Recentemente foi aprovado para o SUS o parto humanizado! e isso é uma grande vitória, foi aprovado dia 25 de setembro o projeto de lei que acolhe que o parto humanizado possa chegar ás maternidades e casas de parto administradas pelo Sistema Único de Saúde.
Antes para ter esse tipo de parto ou a gestante desembolsava quantias enormes, ou mesmo dependia do plano de saúde liberar ou não. Agora público é muito melhor com certeza, cabe as mamães ficarem de olho se todas as leis serão cumpridas ao pé da letra.
Acho que já comentei aqui que todos os meus partos são cesárea. Tive a oportunidade de tentar ter o parto normal na segunda gestação, mas por conta de falta de dilatação foi em vão, infelizmente.
Não faço apologia ao parto cesária não, pelo contrário, acho que cada mulher deve escolher a experiência que quer passar e também deve ter a ajuda e boa vontade do médico que a acompanha desde o principio.
Mas Afinal de Contas o que é Parto Humanizado?
Não tem uma regra, uma definição a respeito disso. Parto Humanizado é tudo que seja natural no parto, contato pele com pele, contato imediato da mãe com o bebê, um nascimento mais próximo ao natural possível sem intervenções desnecessárias como corte no períneo por exemplo, alguns médicos usam esse corte de regra nos partos normais e nem sempre é de fato necessário.
A desinformação as vezes chega a ser grande a respeito e muitas mulheres desconhecem a humanização no parto. Ás vezes quando falam de parto humanizado vem à cabeça a imagem de parto domiciliar, parto na água… e porque não um parto humanizado em uma “maternidade” uma casa de parto preparada especialmente para o conforto da mamãe e do bebê?
Lei do Parto Humanizado
Por isso a importância da Lei, ela prevê que a gestante que for dar a luz na rede do SUS tem direito a escolha de como e de que forma quer que seu bebê venha ao mundo e o mais importante, respeita a vontade da parturiente…
Minha experiência com parto cesárea foi a mais corriqueira que a gente costuma ver e ouvir relatos por ai. A gente toma anestesia, deita, o médico tira o bebê e imediatamente o levam para os primeiros cuidados.
Quando a mamãe gera por 9 meses um bebê, ela quer muito, muito pegar logo, beijar, abraçar e acarinhar. O parto humanizado se trata justamente disso, desmistificar o parto padronizado pela medicina atual e dar maiores condições da mamãe ter esse primeiro contato com o seu bebê.
Cesárea Humanizada
Eu já vi vídeos inclusive de partos cesárea que são humanizados, onde a mamãe vê seu filho saindo de dentro de si e também pode acarinha-lo após o nascimento. A criança fica o tempo todo com a mãe e inclusive no pós operatório.
Encontrei esse artigo da Bebê Abril e gostei bastante do relato da Doula, ela explica bem o que é um parto humanizado e também diz que a presença de um médico é necessária, mas que ele fica ali assistindo e intervém caso seja preciso ou tenha alguma complicação.
Nem todo parto normal é humanizado, mas nem todo parto no hospital é não humanizado, se estiver tudo bem com você e seu bebê por que não?
Veja também: Parto Normal ou Natural
Foto: Clayton, Bruna e Otávio
Oi, sou da enfermagem e estou escrevendo tcc. Gostaria de saber se tem alguma referência para essa lei, onde se encontra? Gostaria de ler.
ResponderBoa tarde!!! Fiquei aliviada em ler que é possível sim ter um parto humanizado no sus. Acabei de descobrir que estou grávida, e sem convênio, estou muito receosa em não conseguir fazer algo do meu jeito, com respeito e respeitando o tempo do meu bebê. Como faço pra saber mais informações no sus sobre o parto humanizado ? Qual o número da lei ?
ResponderOlá, vou deixar o link
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/lei/l11634.htm
LEI Nº 11.634, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007.
