Sua 22a semana começa

22 Semanas de Gestação

Sua 22a semana começa

21
23
22/40
Semanas

Faltam 19 semanas

Seu bebê tem o tamanho de uma cenoura.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

O bebê já brinca por longos períodos. Ele chuta, move os bracinhos e toca o rosto e orelhas. Essa cena pode ser vista no ultrassom, mas quando o papai conseguirá senti-lo?
Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento os ossos do ouvido se formaram e a audição está em adaptação.
  • Agenda cuidado com o consumo de pimentas. As hemorróidas podem começar a ocorrer nessa fase.


DIA 1 • DA SEMANA 22

#

Talvez poucos saibam para que serve o cordão umbilical e o umbigo. O cordão é por onde o bebê recebe nutrientes e oxigênio, já o umbigo é a cicatriz dessa ligação… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 22

#

O trabalho de parto é o corpo indicando que chegou a hora do nascimento. Porém, antes de tudo ocorre uma espécie de treinamento com as contrações de Braxton Hicks… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 22

No início da gestação a mulher costuma sentir muitas cólicas que, inclusive, assustam mamães de primeira viagem, mas são absolutamente normais. Inchaço abdominal também é comum nessa fase e ocorre devido a alterações hormonais, não ainda pelo tamanho do bebê.

DIA 4 • DA SEMANA 22

#

A natação é um dos esportes mais indicados durante a fase gestacional. Por ser considerado de baixo impacto, a mulher pode praticar do começo ao fim da gravidez, desde que de forma leve à moderada, assim como a hidroginastica… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 22

#

Devido às grandes alterações hormonais é comum algumas manchas surgirem pelo corpo. Entre essas manchas está a linha nigra, uma linha escura que aparece “dividindo” a barriga… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 22

IMPORTANTE: a barriga já está grande e a disposição não anda lá essas coisas, mas e o cuidado com a aparência? Não é porque está grávida que deve deixar de fazer as unhas, arrumar os cabelos, depilar e até mesmo se perfumar.

DIA 7 • DA SEMANA 22

#

O consumo em si de pimenta na gravidez não é proibido, mas os efeitos do condimento podem ser bem desconfortáveis. A pimenta pode causar danos estomacais, provocar hemorróidas, piorar as azias e aumentar a sensação de inchaço pelo corpo… Continuar Lendo

caixa de informações chave:

  1. Com 22 semanas de gestação o bebê já possui unhas e brinca com as mãozinhas, passando pelo rosto e orelhas.
  2. Se a mamãe não consegue mais comer como antes tem que tentar fazer refeições menores, mas nunca ficar mais de 3 horas sem se alimentar.
  3. Os ossos do ouvido já se formaram totalmente e a audição do bebê está em adaptação. Ele consegue escutar as vozes do lado de fora da barriga.
  4. Entre a 21a e 22a semana, a maioria dos médicos costuma pedir o exame morfológico do segundo trimestre.
  5. Sua pressão arterial pode ficar um pouco mais elevada a partir de agora, então se sentir dores de cabeça constantes relate ao seu médico, ok?

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 22 Semanas de Gestação

Com 22 semanas de gestação o bebê já possui unhas e brinca com as mãozinhas, passando pelo rosto e orelhas. Agora o desenvolvimento fetal dele já está completo e mostra um bebê perfeito, apenas um pouco mais magro que o dia do nascimento. Se a mamãe não consegue mais comer como antes tem que tentar fazer refeições menores, mas nunca ficar mais de 3 horas sem se alimentar. Seu bebê precisa crescer! Agora ele pesa cerca de 430 gramas e mede algo em torno de 27 cm.

22 semanas de gestação

Os ossos do ouvido já se formaram totalmente1 e sua audição está em adaptação, porém consegue escutar com grande nitidez as vozes do lado de fora. Como ainda tem muito espaço na barriga, o bebê se movimenta tranquilamente, dá piruetas e brinca com pernas e mãos do jeito que deseja. É melhor aproveitar, pois logo esse espaço dentro do útero irá acabar. Os traços do seu bebê, como nariz e boca, estão definidos e podem ser vistos através do exame de ultrassonografia.

Seus ossos, cartilagens e músculos começam a ficar cada dia mais firmes e fortes2. Os pequenos chutes e cotoveladas já são intensamente sentidos pela mamãe. Daqui a pouco essa sensação poderá ser compartilhada com o papai, que ao colocar a mão sentirá os movimentos do seu herdeiro ou princesa.

Como a Mamãe Está se Sentindo…

Tudo em ordem com os exames do bebê? A maioria dos médicos costuma pedir o exame morfológico do segundo trimestre entre a 20a e 24a semana. A ultrassonografia morfológica faz parte dos ultrassons de rotina do pré-natal e é um exame importante para ver se os órgãos do bebê estão todos perfeitamente formados.

#

Claro que diante de suspeitas de má formação tem que haver uma investigação mais profunda, já que é importante evitar surpresas no dia do parto. Sua pressão arterial pode ficar um pouco mais elevada3 a partir de agora, então se sentir dores de cabeça constantes relate ao seu médico, ok?

Desconfortos da Mamãe

Você está com problemas pra ir ao banheiro? Sentindo dor? Neste período é bem comum as mulheres sofrerem com hemorróidas, que surgem devido à dilatação das veias do ânus. Procure se alimentar corretamente e incluir alimentos ricos em fibra no cardápio, além de ingerir bastante água que auxilia na formação das fezes e facilita a ida ao banheiro.

A vontade de urinar só tende a aumentar com o avançar da gestação, porém fique alerta se na hora do xixi sentir ardência ou dor, pois são comuns infecções urinarias essa fase. Diante de qualquer sintoma diferente comunique seu obstetra. Falando nisso, gestantes podem sim tomar antibiótico caso haja necessidade! Desde que seja o ideal para o seu estado e receitado pelo médico. Normalmente, faz-se uso de cefalexina.

Fatores Externos…

Você está cada dia mais sensível ao que vê e escuta e um simples comercial de margarina te faz chorar. Não fique preocupada, é algo completamente normal pois os níveis hormonais estão cada vez mais elevados e alteram o emocional. Converse com seu companheiro e peça ajuda para manter uma rotina tranquila e com o mínimo de estresse possível. Inclusive, uma porção de carinhos e mimos também não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Foto: Net Bebes, Info Maternal

21
23
22/40
Semanas

Faltam 19 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.