Na formação do bebê, a interação com o sangue da mãe é totalmente interativa. O coombs direto e indireto tem um papel muito importante na saúde de bebês de casais de fator RH (sanguíneo positivo ou negativo), pois, pode detectar anticorpos no organismo materno e é vital para o crescimento saudável desta criança intra útero antes mesmo da sua concepção. Mas o que é coombs direto ou indireto? O que poderia implicar na vida do feto que cresce dentro do ventre dessa mulher?
Para que Serve o Coombs Indireto e Direto
Todos nós humanos temos diferentes tipos de sangue. Tipo A, B, AB ou O e além dessa variação de tipagem ainda existem os fatores positivo e negativo. Na verdade, o que levaremos em consideração não é o tipo do sangue, mas sim o RH positivo ou negativo do pai da criança e do bebê.
O risco existe para a gravidez, quando a mulher RH negativo recebe um gameta do parceiro que é RH positivo e gera então, um bebê com fator RH positivo. Seu corpo pode criar anticorpos contra esse fator RH diferenciado. Por isso, pode expulsar o bebê ou causar problemas como a doença eritroblastose fetal.
A eritoblastose fetal atinge o segundo filho desta mulher. Pois, o primeiro não teria riscos pois não teriam anticorpos suficientes para ultrapassar a placenta. Já na segunda gravidez, esses anticorpos presentes no corpo da mãe, ultrapassam a placenta e destroem as células vermelhas do sangue do bebê após o nascimento.
Para evitar esse problema, a criança deve receber uma transfusão de sangue fator RH negativo para evitar maiores complicações como anemias graves. Este acontecimento não é incomum, por isso, o coombs foi elaborado. Ele serve para detectar possíveis incompatibilidades do organismo contra determinado fator RH através dos anticorpos anti-D presentes na corrente sanguínea da mãe.
O Que o Exame Coombs Evita?
Uma mulher com RH negativo pode sofrer com problemas do feto apenas pelo fator RH do marido ser diferente se houver uma gravidez anterior ou aborto. Por isso, antes de ter uma nova gravidez, a mulher deve fazer um tratamento contra esses possíveis anticorpos. Para detectar os anticorpos, entra em cena o coombs.
A referência para o coombs direto ou indireto é NEGATIVO. Se houver outro resultado além deste, a mulher deverá fazer um tratamento ainda na gravidez, entre as 28 e 33 semanas de gravidez. A gestante após fazer o teste coombs recebe uma injeção de imunoglobulina anti-D.
Como Proceder Caso Seja Positivo?
Para mulheres que estão dando a luz pela primeira vez ou que detectaram que o bebê abortado era de fator RH positivo através do exame coombs, recebem a injeção de imunoglobulina anti-D, após o parto ou o procedimento de curetagem ou pós aborto. A injeção deve ser aplicada em no máximo 72 horas, ou 3 dias após o nascimento.
Para mulheres que sofrem abortos recorrentes, o ideal é que façam o exame de coombs indireto ou direto por ordem médica a fim de descobrir se essa é a causa dos abortos. Normalmente mulheres com RH negativo, são encaminhadas pelo médico assim que o primeiro aborto acontece.
Se o coombs for reagente, então ela deverá ser tratada com a vacina do marido. Essa vacina ajuda ao organismo da mulher a se adaptar ao fator RH positivo, e evita futuros abortos ou nascimentos de crianças com problemas de formação. O resultado esperado que trás alivio para o casal é o o coombs indireto negativo.
Como é Feito o Exame
O exame de coombs é feito em um laboratório rotineiro para exames de sangue, e é colhido através do braço. Não é preciso nenhum tipo de preparação antecipadamente, nem ao menos jejum. Devemos lembrar que o problema pode acontecer se o primeiro filho for de fator RH positivo em mães com RH negativo.
Se o fator do bebê for negativo, não implicará em nenhum tipo de problema para a mulher em gravidezes futuras. A vacina imunoglobulina anti-D é muito eficiente. Ela destrói qualquer probabilidade dos anticorpos de desenvolverem e elimina as chances da doença do próximo bebê acontecer.
