Com 31 semanas de gestação o bebê pesa cerca de 1,502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro da barriga da mamãe. Cada vez mais apertado, os movimentos do bebê tendem a diminuir e se tornarem mais incômodos para a mamãe.
Desenvolvimento do bebê
Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo. Ele adora dormir nessa fase, pois está quentinho e aconchegado dentro da segurança do útero materno. Também é possível ouvir os batimentos cardíacos, seu som favorito1!
Nesta etapa da 31ª semana de gravidez, está mais “esperto” e já responde a estímulos externos, como a voz dos papais e carícias na barriga. Isso se torna uma grande alegria e vira a sensação dos familiares ao ver o bebê se mover quando chamado. Nas 31 semanas de gravidez, seus pulmões estão quase prontos2 e a produção de surfactante começa a ocorrer. Essa substância impede que a parede dos alvéolos se una e cole, dificultando a respiração.
Bebê bocejando é uma delícia de se ver, não é? Imagina ver o seu bebêfazendo isso através do ultrassom? Nesta etapa eles costumam dormir muito e a bocejar também. Por isso, você pode ser premiado com uma cena dessa durante o exame de ultrassonografia. Seu bebê nesta fase de 31 semanas de gestação está bem grandinho, medindo cerca de 41,1 centímetros e pesando de 1,502 a 2kg.
O acúmulo de gordura abaixo da pele fica cada vez mais evidente, o que impossibilita os vasos sanguíneos de ficarem tão evidentes e nítidos como antes. Você está na reta final, falta muito pouco para seu bebê terminar de se desenvolver e estar prontinho para vir ao mundo. Prepare o coração para tantas emoções!
Como a mamãe está se sentindo
Definitivamente no 3º trimestre! Agora com a barriga já bem saliente, é muito prazeroso para a mamãe desfilar por aí, orgulhosa. Mas também dar um simples passeio pode se tornar bem cansativo. Inchaço nas pernas é comum3, mas tem que ser monitorado pelo médico. A pressão arterial também deve ser acompanhada bem de perto.
Cuidados com a mamãe
A incidência de pré-eclâmpsia têm subido, e infelizmente isso acontece muitas vezes devido à alimentação precária das gestantes. Mas também, com tanta oferta de fast food e comida congelada, na correria do dia a dia fica bem difícil se alimentar bem. O excesso de sal acaba se tornando um vilão. Por isso, uma boa alimentação saudável, com muitos legumes e verduras, frutas e sucos naturais fazem muito bem para mamãe e bebê.
Nesta etapa seus seios estarão ainda maiores, as aréolas ainda mais escuras e alguns carocinhos podem surgir ao redor da mama. Esses são sinais que seus seios estão se preparando para a amamentação, e fazem parte do processo de produção de leite materno.
A sensibilidade na área vai estar aumentada também, por isso use sutiãs mais confortáveis nesta etapa. A barriga está enorme e uma linha escura pode dividir o abdome ao meio! Essa é a linha nigra que permanecerá até alguns meses depois da gestação. Mas não se preocupe, da mesma forma que surgiu, ela desaparecerá!
Fatores externos
Na hora de dormir está cada vez mais difícil, não? Não tem posição confortável e, quando consegue encontrar uma, tudo começa a doer e a respiração pode ficar ruim. Procure deitar-se no lado esquerdo, com uma almofada entre as pernas, que ajudará a relaxar e ficar mais confortável. Se estiver muito ansiosa, tome um bom chá de passiflora antes de se deitar. Ele te ajudará a relaxar e vai permitir que o sono venha com mais tranquilidade.
Foto: jess.g, brasilemalta
Estou grávida de gêmeos, 31 s +5 um dos bebês está pensando 1,800 kg e o outro 1,500, devo me preocupar?
ResponderOlá Nalci parabéns ao casal pela gestação, recomendo que leve ao seu medico o resultado para que seja avaliado corretamente .
Responder31 semanas e 2 dias são quantos mês?
ResponderOlá Vanessa, 31 semanas de gravidez são 8 meses