Gente, abri a minha vida aqui para vocês que me acompanham e também as meninas que estão chegando agora, e um assunto que eu vi com frequência no concurso cultural, era sobre aborto. Poucas pessoas do meu ciclo de amigos hoje em dia sabem, ou as que são amigas a muitos anos ou mesmo parentes mais chegados sabem que no ano de 2000 eu perdi um bebê com 11 semanas de gestação. Pra mim foi muito difícil superar e até mesmo quando engravidei da minha filha mais velha, os medos voltaram a tona, ai pensei, será que vai acontecer tudo novamente Será, será, será…Mas Deus cumpriu a sua promessa e me deu essa linda moça que hoje já está quase uma adolescente.
Bom mas o que causa o aborto? O que é seleção natural, como lidar com essa situação…Tudo é muito estranho, quando recebi a notícia eu não acreditava, parecia que era um pesadelo, alí na sala deitada e meio grogue sem poder fazer nada, me senti impotente. Não tive coragem de perguntar para o médico a respeito, era uma sensação de vazio e impotência.
O Porque do Aborto Espontâneo?
Mas o porque desse aborto as 11 semanas? Já era próximo de 3 meses completos, prazo que é considerado mais seguro para a gestação. Especificamente para minha situação, foi constatado uma baixa hormonal a qual faz a manutenção da gravidez, e isso fez com que a placenta se descolasse precocemente. Claro, existem diversos fatores que podem interromper a gestação e algumas coisas influenciam e muito, são fatores externos como tabagismo, bebida alcoólica, uso de drogas, mas também fatores como má formação cromossômica, traumas (quedas, acidentes procedimentos muito invasivos que expõe o útero como aminiocentese por ex.).
Também fatores maternos, como incompetência istmo cervical, útero com má formação, e muitos mais. Aborto não é uma situação agradável, afinal uma gestante perder seu filho é uma das piores dores que uma mulher pode passar, mas nenhuma gravidez é igual a outra, eu digo por experiência própria, Deus escreve certo por linhas tortas, e a dor com o tempo passa a ser uma saudade, saudade de alguém que a gente nem chegou a conhecer, mas que já amava muito…
Veja também: Gravidez Após Aborto – Quando Retomar as Tentativas?
Foto: sabianmaggy
Olá meninas pedir meu bebe com 16 semanas nesse dia descobrir que era uma menina tao esperada e amada agora tou numa tristeza sem tamanho tentando me reerguer .não precisei fazer curetagem pois fui induzida a expelir o utero expelir feto e placenta …. fisicamente tou bem mais meu psicológico tá com trauma .
ResponderOla meu nome é sendy Tive um aborto com 12 semana em Janeiro de 2016 mas agora em Setembro que voltei a tenta uma nova gravidez ja estamos em Dezembro e não consigo engravida o que devo faze ??
ResponderMeninas o ano passado tive um aborto espontâneo mais ou menos dia 4 de abril de 2016 , entao depois disso esperei 3 mes pra começa tenta dnv e ja ten um ano qui perdi meu bebe e nao consigo engravida mais , amanha vou na medica pra saber oque tenho so qui sou nova tenho so 15 anos ai falo pras medicas aqui da minha cidade qui quero engravida ai ela fala voçe ta muito nova e nunca mr fala oq devo fazer pra engravida me ajude meninas ??
ResponderTive aborto retido com 10s5d . Dia 29/06/17 fizemos indução para evitar a curetagem, após uma semana ainda tinha vestígios o medico deu uma anestesia geral e tirou com uma pinça duas semanas após estou grávida!
ResponderBoa noite.
ResponderEstou na mesma situação bque você, sofri aborto no dia 28 de janeiro de gêmeos, neste momento penso estar grávida novamente, consigo correu tudo bem? Estou com medo que algo não esteja bem com meu corpo
Perdi meu bebê com 20 semanas, estava com a placenta baixa e tive sangramentos no começo poucos e sem dor e depois de uns dois dias sangramentos mais intensos e com dor. Fui internada e tive que fazer parto prematuro, tive de parto normal, fiz curetagem ele nasceu com 300 gramas não tinha como sobreviver. O médico indetificou que eu estava com uma infecção pois havia um mal cheiro na hora do parto disse que isso foi a causa do parto prematuro. Alguém passou por isso?? O que aconteceu comigo?? Corro o risco de acontecer novamente.?? Quando Posso tentar uma nova gestacao.??
ResponderOlá bom dia,
ResponderPassei por um aborto a 66 dias e até hoje a minha menstruação não veio. Minha médica disse que infelizmente isso pode acontecer, mas gostaria de saber se realmente isso é normal? Quando sofri o aborto estava completando a 4 semana então na ultrassom o medico do pronto socorro viu que não era necessário a curetagem. Fiz uma ultra a umas 3 semanas e foi constatado que meu útero realmente está limpo, mas para ajudar estou com um cisto no ovário direito e policístico no esquerdo. Meus seios doem muito, sinto choques no útero, tenho cólicas frequentes mas nada de menstruar. Isso é normal? A duas semanas repeti meu teste de HCG e estava 23,10. Será que esse motivo ajuda a não menstruar? Você já ouviu relatos desse tipo?
