o bebê a sair pelo canal vaginal no parto. Seu bebê começa a ficar mais gordinho porque agora com 17 semanas de gravidez a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso devido ao desenvolvimento fetal estar a todo vapor!

O que se desenvolve essa semana no bebê?

O acúmulo de gordura corporal nesta semana é um marco importante, já que será através dele que o bebê conseguirá manter o calor do corpo. Com 17 semanas seus pulmões já estão formados. Ele já possui traqueia, bronquíolos e brônquios, mas ainda não é possível funcionar normalmente porque falta se formar os alvéolos2.

Seus primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar, e nesta semana o cálcio é mais que necessário para o melhor desenvolvimento do bebê. Nesta etapa o cálcio será usado para fortalecer os ossos e dentes3. O bebê nesse estágio das 17 semanas de gestação se mexe sem parar, porém nem sempre a mãe consegue sentir, principalmente se for a primeira gestação. Mas em breve você sentirá borboletas batendo suas asas dentro de seu ventre e esse será o primeiro sinal de muitos chutes e peripécias que ele irá fazer dentro de você.

Como a mamãe está se sentindo

Para aproveitar essa fase tão gostosa da vida da mulher, agora já sem enjoos e com os hormônios absurdamente altos, com 17 semanas de gravidez a barriga já dá sinal e passar na fila preferencial já está mais fácil. Embora toda gestante tenha o direito desde o positivo, muitas mamães têm receio de exercê-lo.

Para a mamãe nessa fase do desenvolvimento, com 17 semanas de gravidez, pode ser mais fácil perceber alguns movimentos do bebê. Mas isso é relativo, vai depender da posição dele dentro do ventre. Se você precisa fazer amniocentese, essa fase é a ideal. Esse exame detecta a presença do cromossomo responsável por malformações como a síndrome de down por exemplo.

Dores da mamãe

Mamãe,nessa fase as dores pélvicas podem aparecer. Ou se você já anda sentindo algum incômodo, ele pode ficar mais intenso. Nessa fase das 17 semanas, seu útero está em expansão, os ligamentos estão se abrindo para a passagem do bebê e acomodação do útero.

Como já dito em outra oportunidade, os órgãos se reestruturam dentro do corpo da grávida e isso pode trazer algum desconforto devido ao desenvolvimento fetal nas avançadas 17 semanas de gestação. Algumas mamães podem sentir dores de dente, ou mesmo sangramento gengival. É muito normal que isso ocorra já que a circulação de sangue nos vasos se torna muito intensa. O ideal é procurar um odontologista e seguir as orientações.

Um sintoma bem comum de ser iniciado nas 17 semanas de gravidez é a azia. Esse sintoma era ligado desde os tempos de nossos avôs com a quantidade de cabelos que o bebê terá, mas acredite, isso não passa de uma crença e não foi encontrada nenhuma ligação. Ondas de calor também são comuns ao longo do dia e essa sensação ocorre devido ao aumento de progesterona no organismo.

Fatores externos

As 17 semanas de gravidez, talvez seja uma das fases mais proveitosas da gestação. Agora os mal estares deram trégua, o sono excessivo também não é mais um grande incômodo e você está mais disposta. E o melhor de tudo, se sentindo linda e especial.

Aproveite o momento para cuidar da pele, do cabelo ou para procurar um exercício físico recomendado para a gestação. Além de auxiliar na preparação para o parto, te fará bem para a saúde física e mental e ajudará no controle de ganho de peso.

Fotos: Infomaternal, Edu, Sentiresperar

16
18
17/40
Semanas

Faltam 24 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

702 respostas para "17 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Bianca 20.10.2022

    Olá!
    Estou com 17 semanas e fiz a eco e o médico achou meu útero baixo, após ele medir disse que está um pouquinho, mais que mas próximas ecos temos que cuidar pra ver se subiu, fiquei preocupada. Isso é normal ou não?
    Obrigada

    Responder