A menstruação é motivo de preocupação para diversas mulheres, seja quando não vem na data certa ou quando aparece bem antes da hora. Para quem tem uma menstruação irregular desde sempre, pode estar acostumada com essas idas e vindas da bendita amiga de todos os meses. Mas e para quem sempre teve um ciclo normal e repentinamente uma menstruação irregular deu o ar da graça?

Qual seria o ciclo menstrual ideal?

Um ciclo menstrual considerado ideal teria entre 21 e 35 dias. Mas nem todas as mulheres conseguem se adequar a esse prazo desde muito cedo, ainda no primeiro ano da menstruação. Muitas delas podem ter ciclos alternando a data de chegada e de partida da “monstruosa”, e sofrem com a menstruação desregulada1.

Podemos dizer que ciclos entre 21 e 40 dias são toleráveis. Os que beiram a loucura total, a partir de 40 dias de duração. Esses podem atormentar uma mulher com ansiedade, ainda mais se ela estiver tentando engravidar. Saber quando procurar ajuda para detectar o motivo da menstruação irregular é fundamental. As causas podem ser as mais diversas e nem sempre a própria mulher consegue detectar. Por isso, é muito importante que se tenha um profissional de confiança para se consultar em caso de dúvida.

O que pode causar um ciclo irregular?

A maioria dos ciclos irregulares repentinos são causados pelos hormônios. Se um ou mais hormônios estiverem sem sintonia, com alguma alteração significativa, o ciclo pode sim ficar irregular. A maioria das queixas de ciclo menstrual irregular são de menstruação muito atrasada ou mesmo de dois ciclos de sangue em um único mês. As borras são uma das queixas mais frequentes e podem sim deixar um questionamento no ar:  por que menstruo tanto?

A verdade é que cada ciclo pode mudar de acordo com o tempo que a mulher leva para ficar fértil. Ou seja, o que varia em um ciclo é a fase folicular. A fase folicular pode levar um período de sete dias em ciclos mais curtos, como os de 21 dias, por exemplo. Mas pode levar mais de 20 dias para ciclos longos, como os de 40 dias.

Como já ensinado anteriormente sobre o período fértil feminino e também sobre muco menstrual, o ciclo pode mudar de mulher para mulher. Então, prestar atenção é fundamental para detectar se o seu ciclo é irregular, o que causaria uma menstruação também irregular.

Anticoncepcionais e demais medicamentos

Outro fator que interfere para uma menstruação irregular é a intervenção de medicação. Pílulas anticoncepcionais ou mesmo pílulas do dia seguinte (PDS) podem deixar o ciclo modificado se usadas de forma inadequada2. O anticoncepcional serve para ajudar a regular o ciclo, se for o medicamento correto e tomado de forma regular. Mas se tomado em dias intercalados, ou mesmo em horários muito diferentes, pode causar uma menstruação irregular.

Ovários policísticos

Outro fator que provoca uma menstruação irregular é a presença de ovários policísticos3. Mulheres que carregam essa síndrome têm uma tendência muito grande a ter ciclos irregulares, ou com uma duração muito longa. Porém, igualmente prejudicial se ela quer engravidar. Mulheres que têm menstruação irregular podem não conseguir detectar a ovulação, e aí a missão de gerar uma vida se complica ainda mais.

Principais causas

Outras razões também podem ser o motivo da menstruação irregular, como:

  • Peso em excesso
  • Alterações hormonais
  • Anorexia e bulimia
  • Endometriose
  • Stress

IMPORTANTE: Muitos são os motivos para desregular a menstruação. Por isso, cada caso deve ser analisado cuidadosamente para apontar o real motivo e tratar de forma adequada.

Como detectar a causa?

Detectar a menstruação irregular é relativamente simples, ela tende a modificar a cada ciclo. A periodicidade com que vem e as datas se tornam diferentes a cada mês. Pode levar mais de 40 dias para aparecer, e às vezes até um ano. Casos assim devem ser investigados pelo médico.

Algumas mulheres também tem uma modificação do corpo como alteração de peso para mais ou menos, crescimento de pêlos e até mesmo irritabilidade e ausência da libido. Toda a investigação inicial deve ser feita pelo médico, com pedidos de exames hormonais que devem incluir:

  • Progesterona
  • Estrogênio
  • Prolactina
  • Testosterona
  • LH
  • FSH
  • TSH e T4 livre

Para complementar o exame de sangue, o ultrassom será necessário. Com ele, é possível detectar os problemas visíveis no útero, que possam estar atrapalhando o ciclo, tornando a menstruação irregular. E aí o melhor tratamento será definido pelo profissional responsável.

Como regular a menstruação?

O tratamento para a menstruação irregular é teoricamente simples. Se o motivo de toda a alteração for somente hormonal, o tratamento com medicamentos anticoncepcionais ou reguladores apropriados para aquele caso podem ser uma alternativa.

Dependendo da causa, alguns tratamentos são realmente com anticoncepcionais. Mas para a mulher que quer engravidar, são indicados medicamentos que regulam a menstruação ao mesmo tempo que não impeçam que a ovulação aconteça.

Existem medicamentos que são boas alternativas para controlar a menstruação irregular. Mas apenas são indicados após o período ovulatório, a ser detectado de acordo com a fase folicular e período fértil da mulher. Para aprender a conhecer o seu período fértil, você pode conferir o muco e a temperatura.

O importante para quem tem ciclos irregulares é aprender a identificar quando a ajuda deve ser providenciada. Algumas mulheres, assim como eu, possuem ciclos bagunçados, mas é importante ter uma bagunça organizada. Se a menstruação ficar totalmente maluca, é melhor procurar ajuda. Os testes de ovulação são ótimos amigos da tentante, principalmente da mulher com ciclos irregulares. Por isso, a Famivita disponibilizou em seu portfólio de produtos os testes de ovulação em kits com 5 ou 10 tiras.

Faça do seu médico o seu melhor amigo!

Dúvidas das leitoras:

Como calcular período fértil com menstruação irregular?

O intervalo do período fértil para mulheres irregulares deve ser medido por dois fatores: dias de ciclo e observação do muco cervical. Para calcular, basta pegar o ciclo maior e o menor. Através disso, fazer uma média entre o maior e menor ciclo. Por exemplo, 32 dias e 40 dias. 32-14= 18 dia do ciclo, 40-14= 26 dia do ciclo. então a mulher deve namorar entre o 14 e 26 dia do ciclo para garantir a gravidez.

Como fazer tabelinha com menstruação irregular?

Como é muito difícil ter certeza do período fértil em um ciclo irregular, não recomendamos seguir o método de tabelinha. O método é indicado e mais confiável para mulheres com ciclos regulados.

Quem tem menstruação irregular pode engravidar?

Claro, não é porque a menstruação é irregular que a mulher não ovula, a não ser que a irregularidade seja ocasionada por outros problemas de saúde que impeçam a fertilidade. Mas, no geral, a menstruação irregular não impede em nada a mulher engravidar é só conseguir pegar o dia fértil.

Veja também: Menstruação Com Pedaços – O Que Está Acontecendo?

Foto: Keira Morgan