A anestesia raquidiana pode parecer um bicho de 7 cabeças e assustar algumas gravidinhas, mas confesso que não é tudo isso. Ultimamente, com o desenvolvimento da medicina as anestesias estão mais adaptadas e confortáveis ao uso. Além disso, dependendo da modalidade de parto escolhida, o tipo de anestesia que você irá tomar varia.
Nas cesáreas costuma ser a raquidiana mesmo, se bem que no meu último parto a anestesia foi combinada, uma parte raqui e a outra peridural1. Sem dúvidas, foi a melhor recuperação entre os 3 partos que tive. Mas o medo é normal, ainda mais quando é o primeiro parto e a gente chega na sala de cirurgia super apreensiva e sem saber ao certo o que esperar. Mas saiba que todos os médicos são muito bem preparados para o procedimento, viu? Lembro também que o anestesista fez uma série de perguntas, que acredito serem de praxe.
Como é Aplicada a Raquidiana?
Esta é uma pergunta comum e de fácil resposta. A raqui ou raquidiana é aplicada na baixa coluna. Eu mesma tomei na lombar, para não subir na hora da cirurgia.
A Raqui Dói?
Normalmente, a raqui não dói, pois antes da aplicação o médico passa um anestésico tópico, que ameniza ou até mesmo evita a dor. Na sequência, uma canaleta bem fina e longa, mas maleável, é introduzida entre as vértebras da coluna, no liquor. Algumas mulheres sentem um calor descendo pelas pernas, outras uma sensação de peso, mas há quem diga que não sentiu nada.
<
Anestesia Raquidiana Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais da raqui podem ser sentidos ainda na sala de parto: pressão baixa, sensação de não conseguir respirar, peso no peito e tontura.2 Mas devemos lembrar que o médico está ali justamente para ajudar, e amiga, não se preocupe é passageiro.
Outros possíveis efeitos colaterais da raqui são formigamento no pós-operatório, tremores sem sensação de frio e coceira ou irritação na pele algumas horas após a aplicação da anestesia. Algumas mamães sentem muito frio, o que também é comum. Eu experienciei a maioria desses sintomas, mas foram em diferentes ocasiões e não todos ao mesmo tempo. Posso afirmar com certeza que não é nenhum fim do mundo, passa rápido!
Contras da Raqui
Um contra da raqui é na hora da amamentação3. Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo. Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório.
Recentemente, o tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas às vezes é pedido somente 6 horas de repouso. Além disso, há uma série de medidas que podem ser tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui, todas elas muito eficazes.
A raqui é indicada para cesarianas mas também é uma opção em partos normais por ser um anestésico imediato. Enfim, a raqui parece ser a vilã do parto, mas na verdade ela é ótima. Converse com o anestesista previamente e tire todas as suas dúvidas. Com certeza você ficará mais tranquila!
Dúvidas das Leitoras:
Anestesia raqui pode deixar sequelas?
Dependendo da situação, podem sim haver sequelas, ou efeitos colaterais. Não é tão comum, mas um dos efeitos colaterais da aplicação da raqui entre as vértebras, por exemplo, são as dores crônicas na cabeça. Antigamente, os riscos se estendiam até para uma possível perda de movimentos nas pernas, devido à grossura da agulha utilizada. Hoje em dia, como a agulha é muito fina esse risco é praticamente nulo.
Veja também: Parto cesárea Eu fiz!
Foto: Andres Rueda
Como saber quantas anestesias eu tomei no parto cesaria até uma delas pegar?
ResponderFiz cesaria fazem 7 dias.
ResponderEstou com os pés inchados e com umas bolinhas de água que coçam e se alastram pras demais partes do corpo. Seria da anestesia? Médico me receitou cefalexina também.
Bom dia.
ResponderEu fui fazer uma serugia da bexiga ano passado em Agosto. E foram 21 tentativas da esquia e a nestesia não pegou
Depois disso tenho dores fortes na coluna, e fortes dor de cabeça dia e noites.
A rack foi tranquila , o que acabou comigo foi o anestesista que parecia estar deitado e furou o osso da minha coluna umas 8 x depois disso minhas costas nunca mais foi a mesma é uma dor horrível.