Veja também: Exames Pré-Natal – Qual a Importância Deles?
Foto: jepoirrier, amberlynnlane
Eu e o meu marido somos ambos Rh+,estou grávida e deu positivo no coombs indireto,é a minha segunda gravidez o que quer dizer?
ResponderO meu sangue e negativo e do meu esposo e posto pois não tomei a vacina ainda a médica disse só quando ganha
ResponderIsso mesmo primeira gestação e feita a aplicação após o parto, Será realizado alguns exames do bebe para ter certeza do sangue do bebê.
ResponderMeu sangue é O+ é meu esposo A +, tivemos um bebê A- algum problema??
ResponderNão tomei nenhuma Vacina
Meu sangue e Rh -tive meu primeiro filho com 19 anos e tomei a vacina no hospital,pq os exames do posto dizia q era Rh positivo,porém no parto fizeram o exame e descobriram,enfim tomei a vacina,três anos depois tive minha filha e agora 11 anos depois estou grávida de meu terceiro filho,Vou fazer o exame amanhã e tomarei novamente a vacina com 28 semanas.entao pode engravidar sim só ter fé em Deus e tomar a vacina
ResponderQue felicidades. Me traz. Seu comentário, havia pensando. Em ter apenas um.filho. Mas deus é fiel. No momento. Estou no primeiro. Morrendo de medo, mas sei que até aqui deus. Me ajudou.
ResponderBoa sorte meninas.
ResponderOlá. Sou – e meu esposo +. Na minha 1a gestação, meu filho nasceu +, tomei a vacina. Agora, tive um aborto, fiz o combs, deu negativo e tomei a vacina. Tem algum risco para a próxima gestação mesmo com combs negativo e tendo tomado a vacina?
ResponderPode acontecer sim. Mais como você fez o uso da vacina não corre risco.
ResponderBom dia se poder me responder com urgência agradeço eu tenho tipagem sanguínea B+ o médico nem perguntou minha tipagem SUS tá uma merda! Enfim fiz um combs indireto no começo da gravidez que deu negativo e não sei pq me passaram outro e agora veio positivo, não tenho nenhuma doença e tipagem sanguínea é B+ o que pode tá acontecendo?
ResponderMe tirem uma dúvida.
ResponderMeu tipo sanguine e A- e do meu filho A+ e do meu esposo O-.
Fiz o exame de coombs e deu Negativo.
Se eu quiser ter outro filho eu posso.?
Na minha terceira gestação tive um problema de incompatibilidade sanguínea fiz dois exames de coobs indireto e deu positivo eu já estava com 34 semanas . mais quando meu bebe nasceu ele não era positivo ele nasceu o- qual a explicação sobre isso
ResponderNão sei responder, passei por isso nas minhas duas gestações.
ResponderPara o fator Rh existem 2 tipos: homozigoto (onde a pessoa terá 2 genes iguais, sendo positivo ou negativo) e heterozigoto (onde existe 2 genes diferentes, onde a pessoa tera os genes para negativo e positivo juntos, mas o positivo sobressai e a pessoa é tida como Rh positivo).
Na sua gestação, provavelmente seu marido é heterozigoto (totalmente normal). No momento que ele produz espermatozoides, produz com fatores positivos e negativos. Provavelmente seu ovulo foi fecundado com um espermatozoidr para o fator Rh negativo, e juntando com o seu também negativo, deu bebê também será negativo.
Nas suas outras estações, deu marido produziu espermatozoides para o fator Rh positivo, causando incompatibilidade.
Espero que tenha entendido.
ResponderA incompatibilidade também é causada pelo sistema ABO, por exemplo, se a mãe for O e o filho nascer A ou B.
Responder:)
ResponderBeijos obrigada.
ResponderJa vi esplicacoes boas, mas essa publicação me surpreendeu.
ResponderVocês estão de parabéns.
Deus abençoe vocês.
Oi, meu Rh é O- e do meu do meu marido é o+, nossa filha tem o sangue 0+ dele. Na época na sabia nada sobre isso. Agr estamos querendo engravidar. O que eu faço?? Tem algum problema??
