Sua 40ª semana começa

40 Semanas de Gestação

Sua 40ª semana começa

39
40/40
Semanas

Falta 1 semanas

Seu bebê tem tamanho de uma abóbora.

Seu bebê nesta semana



#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Nesta Semana

#

Seu bebê já está pronto para vir ao mundo, assim como todos seus órgãos e funcionamento corporal. Você sabe reconhecer os sinais do trabalho de parto quando ocorrer? Continuar Lendo

Seu resumo

  • Desenvolvimento Seus pulmões já estão maduros e assim que for cortado o cordão umbilical o bebê começará a respirar sozinho.
  • Agenda Observe os sinais de trabalho de parto e, ao notar contrações, marque para ver o tempo entre elas.


DIA 1 • DA SEMANA 40

#

Um dos principais sintomas de que a grande hora chegou é o colo do útero apagado ou afinado. É possível verificar as condições do colo do útero no exame de toque, mas também confirmar através do exame de ultrassom… Continuar Lendo

DIA 2 • DA SEMANA 40

#

Existe diferença na depilação para o parto normal ou para a cesariana? Se for parto vaginal precisa estar totalmente depilada, diferente da cesariana que só corta em cima? Veja como e porque fazer a depilação ideal para o parto… Continuar Lendo

DIA 3 • DA SEMANA 40

IMPORTANTE: Você decidiu usar cinta pós-parto? Veja bem os modelos adequados e nunca compre um número menor que você usa. Usar cintas muito apertadas podem ter o efeito contrário e acabar sendo prejudicial à recuperação da nova mamãe.

DIA 4 • DA SEMANA 40

#

Para que o bebê consiga sair através do parto normal, é necessária dilatação total da vagina. Mas como acontece essa dilatação, quanto tempo demora? Para quem nunca passou pela experiência são muitas dúvidas sobre o que sente nesse momento… Continuar Lendo

DIA 5 • DA SEMANA 40

#

É muito difícil determinar como realmente são as dores de contração, já que cada mulher sente da sua maneira e com sua intensidade. Mas uma coisa é certeira, o trabalho de parto e as contrações sempre vão para o mesmo lugar, a expulsão… Continuar Lendo

DIA 6 • DA SEMANA 40

Quando nasce um bebê na família ou até mesmo de um casal de amigos próximos, a empolgação de conhecer logo é natural. Mas seguir algumas regrinhas básicas para não tornar a visitinha em pesadelo é fundamental.

DIA 7 • DA SEMANA 40

IMPORTANTE: Se na maternidade que vai ganhar seu bebê tem a opção de ter acompanhante, não esqueça de separar a mala do marido. Afinal, ele também vai precisar tomar banho, se trocar e escovar os dentes. Aproveite cada minuto deste momento, porque é inesquecível!

caixa de informações chave:

  1. Com 40 semanas de gestação já está pronto para vir ao mundo, apenas aguarda o sinal verde dos hormônios para dar ar da graça!
  2. Após o nascimento ele ainda enxergará em torno de 30 cm do seu rosto, que equivale ao rosto da mamãe quando está amamentando.
  3. Cansaço define a mamãe nas 39 semanas de gestação!! A exaustão e a chegada ao seu limite são evidentes já que o tamanho da barriga é muito grande e não se consegue dormir bem, caminhar direito e nem fazer tarefas.
  4. Se não tiver nenhuma recomendação médica solicitando que não tenha relações sexuais, procure namorar bastante.
  5. Tudo que você precisa agora nas 40 semanas de gestação é manter a calma e a paz para ter um parto tranquilo e curtir a chegada do seu bebê.

Seu bebê nesta semana




#

Clique no botão roxo para ver mais detalhes

Mais informações sobre 40 semanas de gestação

Com 40 semanas de gestação seu bebê já está pronto para vir ao mundo. Apenas aguarda o sinal verde dos hormônios para dar ar da graça! Com o desenvolvimento fetal totalmente completo, se prepara para conhecer finalmente esse mundo! Já tem todo seu corpo bem desenvolvido, incluindo os seus órgãos internos que já trabalham e fazem seu serviço da maneira esperada. Todos os seus sentidos fluem e respondem a estímulos e tudo será questão de tempo para se adequar e se aperfeiçoar com cada um deles. Seu pequeno coração bate rapidamente1, aproximadamente de 110 a 160 batimentos por minuto.