Obrigada
Karina, realmente e muito doloroso passar por isso, posso imaginar o que você esta sentindo, o seu hcg já era para ter zerado, meu conselho e procurar o seu ginecologista, e questione sobre esse valor do exame, sem duvida ele ira investiga o motivo, mais não deixe de ir tudo bem??? e venha nos dar noticias assim que possivel.
ResponderMarilia repeti o HCG após 12 dias e ele aumentou para 238,39, marquei consulta hoje com a ginecologista vamos ver o que ela me fala. Vale lembrar que a ultra que fiz após 1 mês de aborto constatou que eu estava com um cisto no ovário esquerdo.
ResponderEsta gravidissima sim, parabens!
Respondermoça vc estava gravida ou não?
Responderfiquei curiosa…
vc só teve o aborto e ja engravidou logo em seguida???
Também estou curiosa.
Oi me ajuda mês passado tive relação sexual mais não usamos camisinha, logo em seguida tomei a pirula do dia seguinte. Ai na data da minha menstruação não veio esperei ate hoje e nada.fiz dois teste de farmácia deu duas listras uma clara e outra escura por favor me ajuda o que deve tomar estou muito nova pra ter filho..
Respondera essas horas seu filho já nasceu…
ResponderBom dia Patrícia , vou tenta resumi um pouco oque aconteceu cmg , em 2014 em julho descobri que estava grávida do meu ex namorado vamos lá fazer pré natal é o famoso beta , com 6 semanas e alguns dias de gravidez tive um aborto corremos pro médico não precisei fazer curetagem um dor horrível ne :/ .
Responder11.08. 2015 descobri novamente grávida nossa super feliz (grávida do meu atual namorado) todos felizes um certo dia fui no mercado com a minha mãe voltando fui no banheiro sangue o desespero começa , fui pro hospital um outro aborto acontecendo fiz curetagem passei 4 dias no hospital um dor horrivel novamente , nos exames não deu nada graças a Deus , outubro fiz o papa Nicolau nao deu nada tbm graças a Deus minha médica passo um injeção tomei um fez pois senti que engordei demais , minha M veio no dia 23. 05 desse ano mês passado não veio fiz um teste caseiro deu positivo fiz un de farmácia a segunda risquinha fraca estou esperando mais um pouco tenho medo de acontece novamente me ajudem oq eu faço bjoos
Olá, descobri que estava grávida em janeiro de 2016 e em fevereiro descobri que se tratava de uma gravidez não evolutiva, acabado por abortar a 8 de março de forma natural. A 22 de abril veio a primeira menstruação ( normal) e após ecografia poderia voltar aos treinos. A verdade é que a 23 de maio comecei com (menstruação?) “borra de café ” e agora, ao fim de 2 dias estou com receios… Primeiro que sempre fui super hiper irregular, e ter a menstruação mensalmente seria novidade, depois não sei se hei-de considerar sintoma de gravidez ou até um novo aborto… Tenho receio…
ResponderPrimeiro faça o teste de gravidez, após o aborto pode ser que aconteça esses descontroles.
ResponderOlá no dia06/04/2016 eu tive um pequeno sangramento eu taça de 8 semanas aí fizeram uma ultrassom aí disseram q o coraçãozinho do meu bebê tinha parado mais o meu colo do útero está fixado e eles mandaram eu ir pra casa pra aguardar o aborto e até agora só tá saindo umas coisa preta dentro di mim
ResponderBoa tarde..tive um gravidez que nao evoluiu tava com 7semanas quando descobri …depois de 15 dias realmente so tinha saco gestacional e ovo morto …esperei 30 dias para o corpo expulsa mais tive que fazer curetagem mesmo assim fiquei internada quatro dias 07/10/2016 tive alta do hospital….querendo saber quando posso tentar novamente? obrigado…
ResponderIsso depende muito o que o seu medico falou, alguns pedem 3 meses, outros 6 meses. seria melhor seguir orientação passada.
ResponderEu estava grávida de 5 pra 6 semanas e sofri um aborto espontâneo, não foi preciso fazer curetagem , o médico disse que tenho sangue negativo e meu parceiro positivo me deu uma injeção, como farei pra saber se posso engravidar de novo e se não vou passar por essa dor novamente, fora o emocional que fica acabado
ResponderEm julho de 2015 engravidei e com 5 semanas sofri um aborto espontâneo, porém não precisti fazer curetagem e a medica após 1 ciclo me liberou para engravidar novamente. Em outubro de 2015 descobri que estava grávida novamente e fiquei muuuito feliz, porém com 11 semanas sofri um novo aborto e tive que fazer curetagem. Estou me recuperando mas com muito medi de engravidar novamente. Estou fazendo exames para saber se tenho trombofilia ou se foi somente má formação. Fiz um exame e deu baixa proteína S. Estou pensando até em trocar de medica. Bjos
ResponderEspere o tempo necessário para tentar uma nova gestação! Talvez não tenha dado verto da 2a. vez pq seu corpo ainda não estivesse totalmente recuperado.