ResponderJuliane o seu médico ira instruir.
ResponderGrazielle uma pergunta estou na mesma situação q vc sou o- meu marido a- e minha filha nasceu positivo e a médica disse q não é possível ela ter o sangue positivo o q seu ou sua médica disse ?
Responderola bom dia… Tive minha primeira filha com 18 anos e tenho Rh negativo e ela nasceu Rh + sinceramente na epoca eu não sabia nada sobre o assunto , hoje casei novamente e meu marido tem Rh + e ja tenho 35 anos na ultima semana procurei um ginecologista pois gostaria de engravidar novamente , ele me passou um exame de coombs indireto e ontem tive a infelicidade de levar o exame ao medico e deu reagente , estou arrasada e ele me disse que o mais segura é não engravidar o que eu faço estou totalmente sem chão.
ResponderOlá.. . Meu fator Rh é negativo….o meu ex marido tinha o Rh positivo.. porém minha filha nasceu com Rh negativo…estou grávida novamente.. meu atual esposo é Rh positivo… meu bebê corre algum risco?
ResponderFaça o teste de coombs indireto!
ResponderIsso mesmo possivelmente o médico ira solicitar.
ResponderMeu sangue e o negativo e o da minha primeira filha e a positivo tomei um injeção quando ela naceu mais tenho que tomar outra agora com 28 semana e não sei que e o pai do meu filho por que tive relação com dois mais pra mim tomar precisa do exame do pai mais não sei qual dos dois corro algum perigo
ResponderOla!meu fator RH é negativo eu posso fazer esse exame mesmo sem está grávida?
ResponderTive minha primeira gravidez perdi sou rh- tomei a vacina para a segunda gravidez tive o bebe normal mai nao me deram a vacina na segunda gravidez pois quero engravidar corro risco de perder por nao ter tomado a vacina mais fiz o exame de combs deu negativo
ResponderOlha se não me engano como já tomou. Agora na próxima gestação vão tomar com 8 meses. Porém vale ressaltar que só ia ser preciso se o bebê não for igual a mãe. Se seu filho nasceu igual não é necessário.
ResponderBoa tarde,
ResponderEu e meu marido somos A- e fiz 3 coombs indiretos. O primeiro deu Positivo Anti-M. O segundo deu negativo. E o terceiro deu positivo novamente (1:4).
Saberiam dizer o que poderia ser visto que ambos somos negativos?
Obrigada!
Otimo. Dúvidas esclarecidas, meu fator
ResponderRh – .Obrigada! !!
Oi . Estou grávida de 26 semanas meu tipo sanguino é o-negativo e o meu esposo é B+ positivo fir teste de comúsica indiretorno. …resultado deu negativo…..
Responder???? É bom ou rum. ..????
Parabéns pela gravidez . No Coombs indireto o resultado bom é quando dá Negativo. Se é sua primeira gravidez e você não tem abortos anteriores só se preocupe em tomar a vacina até 72 horas Pos Parto . Senão consulte seu médico
ResponderExcelente explicação,tirou todas as minhas dúvidas. Eu sou fator RH -.
ResponderMeninas tenho RH- sofri um aborto e fiz a vacina de imunoglobulina anti-D, porém foi após 7 dias. (Faz 1 mês que aconteceu)
ResponderHoje fui fazer alguns exames e um deles foi o Coombs Indireto, onde o resultado foi positivo ++. Isso significa que a vacina não fez efeito? É perigoso se engravidar novamente?
Minha consulta é daqui 20 dias, e até lá eu piro.
Olá, sou O- e meu Marido O+, a médica informou que preciso tomar a vacina após 28 semanas de gestação.
Responderalguém sabe onde consigo essa vacina?
tem algum site de busca?
Obrigada!
o sus disponibiliza
ResponderEm hospitais particulares custa em média 700,00!
ResponderRealmente o calor e elevado.