40 semanas de gravidez

Nas 40 semanas de gravidez, seu sistema respiratório que estava em processo de amadurecimento nas últimas semanas já está pronto2. Assim que for cortado o cordão umbilical, o bebê começará a respirar sozinho. Seus olhos, que estavam acostumados a enxergar em uma distância limitada dentro do útero, agora terão que acostumar a enxergar objetos mais longe. Após o nascimento, ele ainda enxergará em torno de 30 cm do seu rosto, que equivale ao rosto da mamãe quando esta amamentando.

Cada bebê nasce com um peso e medida diferentes, mas nesta etapa das 40 semanas de gravidez é normal e esperado um bebê pesar em média 3,400 kg e medir 51 cm. Todos seus ossos estão bem firmes e rígidos exceto o do crânio que ainda não se fechou para facilitar a passagem no canal vaginal.

Como a mamãe está se sentindo

Cansaço define a mamãe nas 40 semanas de gestação! A exaustão e a chegada ao seu limite são evidentes. O tamanho da barriga é muito grande e não se consegue dormir bem, caminhar direito e nem fazer tarefas antes tão simples. Para complementar a situação, a ansiedade é tão grande que tira até o apetite!! Mas não tem o que fazer a não ser esperar o corpo reagir e mostrar que chegou a hora. Já está quase chegando a hora e pode acontecer a qualquer momento.

40 semanas de gestação

Se agora nas 40 semanas de gravidez as contrações ainda estão vindo esporadicamente, você pode começar a fazer caminhadas. A caminhada ajuda a acelerar o trabalho de parto e a gestante pode caminhar em torno de 1 hora por dia, se atentando ao horário que o sol não está tão intenso. Vale lembrar que uma gestação pode chegar até 41 semanas. Mas se não houver progresso, é bem comum o médico induzir o trabalho de parto ou marcar a cesariana.

Se não houver nenhuma recomendação médica solicitando que não tenha relações sexuais3, procure namorar bastante. O ato sexual ajuda muito no aceleramento do trabalho de parto. Isso acontece porque durante a relação são liberadas substâncias que auxiliam no aceleramento das contrações e da dilatação do colo do útero. Se ainda aguentar, namore até o último instante!

Fatores externos

O telefone não para de tocar e as mensagens no celular são constantes querendo saber se ainda não nasceu! Esse tipo de coisa tira a paz da gestante e dos familiares mais próximos, que além de ter que lidar com sua própria ansiedade tem que aturar a ansiedade dos demais e as cobranças. Se puder se afastar e se poupar desse tipo de questionamento, fuja! Tudo que você precisa agora nas 40 semanas de gestação é manter a calma e a paz para ter um parto tranquilo e curtir a chegada do seu bebê.

Foto: J.Gabás Esteban,Susan NYC

39
40/40
Semanas

Falta 1 semanas

Referências:

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:
Ginecologista e Obstetra
CRM 175089 / RQE 89187
Revisora médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana pela UNIFESP.
Expert em Maternidade
Tentante por 7 anos e agora mãe de 3, Patricia é autora e idealizadora do portal Trocando Fraldas e da marca Famivita.

473 respostas para "40 Semanas de Gestação"




Deixe uma especialista responder sua dúvida

Clique para escrever
  • Visitante
    Nairla silva barbosa 21.08.2022

    Estou de 40 semanas e 2 dias e com muinta dor nas cadeiras devo procurar ir no hospital ou é normal e devo esperar mais

    Responder
    • Equipe FV
      Gislaine Ribeiro 22.08.2022

      Olá, se as dores estão a incomodar, sugiro que pelo tempo de gestação veja um atendimento para ser avaliada e orientada de forma correta .

      Responder