Sintoma típico da ovulação para algumas mulheres, a dor da ovulação pode ser indicativo que o período fértil chegou e que é hora de namorar. Porém, nem todas as mulheres sabem que aquele incômodo que aparece durante certo tempo durante o ciclo pode ser a esperada ovulação. Mas você sabe por que acontece a dor da ovulação e como identificá-la?

A ovulação acontece nos ovários,1, que é onde ficam estocados os óvulos que a mulher fabrica ainda em fase fetal. Toda a reserva ovariana é produzida ainda na barriga da mãe, dentro do útero. No período fértil esses óvulos são estimulados pelos hormônios e então, assim que maduros, o folículo onde se encontram se rompe e então a mulher ovula. A dor de ovulação aparece quando essa estimulação chega a um ápice. Com toda atividade hormonal estrogênica e de LH, os ovários, que estão sob a influência dos hormônios, ficam maiores. O tamanho de um ovário normalmente é de 45 centímetros cúbicos ou 30 mm x 15 mm x 15 mm. Porém, na ovulação esse tamanho aumenta consideravelmente. Na maioria dos casos, ele pode chegar até 90 cm cúbicos.

A cada ciclo, um dos ovários recebe a concentração estrogênica para produzir folículos e, dentre esses, apenas um crescerá para maturar o óvulo. Há cada ciclo há um recrutamento folicular, onde são recrutados vários folículos e desses, apenas um será estimulado. Dentro dele haverá um óvulo que amadurecerá e será ovulado. Os outros folículos acabam morrendo, ou seja, entram em atresia, e os óvulos que havia dentro deles são perdidos. O aumento se dá pela estimulação e a dor também!

Como Identificar a dor de ovulação

A dor de ovulação é característica pelo local onde se situa2. O útero se localiza cerca de quatro dedos abaixo do umbigo e os ovários se encontram nessa mesma altura. A dor aparece em um dos lados ou na região abdominal inteira. Depende se você está ovulando do lado esquerdo, direito ou de ambos (casos mais raros).

Sintomas de ovulação

Os sintomas da ovulação são semelhantes à dor de uma pancada leve. Podem apresentar também fisgadas, câimbras e repuxadas mais fortes, além de uma dor no pé da barriga do lado esquerdo ou lado direito. Tudo isso é característico desse período pelo aumento hormonal e também pela atividade das trompas, que se movimentam e a mulher mais sensível sente esses movimentos.

Esses sintomas da ovulação podem parecer mais intensos em algumas mulheres do que em outras, principalmente naquelas que tomaram medicamentos para induzir a ovulação. Por exemplo, mulheres que fizeram uso de Clomid podem sentir os ovários muito mais inchados. Então a dor de ovulação passa a incomodar ao ponto de precisar de um exame médico para descartar a possibilidade de uma hiperestimulação ovariana.

Quanto tempo duram os sintomas

Geralmente, os sintomas de ovulação, assim como a dor, duram em torno de uma semana. Variam de intensidade mais forte e mais suave.São mais facilmente identificados quando a mulher está deitada e fizer um movimento de apalpar a região dolorida.

Se for um pouco à esquerda, direita ou os dois lados, provavelmente é a dor de ovulação que está presente. Porém, a dor não deve ultrapassar o prazo de oito dias e não pode ser intensa ao ponto de não aguentar fazer as atividades normais. Se isso acontecer, é aconselhável procurar um médico para verificar o que pode estar acontecendo.

Lembre-se: o dia mais fértil teoricamente para ciclos de 28 dias é no 14º dia antes da próxima menstruação. A semana fértil se dá três dias antes e três dias depois do dia mais fértil.

No entanto, cada dia mais vemos essa teoria cair por terra. A duração do período fértil é flexível até mesmo para mulheres com ciclos regulares. É possível que aconteça em qualquer momento do ciclo, apesar de estarem com data prevista para ovulação.

Já para mulheres com ciclos irregulares, os sintomas são essenciais para identificar o início do período fértil. Para isso, vale a pena ver o post sobre identificação e verificação da ovulação com um teste de ovulação, apenas para se ter certeza de que a ovulação está em curso, apesar dos sintomas.
Se a intenção é conseguir seu positivo logo, uma forma de dar uma força extra para o corpo é utilizar os géis lubrificantes apropriados para ajudar os espermatozoides, como por exemplo o FamiGel. Além de resolver problemas de secura vaginal e proporcionar mais prazer, o FamiGel faz o papel do muco cervical e aumenta as possibilidades de engravidar rapidamente. Ele melhora o pH vaginal, aumentando a sobrevida dos espermatozoides. Mais informações do FamiGel aqui.

Dúvidas das leitoras:

Como aumentar a ovulação naturalmente?

A melhor dica para aumentar a ovulação naturalmente é utilizar o inhame3 nas receitas. Pode ser consumido através de sopas, cozidos ou até mesmo através de chás com a casca do inhame. Se tem dificuldade para consumir durante as refeições, existe a opção de consumir através de cápsulas de inhame, como da marca Famivita.

Como aliviar a dor da ovulação?

Algumas mulheres podem sofrer com dores intensas durante a ovulação. Como forma de alívio, podem utilizar analgésicos para diminuir a dor, banhos mornos, bolsas de água quente sobre o abdômen e ingerir bastante líquido, além do descanso.

Como age o indutor de ovulação?

Os agentes contidos nos indutores de ovulação aumentam a produção dos hormônios que estimulam  o trabalho dos ovários, e por sua vez liberam os óvulos tão aguardados. Normalmente os indutores são indicados para mulheres que têm síndrome dos ovários policísticos.

Veja também: Quando Ocorre a Ovulação – Ter Relações Exatamente no Dia Fértil

Foto: Giuliano Maiolini