Oi, meninas! Quem é tentante sabe: elas têm seus próprios truques e estratégias. Mas você pode se perguntar: “Será que a Famivita tá ficando maluca??”. Não, é verdade sim. Muitas mulheres estão continuamente observando o próprio corpo, seja como uma ajuda para detectar uma possível gravidez, seja para entender se a menstruação está prestes a vir.

Sabemos que o mundo das tentantes é recheado de informações e queremos, claro, estar a par de tudo, não é? Por isso, trazemos um conteúdo mais diferenciado, mas sempre lembramos que é a título de curiosidade, já que alguns procedimentos são bem específicos (e apenas os médicos fazem), embora muitas mulheres também nisso se aventurem, na busca por um resultado satisfatório.

Nesse sentido, a palavra é cautela, porque, como afirmamos aqui com muita frequência, segurança e saúde vêm em primeiro lugar. Vamos lá!

Teste do Cotonete

Nesse teste, as mulheres usam um cotonete. Mas para quê? É o seguinte, com as mãos bem lavadas e limpas, elas colocam o cotonete no canal vaginal e, em seguida, conferem a tonalidade e consistência da secreção na ponta de algodão.

A questão é que, normalmente, com a proximidade da menstruação, o cotonete sairia com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho. Por outro lado, saindo branquinho ou seco, seria sinal que a menstruação não está por perto. Como há sempre uma grande ansiedade envolvida nessa questão da menstruação, muitas mulheres veem isso como uma forma de saber se ela está vindo, ou se não há nem sinal dela.

Teste do Colo Do Útero

Os médicos ginecologistas fazem normalmente um teste similar nas pacientes, mas no consultório e com as ferramentas apropriadas. A intenção seria, então, por meio do toque no colo do útero1, ter uma ideia se a mulher está ou não grávida.

A questão é que esse procedimento requer bastante cuidado, pois a vagina é um lugar sensível e de fácil proliferação bacteriana. Assim, com vistas a evitar problemas, a higiene total das mãos é algo certamente levado em conta pelas mulheres que fazem isso.

Outro ponto a ser observado, sem dúvida, é ter as unhas bem aparadas, com o objetivo de não arranhar a parede da vagina e o colo do útero. Muitas delas usam, inclusive, luvas cirúrgicas, com a finalidade de checar a firmeza do colo uterino.

Colo do Útero e o Comportamento Durante o Ciclo

  • Colo do útero rígido e fechado: o colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício bem contraído. Isso pode querer dizer que a progesterona ainda está alta e que provavelmente a pessoa não está grávida naquele momento. Parece como pegar na ponta do nariz.
  • Colo do útero macio e aberto: pode indicar que a ovulação está ocorrendo, ou, se isso for no final do ciclo, pode significar que a menstruação vem em breve. O colo do útero fica aberto pois, para engravidar no período fértil, o colo deve se abrir para os espermatozoides passarem e, no final do ciclo, para o sangue sair. A sensação de tocá-lo seria parecida com aquela de tocar o lábio, com uma consistência parecida.

Aquelas que fazem esse procedimento, ainda observam, como duas características do colo do útero que podem ser associadas à gravidez: caso esteja ele mole, existiria a chance de estar grávida; já estando duro, então, seria o contrário, seria provável, então, não haver uma gravidez em curso.

Vejam, meninas, isso não é uma ciência exata, mas nesse vasto universo das tentantes, muitas de nós estão nesse constante investigar do corpo, para conhecê-lo mais e poder identificar a gravidez, caso queira engravidar.

De fato, conhecer as características do próprio corpo2 é importante, mas vale lembrar que tudo aquilo relacionado á parte íntima da mulher está diretamente atrelado ao cuidado, à delicadeza e especialmente à segurança do que se faz.

IMPORTANTE: Uma das advertências para as mulheres que realizam esse teste do colo do útero, é que, para quem já suspeita de gravidez, é melhor evitar, pois feito incorretamente pode provocar um aborto. Por isso, fica a dica de que todas tenham muita consciência e cuidado.

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Para cessar algumas perguntas mais recorrentes das leitoras, deixei algumas respostas abaixo. Mas, se mesmo assim não estiver tranquila, pode colocar seu comentário.

O que é o teste do cotonete?

O teste do cotonete é algo que algumas tentantes fazem como uma medida para saber se a menstruação está para vir ou não. Elas colocam o cotonete no canal vaginal e observam: saindo branco e sem sangramento é porque a menstruação não está próxima de vir; se sair avermelhado ou marrom, é sinal de que a menstruação pode estar chegando.

Qual secreção é normal no teste do cotonete?

A secreção pré e pós ovulação pode ser aquela branquinha, com aspecto de pomada. Essa secreção é chamada de muco de progesterona. Logo que a mulher entra no período fértil, o estrogênio é o hormônio dominante, e o muco “clara de ovo” ou mais aguado pode aparecer no cotonete. Depois do período fértil, o muco branco tipo pomada retorna e fica assim até a próxima menstruação ou, se houver gravidez, vai até o final da gestação. Se você é tentante, o muco clara de ovo é muito precioso, já que ele auxiliará os espermatozoides a chegarem até o óvulo. Mas se você não possui um muco ideal, pode utilizar géis próprios para isso, que fazem o papel do muco. E para essa finalidade existe o FamiGel. Além de melhorar a lubrificação vaginal aumentando o prazer, ele controla o pH vaginal, ou seja, não é agressivo aos espermatozoides como são alguns lubrificantes comuns. Conheça mais sobre o FamiGel aqui.

Como é o teste do colo do útero?

O teste do colo do útero é feito por médicos, em consultório, com toda a prática e conhecimento envolvido. Porém, como as tentantes