Sua 31a semana começa

31 Semanas de Gestação

Sua 31a semana começa

30
32
31/40
Semanas

Faltam 10 semanas

Seu bebê tem tamanho de um alface.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Com braços e pernas mais longas, seu corpo começa a ficar mais proporcional ao tamanho da cabeça e tronco. Você sabe qual o peso do seu bebê nesta fase? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento O bebê já responde a estímulos de vozes e toques na barriga da mamãe.
  • Agenda Se vai fazer cesariana, não esqueça de tomar a vacina anti-tetânica.


DIA 1 • DA SEMANA 31

#

Dores na gravidez são algo inevitável, nenhuma mulher tem como escapar. Porém, existem formas de amenizá-las, junto de todos os outros desconfortos. O corpo e os hormônios sofrem tantas alterações ao longo dos 9 meses que cada período é vivido intensamente de forma particular… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 31

São tantos mitos e histórias que cercam a gravidez e o pós-parto. E se não forem desmascaradas, muitas mulheres acabam sofrendo como nossas mães e avós. Ficar sem lavar o cabelo por 40 dias, será realmente necessário?

DIA 3 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: Algumas gestantes podem começar a sentir náuseas e enjoos no terceiro trimestre. Esses sintomas ocorrem pela atividade hormonal que se altera no final da gestação. E também, claro, do tamanho do bebê e a pressão em cima do estômago.

DIA 4 • DA SEMANA 31

#

Durante a gravidez, a imunidade da mulher cai e com isso algumas infecções podem surgir. Com a flora vaginal também não é diferente. Ela pode sofrer algumas alterações e acabar causando casos de candidíase com maior frequência nesta fase… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: O seu obstetra já te aconselhou a tomar as vacinas para gestantes? Não esqueça que a antitetânica será essencial caso passe por uma cesariana. Se está faltando tomar alguma outra, leve sua carteira de vacinação até o posto de saúde ou converse com seu médico.

DIA 6 • DA SEMANA 31

Mãe de primeira viagem sofre de inseguranças, e realmente não sabe o que fazer na maioria dos assuntos. Por isso, fizemos um pequeno manual básico do que não pode faltar e como fazer e lidar com determinados acontecimentos.

DIA 7 • DA SEMANA 31

IMPORTANTE: Você praticou exercícios físicos ao longo da gestação? Dependendo da frequência e do tipo do esporte que você faz, pode ser necessário diminuir o ritmo agora, mas não deixar de fazê-lo. A prática de exercícios ajuda o corpo a se preparar para o parto.

caixa de informações chave:

  1. Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 1.502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe.
  2. Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo.
  3. Nesta etapa está mais “esperto” e já responde a estímulos externos como a voz dos papais e carícias na barriga, o que se torna uma grande alegria e sensação dos familiares.
  4. Bebê bocejando é uma delícia de se ver, não é? Imagina ver o seu fazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também.
  5. Inchaço nas pernas é comum, mas tem que ser monitorado pelo médico e também a pressão arterial deve ser acompanhada bem de perto.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 31 Semanas de Gestação

Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 1,502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe. Cada vez mais apertado, os movimentos do bebê tendem a diminuir e se tornarem mais incômodos para a mamãe.

Desenvolvimento do bebê

Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo. Ele adora dormir nessa fase, pois está quentinho e aconchegado dentro da segurança do útero materno. Também é possível ouvir os batimentos cardíacos, seu som favorito1!

31 semanas de gestaçãoNesta etapa da 31ª semana de gravidez, está mais “esperto” e já responde a estímulos externos, como a voz dos papais e carícias na barriga. Isso se torna uma grande alegria e vira a sensação dos familiares ao ver o bebê se mover quando chamado. Nas 31 semanas de gravidez, seus pulmões estão quase prontos2 e a produção de surfactante começa a ocorrer. Essa substância impede que a parede dos alvéolos se una e cole, dificultando a respiração.

Bebê bocejando é uma delícia de se ver, não é? Imagina ver o seu bebêfazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também. Por isso, você pode ser premiado com uma cena dessa durante o exame de ultrassonografia. Seu bebê nesta fase de 31 semanas de gestação está bem grandinho, medindo cerca de 41,1 centímetros e pesando de 1,502 a 2kg.

O acúmulo de gordura abaixo da pele fica cada vez mais evidente, o que impossibilita os vasos sanguíneos de ficarem tão evidentes e nítidos como antes. Você está na reta final, falta muito pouco para seu bebê terminar de se desenvolver e estar prontinho para vir ao mundo. Prepare o coração para tantas emoções!

Como a mamãe está se sentindo

Definitivamente no 3º trimestre! Agora com a barriga já bem saliente, é muito prazeroso para a mamãe desfilar por aí, orgulhosa. Mas também dar um simples passeio pode se tornar bem cansativo. Inchaço nas pernas é comum3, mas tem que ser monitorado pelo médico. A pressão arterial também deve ser acompanhada bem de perto.

Cuidados com a mamãe

A incidência de pré-eclâmpsia têm subido, e infelizmente isso acontece muitas vezes devido à alimentação precária das gestantes. Mas também, com tanta oferta de fast food e comida congelada, na correria do dia a dia fica bem difícil se alimentar bem. O excesso de sal acaba se tornando um vilão. Por isso, uma boa alimentação saudável, com muitos legumes e verduras, frutas e sucos naturais fazem muito bem para mamãe e bebê.

Nesta etapa seus seios estarão ainda maiores, as aréolas ainda mais escuras e alguns carocinhos podem surgir ao redor da mama. Esses são sinais que seus seios estão se preparando para a amamentação, e fazem parte do processo de produção de leite materno.

A sensibilidade na área vai estar aumentada também, por isso use sutiãs mais confortáveis nesta etapa. A barriga está enorme e uma linha escura pode dividir o abdome ao meio! Essa é a linha nigra que permanecerá até alguns meses depois da gestação. Mas não se preocupe, da mesma forma que surgiu, ela desaparecerá!

Fatores externos

Na hora de dormir está cada vez mais difícil, não? Não tem posição confortável e, quando consegue encontrar uma, tudo começa a doer e a respiração pode ficar ruim. Procure deitar-se no lado esquerdo, com uma almofada entre as pernas, que ajudará a relaxar e ficar mais confortável. Se estiver muito ansiosa, tome um bom chá de passiflora antes de se deitar. Ele te ajudará a relaxar e vai permitir que o sono venha com mais tranquilidade.

Foto: jess.g, brasilemalta

30
32
31/40
Semanas

Faltam 10 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP 178668 / RQE 90102
Revisora médica graduada pela Universidade Estadual do Pará, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

568 respostas para "31 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Nalci 28.10.2022

    Estou grávida de gêmeos, 31 s +5 um dos bebês está pensando 1,800 kg e o outro 1,500, devo me preocupar?

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 28.10.2022

      Olá Nalci parabéns ao casal pela gestação, recomendo que leve ao seu medico o resultado para que seja avaliado corretamente .

      Responder