ResponderTive um aborto espontâneo a pouco mais de um ano , tem fator RH sanguíneo negativo , mais tomei a injeção na maternidade após a curetagem , estou grávida novamente de 14 semanas e na 12 semana tive um descolamento dá placenta , será que tem associação com o sangue ,ou pode ser apenas uma nova possibilidade de aborto , também por conta da minha idade , que já está avançando tem 39 anos e já tenho um filho de 13 anos
ResponderCreio que não tenha ligação!
Responderolá! sou Rh negativo e o meu marido é Rh positivo , estou grávida de 37 semanas é minha segunda gravidez, meu primeiro filho tem dez anos e ele é Rh positivo, e não tormei a vacinar imunoglobulina anti.D do primeiro filho. Fez o exame de coombs indireto já três vez todos deu negativo, tem algum risco do meu bebê nascer com algum problema, quais os risco que eu ou o bebê corremos?
ResponderRisco existe sim, mais com acompanhamento medico vai dar tudo certo, passei por isso nas minhas gestações se quiser conto mais para você, me envie um e-mail.
ResponderTenho interesse em informações sobre o assunto. Desde já agradeço.
ResponderOla tive meu primeiro filho a 6 anos por uma serie de enganos achávamos q meu rh era positivo mas infelizmente não é então não tomei a vacina tive uma gravidez química e agora um aborto ai tomei a vacina mas vi q não adianta se eu já tiver sido imunizada estou dezolada pois sonho cm o segundo filho a algo q possa ser feito me ajude por favor
ResponderAline sei que cada caso é um caso. Mais passei por isso. me mande um email que conto minha história.
ResponderMarilia, qual o seu email?
ResponderO coombs é necessário ser feito se a mãe é fator RH positivo e o pai RH negativo
ResponderSim, precisa ser feito,
ResponderMeu sangue e de meu esposo é negativo, o resultado do meu exame deu negativo mas ainda não mostrei ao médico… Terei que tomar vacina?
ResponderNão, somente quando um é positivo e outro negativo.
ResponderOlá! Fiz o exame de coombs indireto em 2012 , é o resultado deu negativo. Se eu fizer novamente pode dar positivo? Estou querendo engravidar.
Respondersim, pois pode ter ocorrido um aborto espontaneo mesmo você não identificando, portanto pode ter ocorrido um contato com Rh sanguíneo diferente, caso raro mas acontece, então é melhor previnir
ResponderMinha esposa esta grávida da 2° gestação. Sou RH + e ela – .Nosso primeiro filho nasceu RH -, agora no exame deu com coombs positivo, ela consegue tomar vacina ou se tomar não terá mais efeito? Minha duvida maior é pq 1° filho deu RH -. Obrigado
ResponderNão estou gestante mas tenho a msm dúvida, pq meu primeiro filho assim como eu é rh -, tenho dúvidas de como proceder numa próxima gestação… Te responderam sobre isso?
ResponderOlá,meu fator rh é – sendo que do meu esposo é + ,meu primeiro filho o fator foi – , não tomei medicamento algum,estou gestante novamente de 12 semanas e meu coombs deu negativo,mesmo meu primeiro filho sendo rh igual o meu ,meu segundo filho pode correr algum risco também???
ResponderNo meu caso eu estou na terceira gestação, a minha primeira foi gemelar o parto foi prematuro e eles não sobreviveram, a segunda meu filho tem.fator Rh positivo e tomei a vacina, qual é a probabilidade nessa gestação de fazer algum mal ao bebê ?
ResponderTodos os estudantes de enfermagem deve ter conhecimentos sobre a importância. Teste de coombs direto ou indireto sera importante para sua vida profissional.
ResponderOlá, meu sangue e A- e meu marido O+! Estou na primeira gestação com 25 semanas, fiz coombs essa semana e deu negativo, quais são meus possíveis riscos? Ou so teria problemas a partir da 2 gestação
ResponderExiste sim alguns riscos, o ideal é no período pós parto tomar uma injeção para qualquer problema em uma futura.
Respondersim geralmente somente na segunda gestação!