ResponderMuitas dizem que os médicos não as respeitaram e deixaram elas sofrendo por horas ou dias… sofre quem quer por que na verdade quem não respeitou foram vcs mesmas o tempo de vcs e do bebê. Se tiver que levar três dias pra nascer que leve os três dias pois é algo natural gente quanta dificuldade pra entender algo que é natural da mulher… vcs seguem e acreditam em coisas que não existem….quanto medo quanto desespero se respeitem respeitem seus corpos seu tempo…
ResponderAcho. Só acho que se vc gosta de sentir dor., tem gente que não gosta. Nós progredimos na ciência, e dor é coisa da pre história. Quer dizer wue se vc tiver um câncer e sentir dor, deixa vc morrer daqui a 2 dias sem aplicar morfina?Me poupe
ResponderEu estou na terceira gestação e nunca tive medo algum de ter meus filhos. A primeira foi parto normal, passei o dia na maternidade e acredito que não respeitaram meu tempo para a chegada da minha filha hoje sabendo muito mais coisas e tendo muito mais informações acredito que se soubesse tudo que sei hoje não teria deixado terem feito o que fizeram. O segundo foi natural pois não deu tempo de nada senti contração e ao chegar na maternidade nasceu. Não deu tempo de absolutamente nada Essa terceira gestação eu espero que ocorra da mesma maneira que a segunda rápido. Por que tenho medo de querer o parto humanizado e não respeitarem minha decisão. Se eu pudesse e tivesse condições teria em casa . Acho lindo o parto humanizado. Pois é algo tão lindo. Assistam o documentário o RENASCIMENTO DO PARTO.
ResponderQue o numero da lei?
ResponderParto humanizado não é quando é tudo 100% natural. É quando a vontade da mãe é 100% respeitada que não é uma coisa que o sistema público de saúde costuma fazer, existe sim muita (termo proibido) violência obstétrica por que os médicos veem gestantes parindo como números e se esquecem de quanto aquele momento precisa ser bonito e especial. Pesquise existe até Cesária humanizada!
ResponderPrimeiramente, não existe nenhuma ocasião onde uma episiotomia seja necessária! Isso deveria ter sido melhor pesquisado antes de por em uma matéria. E segundamente, não existe parto cesaria! Já que a palavra parto, vem de parir o que não é o caso da cesaria. Cesaria é via de nascimento.
ResponderEu tive dois partos normais da minha 1 e 2 filha q foram maravilhosos nao sofri .
Mais agora da minha 3 tomei trauma pq com essa historia de parto humanizado forssaram muito …sofri muito q ate cheguei pedir pra mim levar pro centro cirurgico pra tirar o bebê…
Com tudo isso q aconteceu com muito sofrimento ela nasceu .. fui pro quarto de enfermaria onde eu comecei a relatar q sentia muita dor e o fluxo sanguinio era muito . A dor era como se tivesse outra criança pra nascer . Os medicos nao mim deram ouvido ..
Recebi alto com um unico exame de sangue feito.. um exame q nao ia mostrar algo a normal com 3 dias como uma infcção…com 10 dias q estava em casa tive uma enorme hemorragia e logo depois comecei a dar febre de 40 …
Fui para o hospital onde ganhei chegando la mim pediram uma ecografia onde fiz e mostrou resto de placenta …fui para o centro cirurgico recebi a raque pra fazer o procedimento…passei 4 dias internada e recebi alta..
Com 7 dias certinho voltei para o hospital dr novo queimando de febre novamente .
Fez outra ecografia e continuava com resto de placenta ai vamos de novo receber a raque novamente pra entrar na cirurgia…
E eles fazem de tudo pra nao fazer uma cesariana por conta q o que sai mais caro pro governo e a anestesia ..
Eu so recebi duas dentro de 7 dias.
Internei novamente pela 3 vez e nessa falaram q dei trambose no membro pelvico. .
