Infertilidade, palavra que pode assustar muitas pessoas! Independente se elas querem um bebê para o momento ou não. Pensar em gravidez pode se referir em uma responsabilidade somente feminina de ser fértil e engravidar, mas não… Às vezes o problema vem da parte masculina também!
A oligospermia é um dos motivos que podem levar um casal a tratamento para engravidar. Por isso sempre é aconselhável investigar o casal e não somente a mulher, casos com infertilidade masculina são mais frequentes a cada dia.
O homem é o contrário da mulher, enquanto nós mulheres nascemos com o número certo de sementes para uma gravidez, o homem produz a sua ao longo da vida. O homem pode ser fértil ainda sim na idade avançada, o caso de Chaplin impressiona, ele foi pai aos 80 anos de idade, mas às vezes alguns problemas podem entrar no meio do caminho da sonhada gravidez e impedir que aconteça da forma esperada.
Quantidade Normal de Sêmen
O homem para ter um sêmen fértil de quantidade normal deve apresentar cerca de 20 milhões por mililitro, ou seja, se apresentar inferior a isso pode ter oligospermia que é a baixa de esperma e qualidade inferior também.
Para descobrir que o homem porta oligospermia é preciso que ele se submeta a um determinado exame, o espermograma. Normalmente quando um casal começa a tentar por algum tempo a gravidez, o tempo normal para se acontecer uma gravidez natural é de 12 meses, se nesse intervalo a gravidez não acontece, o casal deve ir a um medico para iniciar a investigação de fertilidade.
Exames Solicitados
Dentre os exames pedidos ao homem o espermograma é o principal e pode detectar a oligospermia. Quantidades a baixo de 20 milhões podem se caracterizar uma infertilidade passageira, porém quantidades abaixo de 2 milhões podem ser considerado um caso mais severo de oligospermia.
Causas da Oligospermia
A oligospermia pode ser causada por vários motivos, dentre eles inflamação do testículo, local onde é produzido. Essa inflamação pode ser desde por roupas apertadas até alimentação e hábitos como tabagismo e alcoolismo.
Outro fator pouco comentado é o stress diário, ele também pode causar baixa da quantidade e qualidade do esperma causando uma oligospermia transitória que é perfeitamente controlável. O consumo de alimentos extremamente gordurosos também podem afetar na qualidade e quantidade de espermatozoides, por isso alimentos naturais, folhas, saladas e carnes em geral devem ser adotadas pelo casal que busca a gravidez.
O hipotireoidismo também é um das caudas da oligospermia, esse detectado por exame de sangue e ultrassom especificamente. Casos mais específicos como varicocele também podem ser tratados como oligospermia, porque ela também diminui a quantidade de espermatozoide no homem. Alguns sintomas podem aparecer na oligospermia, homens com baixa quantidade de esperma podem apresentar até mesmo um encolhimento dos testículos.
Tratamento Para Oligospermia
O tratamento para oligospermia pode variar do motivo de que ela se iniciou então, homens que tem oligospermia por motivos relacionados a stress, alimentação, falta de exercício e até mesmo roupas muito apertadas podem retomar a fertilidade em pouco tempo, apenas com mudança de hábitos.
Casos mais severos como varicocele, por exemplo, serão avaliados pelo médico e se preciso for, uma cirurgia é feita para correção do problema e ai a oligospermia é afastada fazendo o homem voltar a quantidade ideal de esperma. Porém alguns casos mesmo com cirurgia, podem precisar de medicação.
Existem medicamentos no mercado que podem ajudar a aumentar a quantidade de esperma, isso se a oligospermia for causada por inflamações que são causadas por bactérias, por exemplo, usar antibióticos específicos para esse caso podem dar muito certo!
Bactrin F é o mais receitado para casos de oligospermia por infecção bacteriana, sempre receitado pelo urologista que acompanha o caso. Se a oligospermia é causada por motivos hormonais (sim é possível) basta tratar com reposição hormonal, testosterona e demais hormônios masculinos podem ser usados no tratamento.
Medicações como Vitergan e vitaminas E são os mais receitados para tratar oligospermia transitória, pois fortalecem o organismo e o revigora para retomada de espermas saudáveis e quantidade ideal.
Se o homem for diagnosticado com oligospermia severa, o médico urologista irá encaminhar para o melhor tratamento e até mesmo para uma possível fertilização in vitro se for o caso. Isso viabiliza a gravidez e encurta a espera e o desgaste do casal.
Dica da autora
Cuecas samba canção são as ideais para homens que pretendem ter filhos, as cuecas convencionais apertam os testículos e podem causar inflamação e por consequência baixa de espermas chegando a oligospermia.
Dar um descanso para os testículos também é uma forma de ajudar na recuperação da oligospermia, dormir sem cuecas e dar um tempo das calças apertadas podem acelerar a recuperação do caso.