Responderolá. sou RH- meu esposo é B+..NA primeira gestação não fui orientada pelo médico q deveria tomar a vacina..em 2015 engravidei depois de 6 anos novamente.tive um aborto com 12 semanas mas desta vez tomei MATERGAN NO hospital depois da curetagem..15 meses depois engravidei novamente agora em outubro de 2016..achei q tudo ocorreria bem, pois tinha tomado a vacina, mas novamente com 12 semanas meu bebê morreu no ventre, o médico me disse q o coração parou de bater e tamanho era imcompatível com o tempo de gestação.estou super triste, não tomei a vacina desta vez me informaram que se engravidar novamente devo toma la imediatamente. mas o médico me falou que mesmo com vacinas toda gravidez será sem sucesso ou terei um bebê doente.
ResponderMais algo esta errado, precisa ser investigado corretamente, eu mesmo também passei pelo mesmo que você meu fator rh é negativo. E consegui engravidar duas vezes na primeira não tomei a vacina, e quando engravidei na segunda fiz acompanhamento mais deu tudo certo graças a deus!
ResponderUm conselho procure um profissional,
Oi meu Rh tbem é negativo e o dele +. Não tomei a injeção. Estou querendo engravidar, o que devo fazer? Tenho que fazer o exame de combbis antes ou depois de engravidar?
ResponderTbm tive 4 abortos este ano de 2016
ResponderOi sou B – e meu esposo O +, temos um filho d 7 anos e tomei a vacina qdo estava d 7 meses e tomei apos o nascimento. 2012 engravidei e perdi ao 5 meses d gestacao porem tomei a vacina.Agora estou gravida novamente de 10 semanas e meu exame d coombs indireto deu positivo ,isso quer dizer q terei outro aborto ou meu filho podera ter alguma deficiência? A medica me encaminhou para gestante d alto risco.
ResponderOla Patricia sou o- e meu esposo é o+ estou na minha terceira gestação eu ne lembro de ter tomado a vacina quando pequei alta pois as 2 são O+ so q agora depois d 5 anos engravidei de novo,nos primeiros izanes q fiz sempre dava NÃO reagente e agora esta tando reagente j estou d 35 semanas e 2 dias. Ainda posso toma a vacina ou e melhor fazer uma cesária com o meu tempo d gestação? Me responde por favor pois estou desesperada.
ResponderMe deixou despreocupada agora e tirou todas minhas duvidas. Obrigada
ResponderOLá. Sou rh e negativo e meu esposo positivo, Temos uma filha com 10 anos rh positivo e agora estou gravida novamente, mas não lembro se tomei a vacina logo após o parto. O que devo fazer agora?
ResponderO medico ira fazer alguns exames, e possivelmente toma alguma dose no terceiro trimestre, porém somente o medico ira confirmar isso!
ResponderOlá Patrícia meu rh e negativo e do meu esposo positivo , tive um aborto há 2 anos e não tomei a vacina, fiz o exame de coombs em julho desse ano e deu negativo, estou tentanto engravidar devo tomar a vacina? Por favor me responde .
ResponderNão, você ja esta imune, caso na gravidez o medico detecte o fator novamente ai sim se não me engano no 7 mês de gestação! antes não é necessário.
ResponderSir eu fis u exame de combis indireto i deu negativo e precirso toma alguan vacina
ResponderMeu nome é patrícia e já tenho um filho que jaja vai fazer 7anos ‘, há exatamente dois anos atrás perdi um bebê. Meu fator Rh. E , A- e do meu esposo o+. Essa semana. Fiz um. Exame de combate indireto. E deu negativo ou semanão reagente isso é bom ou ruim ?
ResponderBom dia eu fiz o exame antes da gravidez e deu negativo agora estou gravida de 7 semanas sou rh negativo e meu esposo e rh positivo tive dois abortos por isso ainda sim devo tomar a vacina?
ResponderMsm dando negativo vc teve abortos por conta da incompatibilidade? O q seu médico disse?
ResponderNos de maiores informações.
