Quando falamos em engravidar, imaginamos apenas o óvulo, espermatozoide e pronto, a mágica já aconteceu! Mas sabia que existem muito mais coisas envolvidas neste processo do que muita gente imagina? Para que a gravidez aconteça, muitas partes do aparelho reprodutor são envolvidas, principalmente os ovários, trompas ou também conhecidas como tubas uterinas.
Mais importante que o útero em si na fecundação, a trompa é o berço da fecundação. Local onde o esperma encontra com o óvulo e aí, uma nova vida surge. Onde se localiza a trompa? A trompa fica ligada ao útero nas suas extremidades laterais. Elas são como braços que se movem com o movimento corporal, ao contrário do que muitos imaginam. Podemos ter a impressão que as trompas são fixas, porém elas fazem movimentos suaves de vai e vem como mãos para captura do óvulo assim que ele sai do folículo. A trompa direita captura o óvulo (os) que saem do ovário direito e a do lado esquerdo a mesma coisa. Cada qual tem responsabilidade pelo ovário em seu lado respectivo.
úteros, trompas e ovariosA trompa por dentro é mais parece um tapete felpudo, cheio de microscópicos tentáculos que fazem o suporte ao óvulo e o deixam confortável. Ali ele fica por de 12 a 24 horas esperando pelo espermatozoide. Quando a relação sexual acontece, a corrida é para as trompas. Quando eles chegam então, a disputa para ver qual espermatozoide fecunda primeiro se inicia. Assim que a fecundação ocorre e a multiplicação das células acontece. A trompa por sua vez, faz com que esses pequenos braços que existem em seu interior, façam movimentos para que o pequeno zigoto caia dentro do útero para então se implantar e ai acontecer a gravidez enfim.
E se a Trompa não Estiver Saudável?
Existem problemas que podem acometer as trompas e um deles é a obstrução ou aderência. O sintoma mais comum de quem tem esse tipo de problema, é a demora em engravidar. Como a trompa é necessária para uma fecundação, ela pode não deixar o esperma passar para acontecer o encontro com o óvulo. Ou se permite esse encontro, pode não deixar o zigoto cair no útero e então acontecer outro problema recorrente a mulheres com aderências ou coleções de massas nas trompas, a gravidez tubária. Outros problemas também podem acometer as trompas e dificultar a gravidez, esses são:
Hidrossalpinge: Inflamação nas trompas que pode ser causada por doenças sexualmente transmissíveis como clamídia. Essa doença proporciona uma coleção de líquidos nocivos aos óvulos e também ao esperma. Teoricamente mulheres que possuem essa doença teriam maiores dificuldade para engravidar naturalmente. A solução para esses casos são tratamentos medicamentosos e também a fertilização in vitro.
Trompas obstruídas e com aderênciasEndometriose nas trompas: A endometriose é a doença em que o tecido de sangue que reveste o útero, sai dele e atinge outros órgãos e regiões próximas como a trompa por exemplo. Se a endometriose acometer as trompas ou uma delas e for internamente, a gravidez seria inviabilizada assim como no caso de obstrução com coleções de massas.
A boa notícia é que a maioria dos problemas com as trompas podem ser contornados, seja por via medicamentosa ou por via cirúrgica. Alguns casos como a laqueadura total, pode não favorecer a gravidez natural, porém é possível através de fertilização in vitro caso haja arrependimento. Em casos de mulheres que tiveram gravidez tubária que foi necessário a retirada da trompa, a gravidez é possível através da trompa que restou. O processo para engravidar pode levar um pouco mais de tempo, porém é possível! Basta um exame de ultrassom para diagnosticar de qual lado a mulher estaria ovulando (ciclos alternados ora do direito, ora do esquerdo) e intensificar o ritmo de relações sexuais neste ciclo.