ResponderCada parto é particular para cada mãe. Não se pode generalizar que a Raqui é ótima. Cada mãe sente de um jeito e pode ser ruim sim. Importante mesmo é a mãe se informar, conversar com seus médicos e seguir com confiança na equipe conhecendo riscos e possibilidades de efeitos. E se sentir mal não é drama!
ResponderNa minha primeira gestação a raqui não pegou direito, senti muita dor e os médicos mexendo em mim, muita dor de estômago, fui amarrada pq me mexia muito querendo até mesmo levar as mãos, parecia estar numa mesa de tortura, desde o início falava que tava sentindo dor, mas não acreditavam em mim, falavam que era coisa da minnha cabeça e que tava tendo ataque de pânico. Na minha segunda gestação relatei esse ocorrido pra anestesista e ela fez muitos testes antes de ter certeza e realmente ela confirmou o que passei da primeira vez, pois um lado meu corpo reagia nos testes como se eu não estivesse anestesiado, então foi aplicada novamente e aí sim foi tudo tranquilo sem sentir nada, agora estou grávida pela terceira vez e confesso estar com um pouco de medo.
ResponderA minha raque subiu quase morri, começou formigar as mãos e foi pra cima,até que não consegui respirar, acordei entubada
ResponderMinha filha passa mal e até desmaia nos procedimentos invasivos (injeção e cateter para coletas ou medicamento) gostaria de saber se na hora do parto for necessário tomar a ráqui ela desmaiar ? Ela ou o bebê correm algum risco ?
ResponderHoje tenho 2 filhos a mais velha tem 2 anos hj e meu primeiro 6 anos e pense numa dor no osso do bun bum que eu tenho não consigo nem sentar que da choque é augo horrível choro de dor??
Responder10 dias após uma cesária, sinto uma dor insuportável no quadril, ao sentar e levantar é uma verdadeira tortura. Não sei o que fazer para aliviar essa dor.
ResponderMeu parto foi feito a 8 meses atrás no interior uma cidade chamada águas formosas a médica que fez estava com muita raiva de mim por motivos de aceleração do parto então ela aplicou a anestesia perto do bumbum comigo deitada dueu muito ela me furou umas três vezes hoje sinto muita dor na coluna no local d anestesia é normal
ResponderTambém tomei nessa região tambem sinto muitas dores nesse local , fora que sinto meu corpo arder e meus pés esquentarem toda hora ,o médico disse q a agulha pegou no nervo?
ResponderBom dia meninas
ResponderOlha tive meu filho a um ano atraz cesariana
Com 9 dias voltei p a maternidade com infecção de parede onde meus pontos estava aberto.
Novamente passei pela cirurgia e tomei novamente a rack,sentir uma leve dor de cabeça no outro dia devido a eu levantar a cabeça pq as costas aquecia muito e eu n fiquei no ar condicionado.
Porém de lá p cá notem sinto dor nas costa mais logo indentifiquei o problema que n tinha nada haver com a rach o problema se chama *diástase*. Que é a causa de dores na costa de muitas mamãe.
Não diástase não causa dor nas costas são os ossos do púbis a cima da vagina não tem relações com as costas não
ResponderSinto muita dor na coluna, chega travar. Mas quando chega o frio piora. Não sei mais o que fazer. Ainda estou amamentando minha bebê tem 2 meses e tenho um menino de 5 anos, os dois partos foram cesária.
ResponderTem 2 anos que fiz minha cesárea e sinto dores constantes na coluna, de travar real. E além disso, fortes dores de cabeça, que persiste por vários dias. Inclusive comecei a sentir ainda na maternidade.
ResponderMeu bebê tem 1 ano, e após a cesárea parece que fiquei com uma sequela, muita dor na coluna, mas é uma dor de gritar,não conseguir pegar meu filho, nem abaixar, não aguento mais , hj eu limpei casa e atacou mais ainda
ResponderTive uma raqui pra ver se não tinha meningite,e duas cesárias de uns anos pra pra tenho muita dor no lugar das anestesia queima dói quase trava minha coluna e não aguento trabalhar meu fôlego e curto oque posso fazer
ResponderOlá Jesica recomendo que veja um ortopedista e um fisioterapeuta para te orientar em um tratamento seguro
ResponderGente ainda no resguardo comecei a sentir dores nos pés, tem hora que dá câimbra, as vezes dormência nas pernas frente e mãos, e normal levei a anestesia daqui?
Responder