ResponderMeu sangue é O- e do meu namorado é A+, fiz o exame e deu negativo da primeira vez, porém tomei a vacina e depois o resultado deu positivo. A enfermeira disse que se o próximo exame der positivo teremos de induzir o parto. É minha primeira gestação, estou com 32 semanas. Queria saber mais informações pois minha médica e ela foram afastadas da unidade onde eu fazia o pré natal, uma estou de férias e a outra foi mandada embora. Estou praticamente desamparada.
ResponderNão vejo fundamento em interromper a gestação para um parto prematuro, isso você deve conversar com a sua obstetra!
ResponderPatricia tenho fator rh- e meu esposo rh+ estou na minha primeira gestação, fiz o coombs indireto ainda estou esperando o resultado….ele pode dar positivo mesmo sendo a minha primeira gravidez? E se der positivo meu bebê nasce com algum problema?
ResponderMantenha a calma, se acaso for positivo, você terá que tomar uma injeção para uma futura gestação, lembre-se de sempre conversar com o obstetra sobre suas duvidas.
Respondermeu tipo sanguineo o negativo do meu marido e das minhas duas filhas o positivo estou gravida o q devo fazer ?
Respondervc deve tomar a roghan ,sou o negativo minhas tres filhas sao o positivos as duas ultimas filhas ficaram em estado grave no cti, pergunte tudo ao seu medico em caso de duvidas .
ResponderTem que conversar com seu obstetra!
ResponderMeu sangue e o- e o meu medico me pediu esse exame eu quero saber qual e o resultado bom
ResponderQuando é que faz-se o exame de coombs indirecto? Porque é que o exame de coombs indirecto é feito antes e depois duma transfusao sanguinea?
Responderna gravidez e feito junto com os exames do inicio do pré natal.
ResponderFiz o Combs indireto deu negativo isso é bom
ResponderEu fiz Combs indireto deu negativo issso é bom.
ResponderMostra sim, e bom fazer acompanhamento.
ResponderOlá meu sangue e positivo e do meu marido negativo meu primeira gestação não vingou a segunda meu filho veio com autismo nubca tomei a vacina e quero ter outro filho o que devo fazer?
ResponderNathalie o seu problema deve ser outro, vc deve procurar um médico para te orientar pois a vacina deve ser tomada por mulheres com RH negativo cujo primeiro tem RH positivo para evitar problemas em uma futura gravidez. Se o seu RH é positivo não ha problema nenhum independente do RH do seu marido ou filho.
ResponderOla patricia meu sangue eh O- e do meu marido O+ tenho uma filha e o sangue dela eh O+, e eu nw sei se tomei essa injeçao isso q dizer q meus proximos filhos pode nascer com problema??
ResponderPassei por isso, N minha primeira gestação não tomei, e quando engravidei de novo, o medico foi bem realista comigo, que assim como poderia não dar nada, também iriamos correr algum tipo de risco, porém como a medicina esta avançada as coisas evoluíram muito, com tratamento e acompanhamento medico tudo da certo.
ResponderOlá meu fala mas sobre isso commbs tem cura
ResponderNeste caso, proximos filhos se serem de RH negativos vao nascer normalmente e sem problemas. Mas, se serem de RH positivos ai sim, nao vao viver, ou haverá um aborto. Porquê?
ResponderVeja so: Tu tens factor Rh negativo e teu marido Rh positivo, isso significa nesse seu primeiro filho de Rh positivos, criaste anticorpos que vao atravessar a placenta matando as hemacias dos proximos filhos de Rh positivos, ou seja, eritroblastose fetal.
Vou dar meu testemunho! Tive minha primeira gestação e quando nasceu fui informada que ele era fator positivo e eu sou negativo, antes de ir embora me falaram que iria precisar tomar uma vacina que custaria 500 reais e so nenhuma explicação! Não tomei. Quando fui passar em consulta com o go ele me disse que sim deveria ter tomado, e que em uma futura gestação, como nem imaginava engravidar novamente nem liguei. 5 anos depois me vi gravida e lembrei desse caso e fui pesquisar e fiquei horrorizada com o que vi na internet. Meu medico me informou sim, que existiria milhares de riscos se o bebe tbm fosse positivo. a gestação foi bem complicada e depois de milhares de exames, vimos que estava tudo ok com minha gestação, segundo o medico isso e bem raro, pois o bebe sempre nasce com “probleminha” ou ate mesmo o aborto, Graças a deus ficou tudo bem, porém dessa vez mesmo não querendo uma nova gestação, eu tomei a vacina!!
