Qual foi o primeiro dia da sua última menstruação?

Calcular

Durante a gestação, somos apresentadas a um mundo novo de cálculos e medidas que muitas vezes nunca ouvimos falar, e nem sempre conseguimos entender aqueles cálculos que os médicos fazem no consultório. Eu mesma não entendia bem o que eles faziam. Sempre pegavam um calendário circular e me diziam em que semana eu estava. Mas calcular a gravidez não é tão difícil assim, principalmente com uso da calculadora de gravidez, que facilita muito na hora de fazer as contas.

Como Entender a Calculadora

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

Sim, a saúde da mamãe e do bebê são essenciais e influenciarão na quantidade de semanas de gravidez!1 Além disso, vale aqui lembrar que a ingestão de vitaminas auxilia no desenvolvimento saudável do feto, evitando má formação e aumentando as chances de se ter uma gravidez saudável. O ácido fólico ou Metilfolato, por exemplo, são importantíssimos2 até mesmo antes da gestação para que se evite a deficiência desse nutriente tão essencial na formação do feto.

Assim, além de todos os cuidados necessários com a alimentação, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantidas a sustentação tanto da mãe quanto do bebê. Por isso os médicos recomendam o uso de polivitamínicos de qualidade, para ajudar o organismo da mamãe a dar todo o suporte para o bebê crescer adequadamente. Por isso, indicamos a Famigesta.

Então, agora sabendo da influência das vitaminas na quantidade de semanas de gravidez, a calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta e dar um prazo bem aproximado da chegada do bebê, muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações de muita utilidade.

Como Usar a Calculadora de Gravidez

Para usar a calculadora de gravidez, deve ser levado em conta como início o primeiro dia da última menstruação. A partir daí, sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo. A calculadora gestacional precisa do primeiro dia da menstruação porque como não se sabe o dia da fecundação essa é a maneira mais fácil de tentar calcular o tempo de gravidez.

Talvez seja esse um dos motivos que gere confusão na hora de calcular as semanas de gravidez, contar a partir do primeiro dia da última menstruação o primeiro dia de gestação.

Confunde, realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Eu Não Lembrar o Primeiro Dia da Última Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Você pode colocar uma data aproximada na calculadora gestacional sem maiores problemas, porque nenhum corpo feminino é um relógio. Por isso, sempre há pequenas divergências. Assim, a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo.

Ciclos longos tendem a ser mais difíceis de se calcular justamente pelo período maior, o que aumenta as possibilidades de data de fecundação. Ainda assim, a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semana de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas e calcular a gravidez corretamente.

Como Fazer o Cálculo da Gravidez

O primeiro dia da menstruação deve ser considerado como ponto inicial na calculadora de gravidez. A partir daí os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas, para fechar um mês de gestação.

Quando uma mulher chega a 12 semanas ela sai