Para ter diagnóstico de qualquer problemas nas trompas, bastam exames como a histerossalpingografia, tomografia e ultrassom. Caso haja problemas como obstrução de trompas ou aderências, o médico irá solicitar um procedimento que se chama laparoscopia. Simples, fácil e eficiente que pode mudar a fertilidade feminina completamente! Muitas mulheres com problemas nas trompas puderam engravidar normalmente após a cirurgia. Desconfia que tem problemas nas trompas? Sente dores? Alguma coisa diferente? Então melhor procurar um médico para tirar a duvida. Se houver qualquer tipo de problema o especialista pode ajudar a contornar e restabelecer a sua fertilidade.
Nota da autora: Recebo perguntas recorrentes sobre o chá de inhame e também dos indutores em casos de trompas com problemas. Veja, o problema não é nos ovários e sim nas trompas. Mesmo que a mulher ovule e esteja com problemas nas trompas, ela não conseguirá engravidar mesmo que ovule mais de uma vez. A trompa é necessária para a fecundação do esperma pois abriga o óvulo até o momento de ser fertilizado. Se essa trompa não está saudável, então de que adianta ovular? Na verdade tem que tratar um problema para se induzir a ovulação. Faça do seu médico seu melhor amigo!
Veja também: Qual o Papel das Trompas na fertilidade?
Fotos: Acervo Pessoal Tf
Olá! Tenho a trompa direita obstruída, confirmado por ultrassom e histerosalpingografia. Engravidei naturalmente e vimos no ultrassom do 1 trimestre que ovulei do lado direito. Minha médica já havia me dito que era possível, devido ao movimento das trompas, que são como braços.
ResponderTive um aborto espontâneo venho tentando engravidar mais n consigo venho sentindo dor nos ovário oq pode ser
ResponderDor nos ovários frequente precisa ser avaliada, agora se somente for em tempos alternados, pode estar no período de ovulação.
ResponderMinha mulher fez ecógrafia é estou gravida de 4 meses, mas tem inflamação pelvica, a medica disse que está no lado esquerdo, e óvulo esta no lado direito e está bem. Gostaria de entender isso
ResponderTenho 45 anos fiz laqueadura a quase 9 anos e já vai fazer 3 meses que não mestruo mais é ando sentido muitos enjoos e vomitando será possível uma gravidez ou não
ResponderNesse caso pode ser apenas uma alteração hormonal.
ResponderOi, boa noite, tive uma gravidez tubaria em uma relação sexual em setembro de 2016, em novembro minha trompa Direita foi retirada, significa então que nos meses ímpares óvulo pelo lado Direito, e as chances de engravidar são nos meses pares? Obrigada
ResponderOla Dra, Bom dia! Dra, acabei de descobrir que estou gravida de duas semanas, bem no começo. e estou com uma dor dolado direito, como se fosse umas fisgadas. isso é normal? estou bem peroucpada
ResponderEu sou lingada mais o meu endométrio esta trilaminar 11,6
ResponderBoa noite, você deve ir ao ginecologista.
ResponderOI Dr ,entendi perfeitamente sua explicaçao, onde vc atende? Qual seu contato?
ResponderOlá, eu tenho uma trompa do lado esquerdo e um ovário do lado direito, será que tenho chances de engravidar?
ResponderPriscila, consegue engravidar sim.
ResponderRespondendo a Fernanda, sim, é possível a trompa que ficou compensar a trompa que faltou, engravidei e tenho somente a trompa esquerda, o cisto do corpo lúteo estava no ovário direito!! Infelizmente minha gestação não evoluiu, mas ainda assim meu sentimento é de que deu certo, pq eu tinha muito medo de ter esta trompa obstruída também!! Tenham fé, Ele não falha!!
ResponderAndressa, boa tarde!
Fiquei com uma dúvida, sua trompa esquerda coletou ovulo do ovario direito?
ResponderBom dia fiz uma ultra na semana passada
ResponderOnde o resultado foi visto o saco gestacional incipiente a nível da trompa esquerda com corno
Oque isso quer dizer????
Comigo aconteceu a mesma situação, o que falaram para você?
ResponderBom dia, em que podemos ajudar ?
Responder