ResponderQuando ganhei minha filha eles nw me explicaram nada, fiquei sabendo pelas pessoas q eu tinha q toma essa enjeçao, e eu nw tomeii pk medico nenhum me explico quando ganhei nenem, e eu to sem sabe oq eu faço
ResponderNossa to com muito medoo, mas obg pela resposta :)
ResponderEstou com 35 semanas e meu sangue e o- negativo fisso o exame e deu reação no meu bebe. O meu médico me pediu que eu tomasse a vacina agora na gestação e normal? Pode tomar a vacina na gestação? E ele quer adiantar a minha cesariana 10 dias até o dia 25-04. Estou preocupada com o bebê. Por as vezes ter que fazer transfusão de sangue.
Responderolá, sou tipo O+ ,meu marido AB+, tive um aborto na minha PRIMEIRA gravidez e foi diagnosticado eritroblastose fetal, estou refazendo alguns exames pedidos pelo meu medico, um deles é o de coombs indireto. gostaria de saber se tem chance de isso acontecer em uma outra gestaçao, por conta da imcompatibilidade ABO
ResponderBom dia Patrícia o meu rh é – e o do meu primeiro filho é rh+ não tomei a vacina e estou grávida novamente o que devo fazer estou desesperada. Desde já obg.
ResponderOlá Patrícia. Sou Rh negativo O- e meu marido A+. Estava gravida (primeira gravidez) de 12 semanas quando no ultrassom vi que meu bb havia parado de se desenvolver com 8 semanas, fui submetida a uma curetagem e tomei a vacina anti-rh, porém dias depois fui a outro médico pois vinha sentindo dores e via que não era normal, o médico constatou que a curetagem foi super mal feita pois estava todo o material ainda no útero, tudo intacto, feto, placenta… Foi feita nova curetagem após 5 dias da primeira e dessa vez ele falou que não seria necessário a vacina anti-rh. Agora estou com medo do meu sangue ter sido sensibilizado, pois sangrei muito e o feto foi retirado na segunda curetagem. Será que não era mesmo necessário tomar a vacina novamente?
Respondernão Daiane, ele tem razão, não seria necessária mesmo nova dosagem. A injeção (vacina) é aplicada uma vez e ok, tudo certo. bjus
Respondersou o – e meu esposo A + na minha primeira gravidez perdi e com 8 semanas percebemos que não havia vida, não foi necessário uma curetagem pois saiu naturalmente, segundo o medico não tinha como tomar mais a vicina pois o efeito é até 72 h apos aborto e nós não saberíamos que dia foi que o feto entrou em obtido, e não tomei a vacina, na segunda gravidez meu bb nasceu A+ como o pai e então tive que ser imunizada, e agora estou na terceira gravidez e tudo ta normal.
ResponderOi elitanea,e sua filha nasceu tudo ok?vc chegou a ser sensibilizada?e agora vc corre algum risco por ter tido a filha rh positivo?abraço
ResponderOlá… Patrícia meu sangue e fator negativo,minha filha nasceu com fator positivo a 8 anos atrás,após o parto tomei a vacina matergam.Estou querendo engravidar novamente,terei que tomar a vacina antes de engravidar por ter passado tantos anos?
Obrigada desde já.
ResponderCintia sinceramente não sei mas pelo q eu sei se vc tomou anteriormente esta tudo bem mas de qq forma fala com seu medico ta. bjus
ResponderPatrícia por que em algumas ecografias vem escrito gravidez tópico de 31 semanas e tempo de amenorreia 33 semanas. E outras vem por exemplo gravidez tópica de 33 semanas e tempo de amenorreia 33 semanas?
Pq algumas idades gestacionais diferem?
Respondermari normal pq conta a gravidez atraves da ultima mesntruação (amenorreia falta de menstruação) mas o q vale é a primeira ultra. bjus
Responder