O bebê com 17 semanas de gestação pode medir 13 cm e pesar cerca de 140 gramas. Um gigante se compararmos com as duas células que deram origem a ele. Agora já se inicia a produção de vérnix, espécie de pomada natural e branca que protege a pele do bebê do líquido amniótico1.
O vérnix também ajuda o bebê a sair pelo canal vaginal no parto. Seu bebê começa a ficar mais gordinho porque agora com 17 semanas de gravidez a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso devido ao desenvolvimento fetal estar a todo vapor!
O que se desenvolve essa semana no bebê?
O acúmulo de gordura corporal nesta semana é um marco importante, já que será através dele que o bebê conseguirá manter o calor do corpo. Com 17 semanas seus pulmões já estão formados. Ele já possui traqueia, bronquíolos e brônquios, mas ainda não é possível funcionar normalmente porque falta se formar os alvéolos2.
Seus primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar, e nesta semana o cálcio é mais que necessário para o melhor desenvolvimento do bebê. Nesta etapa o cálcio será usado para fortalecer os ossos e dentes3. O bebê nesse estágio das 17 semanas de gestação se mexe sem parar, porém nem sempre a mãe consegue sentir, principalmente se for a primeira gestação. Mas em breve você sentirá borboletas batendo suas asas dentro de seu ventre e esse será o primeiro sinal de muitos chutes e peripécias que ele irá fazer dentro de você.
Como a mamãe está se sentindo
Para aproveitar essa fase tão gostosa da vida da mulher, agora já sem enjoos e com os hormônios absurdamente altos, com 17 semanas de gravidez a barriga já dá sinal e passar na fila preferencial já está mais fácil. Embora toda gestante tenha o direito desde o positivo, muitas mamães têm receio de exercê-lo.
Para a mamãe nessa fase do desenvolvimento, com 17 semanas de gravidez, pode ser mais fácil perceber alguns movimentos do bebê. Mas isso é relativo, vai depender da posição dele dentro do ventre. Se você precisa fazer amniocentese, essa fase é a ideal. Esse exame detecta a presença do cromossomo responsável por malformações como a síndrome de down por exemplo.
Dores da mamãe
Mamãe,nessa fase as dores pélvicas podem aparecer. Ou se você já anda sentindo algum incômodo, ele pode ficar mais intenso. Nessa fase das 17 semanas, seu útero está em expansão, os ligamentos estão se abrindo para a passagem do bebê e acomodação do útero.
Como já dito em outra oportunidade, os órgãos se reestruturam dentro do corpo da grávida e isso pode trazer algum desconforto devido ao desenvolvimento fetal nas avançadas 17 semanas de gestação. Algumas mamães podem sentir dores de dente, ou mesmo sangramento gengival. É muito normal que isso ocorra já que a circulação de sangue nos vasos se torna muito intensa. O ideal é procurar um odontologista e seguir as orientações.
Um sintoma bem comum de ser iniciado nas 17 semanas de gravidez é a azia. Esse sintoma era ligado desde os tempos de nossos avôs com a quantidade de cabelos que o bebê terá, mas acredite, isso não passa de uma crença e não foi encontrada nenhuma ligação. Ondas de calor também são comuns ao longo do dia e essa sensação ocorre devido ao aumento de progesterona no organismo.
Fatores externos
As 17 semanas de gravidez, talvez seja uma das fases mais proveitosas da gestação. Agora os mal estares deram trégua, o sono excessivo também não é mais um grande incômodo e você está mais disposta. E o melhor de tudo, se sentindo linda e especial.
Aproveite o momento para cuidar da pele, do cabelo ou para procurar um exercício físico recomendado para a gestação. Além de auxiliar na preparação para o parto, te fará bem para a saúde física e mental e ajudará no controle de ganho de peso.
Fotos: Infomaternal, Edu, Sentiresperar
Olá!
ResponderEstou com 17 semanas e fiz a eco e o médico achou meu útero baixo, após ele medir disse que está um pouquinho, mais que mas próximas ecos temos que cuidar pra ver se subiu, fiquei preocupada. Isso é normal ou não?
Obrigada
Olá, Bianca, sim normal , pode sim acontecer, recomendo que siga as orientações de seu medico por segurança e aguardar as próximas eco.
Responder