ResponderFé em Deus que tudo dará certo.
Alquem pode me ajuda seila…bo tarde obgd
ResponderTbm passei po isto mas eu estava com gestação de 30 semanas aborto foi dia 25/03 nao fiz curetagem dia 03/05 comecei a sangra profundamente a menstruação mas já faz 12 dias e não quer parar e normal o que faço??
Respondertem q ir ao medico! bjus se cuida
ResponderOlá Patrícia !! Já escrevi algumas vezes pra vc …vou resumir minha hostória…já tive dos abortos e algum tempo estava tentando engravidar, então quando foi dia 28/12/2014 minha menstruação veio e no dia 27/01/15 peguei meu positivo, no dia 02/02 fiz um bhcg quantitativo estava 545 , no dia 05/02 refiz deu 644 , achei estranho pois não evoluiu do jeito que deveria, nesse dia comecei a sangrar e pessei está acontecendo de novo. Daí no dia 10/02 fiz outro e caíu para 515, fui ao PS e lá fizeram o toque cólo fechado,, beleza aborto retido pensei! Daí o sangramento continuou até dia 19/02…Quando foi dia 24/02 fiquei tonta e achei estranho e fiz um teste de farmácia só para ver se era coisa da minha cabeça, pois despois de 20 dias era para dar negativo e deu super positivo achei muito estranho e no outro dia fiz outro bhcg que deu 1459,0 . MEU DEUS oq derá que está acontecendo???? ME AJUDA …POR FAVOR
ResponderFez em laboratorios diferentes? se sim é isso o motivo da diferença. Agora tem q repetir pra ver se continua aumentando.
ResponderEm primeiro lugar Patricia, queria lhe parabenizar, pois desde que encontrei esta página eu não vivo sem ver ela todos os dias, muito bom o conteúdo. Bom, o meu caso foi o seguinte, em maio de 2011 descobrir que estava grávida com 7 semanas, quando fui bater a ultrassom descobrir que eram gêmeos, mas estavam sem batimento cardíaco. Pra mim foi um choque muito grande, saber disso tudo ao mesmo tempo, fiquei sem reação, fora de mim, não sabia nem dizer o meu nome quando a médica me perguntou. Fui direto pra maternidade pra fazer a curetagem, mas o médico disse que eu tinha que esperar o útero dilatar, ou esperar sentir algum sintoma, como sangramento, isso eu passei uma semana indo pra maternidade e o médico me dizendo a mesma coisa, e pra mim era uma situação muito díficil, saber que estava gávida, mas os bebês estavam sem vida dentro de mim. Depois fiz a curetagem e ficou tudo bem, comecei a tomar anticoncepcional Elani Ciclo, tomei até em agosto desse ano, parei pois me casei e quero muito engravidar. Será que tomando esse anticoncepcional durante esses 2 anos vai dificultar eu engravidar?
ResponderDeborah, as vezes não… pq quando a gente toma AC, os ovários dormem. Tem mulheres que demoram a ter os ovários ativos novamente e outras conseguem no primeiro mes sem ele. Então a melhor coisa a fazer relaxar, namorar e esperar. O que vc poderia fazer pra ajudar são exames hormonais e uma ultra pra ver como estão as coisas por ai. Aborto é uma barra super pesada viu… Qualquer coisa to aqui pra ajudar viu. boa sorte!
Responderobrigada Patricia… já estou providenciando esta consulta, pois estou muito anciosa para engravidar logo.
ResponderOie Patricia tudo bem???? Quanto tempo..Aqui estou eu depois de algum tempo, pois sabe foi dificil, tive um aborto espontaneo com 03 semanas…estava bem novinho ainda..mas aquilo que você disse acima, a gente já ama sem mesmo conhecer…
ResponderMas na verdade estou aqui porque tive um aborto espontaneo, fiz o beta ele tinha dado 549…derrepente comecei ter um sangramento na data que a minha menstruação deveria vir, e a mosntra acabou vindo …A menstruação veio durou seus 4 dias e foi embora.
Fiz uma eco transvaginal para ver o utero e o médico disse que foi completinho e que estava tudo limpinho.
Enfim que poderia tentar novamente.
Dia 02/08 minha menstruação veio normal, só que ela dura somente 4 dias , e esse mês ela esta fazendo hoje 1 semana..Mas o que acontece a minha menstruação o sangue mesmo foi embora, o que esta vindo agora é uma borra de café, não é sangue entende? Eu marquei consulta com meu GO dia 19/08. Mas gostaria de saber o que poderia ser isso????
Porque assim meu xixi esta amarelinho certinho, não tem sinal de sangue mas esta vindo essa borra e já era para não ter nada…
Será que é algo grave??? Meu ciclo esta certa é de 28 dias… Estou preocupada…Pode me ajudar Patricia?
Valdirene, ta com cara de descontrole da progesterona, de alguma forma a gravidez mexeu com seus hormonios, eu quando abortei fiquei uns ciclos bem irregular e com a quantidade vindo diferente, essa borra é clássica de progesterona baixa, pode ate mesmo ser a explicação da sua gravidez não ter ido a diante. bjus
Responder