A gravidez é um dos maiores sonhos das mulheres, mas sempre tem uma grande preocupação, o pós-parto. Como ficará meu corpo após o nascimento? Darei conta de cuidar de tudo sozinha? Vou conseguir amamentar?

É tantos questionamentos e medos que atingem a mulher nessa fase, que vamos tentar esclarecer alguns pontos e dessa forma tentar passar o pós-parto sem tantas preocupações e com maior tranquilidade possível, pois nesse período tudo que ela mais vai precisar é de paz e sossego para se recuperar e cuidar do seu bebezinho.

O período do pós-parto tem duração de em média 40 dias, também conhecido como quarentena ou resguardo que acompanha a menstruação pós-parto. Muitos mitos e cuidados de antigos são preservados até hoje, alguns já confirmados como simplesmente história sem fundamento, já não são seguidos nos dias atuais.

Mitos e Verdades do Pós-Parto

Antigamente mulheres passavam 40 dias sem lavar os cabelos após o parto com medo de sofrer com dores de cabeça que poderia durar esse mesmo período. Pois segundo os antigos, se você quebrasse o resguardo sofreria com intensas dores não só nesse período como no resto da vida. Hoje em dia, já comprovado que não tem ligação nenhuma, as mulheres já lavam seus cabelos logo após ser liberada para levantar da cama e fazem sua higiene normalmente.

A prática de exercícios é indicada a partir da 6º semana após o parto

Outro fato muito importante esclarecer é sobre a alimentação, no pós-parto a mulher deve sim tomar mais cuidado com os alimentos que consome, não só por sua recuperação e cicatrização em caso de cesárea ou pontos da epísio, mas sim porque todo alimento ingerido será passado pelo leite para o bebê.

A mulher nessa fase deve ingerir muita água, que além de hidrata-la aumentará a produção do leite. Incluam no seu cardápio frutas, legumes e verduras principalmente de folhas verdes escuras e carnes de preferencia magras. Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro.

Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples. O casal pode voltar a vida ativa sexual logo após o termino do resguardo, que pode durar de 30 a 40 dias, terminando o sangramento porque não?? Só não se esqueça de se prevenir, caso não queira engravidar novamente, existem alguns anticoncepcionais apropriados para quem esta amamentando e devem ser indicados pelo seu médico. Pois ao contrário do que dizem, mulheres que amamentam não engravidam é um grande mito, mulheres podem começar a ovular após 7 a 9 semanas após o parto, portanto não é um método seguro para evitar a gravidez.

Agora um assunto que muito interessa todas as mamães que estão passando o pós-parto, é se amamentação realmente emagrece. Sim, é a mais pura verdade, obviamente se a mulher praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente a perda de peso será ainda mais rápida e de forma mais saudável, mas a amamentação em si faz que a mulher recupere seu peso de antes da gravidez mais rápido, pois a mulher gasta em torno de 700 calorias para produzir 1 litro de leite para o seu bebezinho.

Falando do exercício físico que é outro mito muito comentado, normalmente se escuta que mulheres no pós-parto não podem fazer atividades físicas e é outro grande engano. Claro que não deverá chegar da maternidade e ir praticar corrida, pois seu corpo ainda está se recuperando do parto, mas após em média 6 semanas você poderá voltar a prática de exercícios leves, como caminhadas, natação, hidroginástica , ioga e outros exercícios que não só irão auxilia-la na perda de peso, mas como para retornar a velha forma física ainda mais rápido.

No geral, o pós-parto só deve ter um cuidado ainda mais especial logo após o nascimento do bebê, na recuperação dos pontos se foi necessário, caso contrário, a mamãe consegue ter uma vida e rotina normal, sem tantas neuras e preocupações. O negócio é curta muito o seu bebê e esse momento e seja feliz!

Veja também: Menstruação Pós Parto – Quando Volta ao Normal e Riscos de Engravidar

Foto: Ed Yourdon