Formulas naturais como tribullus terrestris encontrados em farmácias de produtos naturais também podem dar um up na recuperação e fortalecer o sêmen e em caso de duvidas sempre procurar um urologista de confiança.
Veja também: Teste Pós-coito – Verificando a Qualidade do Muco
Foto: Sharon Mollerus
Sou doador de São Paulo.
ResponderTenho exames e ajudo casais no sigilo.
Sou solteiro e não tenho interesse financeiro e não cobro . Exames recentes.
[email protected]
Ola, meu espermograma deu ok em quase tudo…….
ResponderÚnico que deu irregular foi a quantidade, deu de 3 milhões, queria muito uma medicação, aqui na minha cidade o médico me amendrotou dizendo que tenho que fazer cirurgia, porém não quero, eu queria mesmo uma medicação pra aumentar a quantidade, pq a qualidade tá tudo ok apenas a quantidade está baixa, e estou muito triste com isso não sei o que fazer??
Sou doador de sêmen de SP capital. Não cobro pelas doações e tenho positivos confirmados.
ResponderTudo de forma discreta e sem envolvimentos futuros.
Interessados escrevam: [email protected]
Ele tomou o q meu marido fez o espermograma e o número de espermatozoide deu 12000 milhões será q tenho chance de grávida já tenho 2 princesas do primeiro casamento e ele não tem filhos
ResponderPode me ajudar meu marido fez o exame do espermograma
ResponderO resultado deu
Vivo 58%
Mortos 42%
Será que tá bom esse resultado ou ele vai ter que tomar uma vitamina
Bom dia, eu sou casado desde 2016, a partir deste mesmo ano, vivemos lutando para ter um filho. Segundo os exames que já fiz, a quantidade tem sido sempre de 20.000.000 de espermatozoides. Depois do Segundo exame, em Agosto a minha esposa ficou gravida, infelismente teve um aborto. Desta vez fiz novo exame e resultado houve melhorias que o Segundo. O que me inquieta é: como com menor percentagem de 20% houve uma gravidez? E agora que subiu para 45% há possiblidade de engravidar? A quantidade é de 20.000.000 ml
ResponderConforme disse acima, repetimos os exames e fizemos outros. O médico não conseguiu definir a causa da oligospermia (deu a entender que era algo dele) e passou para o maridão tomar vitergan zinco, indux e tribulus. Não nos deu esperanças, mas também não tirou. Disse que as medicações serão uma tentativa e que pode ser que não funcione como pode ser que funcione. O nosso maior problema é que os espermas típicos (normais) tem quantidade muuuito baixa (apenas 11%) os demais são atípicos (anormais). Estamos tentando o tratamento, mas as chances aparentemente permanecem mínimas. Alguém conhece homens que conceberam filhos com esse problema sem nenhum tipo de tratamento? Pq a ex dele alega ter uma filha com ele rsrs
ResponderBom dia Day. Meu marido fez o exame e deu quantidade 5.000.000 (milhões). O urologista pediu pra repetir o exame considerando que ele não gosta de se basear em apenas uma amostra. Pediu também vários exames hormonais e usg escrotal. Iremos retornar com os resultados nesta semana para ver o que ele nos diz. O que eu consigo te antecipar é que SIM, com essa contagem só tratando (se houver reversão), caso contrário a concepção é QUASE, eu disse QUASE impossível, pq pra Deus nada é neh?!
ResponderOlha, tive um problema semelhante e após varias tratamento tive um espermograma de 40 milhões. Ela engravidou mas uns 10 meses depois o espermograma estava igual ao primeiro e nunca mais consegui recuperar com nenhum tratamento.
ResponderMeu marido tb.. espermograma 1.100 .. uro pediu pra procurar tratamento Fiv. Não deu nem esperança.. alguém já passou por isso..e consegui melhorar com vitaminas.
ResponderBom dia, procure opinião de um outro urologista antes de fechar o diagnostico.
ResponderEu passei por isso e confesso que nada resolveu . Minha M acabou engravidando com doação de semem de outra pessoa em uma clinica especializada
ResponderOi meninas o meu fez espermograma e da contagem de 15.000.00 q é o recomendado o dele so tem 6.000.00 ele foi diagnosticado com oligospermia. Sabem se essa contagem só com tratamento msm pra engravidar? Alguma de vcs o esposo tem contagem parecida?
ResponderOlá vc conseguiu resolver se caso meu marido deu o msm resultado do seu,vc fez alguma coisa se quiser me chama no whats 014 998540912
ResponderOlá, estou muito abalada com Algo que está acontecendo comigo. Já faz 2 meses que parei meu contraceptivo, desde entao não menstruei mais, minha última menstruação foi em janeiro.
Estou sem nenhum desejo sexual, simplesmente desapareceu tudo, estou tendo ressecamento, falta de libido, algo que nunca aconteceu comigo. Ao tentar ter relação sinto dores, desconforto, não consigo sentir nada além disso. A parada do contracept