Pra mim tudo q aconteceu foi pq forssou
O parto normal q acho q essa gestação minha seria uma cessriana … nem minha placenta quis sair ..
Passei todo meu resguardo internada praticamente……
Hoje tenho 3 filhas q sempre falei bem do parto normal pras duas …
Hoje falo q com essa historia de nao ter o corte e deixar delacerar pra dar ponto acho o cumulo do absurdo…
De colocar a criança ter o contato com a mae ao nascer,e ter um acompanhate perfeito .
Eu hoje falo pra elas começa a guardar pra pagar um parto cesariana . Pq no publico eles nao tao nem ai querem fazer parto normal por tudo e a mae fica la sofrendo e acarrentando ter complicaçoes depois como eu tive
ResponderSinto muito por sua experiência. Você sofreu negligência por parte da equipe hospitalar. Má conduta médica e hospitalar são crimes…e infelizmente acontecem tanto em parto vaginal quanto em uma cesárea. Entendo seu trauma e medo por suas filhas passarem o mesmo. Mas há muita desinformação em seu relato. Episiotomia, por exemplo é um procedimento totalmente desnecessário para o nascimento do bebê e pode ser corte excessivo, além de uma sutura mal feita. Já a laceração é algo natural (isso qdo lacera… a cicatrização é mto mais rápida e sem dor), enquanto que uma episiotomia geralmente corta-se mais, desrespeitando a musculatura, provocando dores pélvicas nas mulheres durante relação sexual.
Cesárea é mais barato pro sus ao invés de pagar por profissionais que acompanhe horas e horas um trabalho de parto 12H,24h,48h,72hs.
Guardar dinheiro para um parto humanizado ao invés de uma cesária eletiva é mais sábio e mãe e bebê colherão frutos, seja na amamentação, seja no puerpério…e na própria recuperação da mulher.
ResponderParto humanizado nada tem a ver com a violência que vc viveu. Aliás, em um parto humanizado, a equipe tem muito conhecimento, tecnica e respeito pela mulher, pelo bb e por toda a família envolvida.
Mesmo sendo lei, não muda o fato de maioria dos hospitais públicos ignoraram, minha bebê nasce mês final de setembro, e por morar no interior aqui só tem 1 hospital, nao fui permitida fazer visita a área de parto nem na sala de pré-parto, não permitem acompanhante , nem na sala de pré parto, parto nem no pós parto. E mesmo sendo lei, se você reclamar eles simplesmente falam “o hospital não tem estrutura para que tenha acompanhante, se você quiser acompanhante terá que pagar um obstetra, enfermeiras e um anestesista”. Além de que na sala de parto você não pode escolher a posição mais agradável pra você, não importa se você se sente melhor de cócoras, terá que deitar com as pernas pro alto “por ser mais facil pra equipe”, se demorar um pouco já ficam falando “só um piquezinho”, ou seja, não são a mínima pra gestante. Então na lei é tudo muito lindo. Já levei a lei impressa e não adiantou, ja chamei a polícia e não adiantou pq alegam q o hospital não tem estrutura e pela sala de pré parto ser 1 só para todas, falam q pode ser desagradável ter outras pessoas lá, independente do sexo. Agora meu marido não poderá cortar o cordão umbilical e muito menos assistir o nascimento da filha.
ResponderAgente sofre muito pra pó um filho no mundo e os médicos ainda n tem o mínimo de respeito
ResponderConcordo com a sua colocação. Eu tive parto cesárea, no entanto, presenciei várias cenas de parto normal cuja as mães sofriam constrangimento pela equipe a qual deveria dar apoio psicológico num momento tão sublime que é dar a luz. Foi diante dessa problemática que estou elaborando um projeto que pretendo vincular a OAB do meu estado, junto a seccional que atuo, Ministério Público para autuar e punir de acordo com a lei quem submeter as mamães a tais constrangimentos desnecessários, cabendo além de ação administrativa, penal e cível. Vamos lá, a luta por nossos direitos!