Pode parecer estranho, mas muitas pessoas têm essa dúvida, será que o sexo anal engravida? Será que a ejaculação neste local tão longe do útero fará com que uma gestação aconteça? Vamos entender um pouco da anatomia feminina para responder essa pergunta: o corpo feminino possui 3 aberturas na região intima. A da uretra (onde sai o xixi), a vagina (a qual dá passagem para o útero onde a gravidez acontece) e obviamente o ânus, órgão secretor das fezes fabricadas pelo sistema digestório. Entre essas 3 aberturas há uma camada de músculos e outros órgãos, portanto não há ligação nem passagem entre um e outro, não são interligados embora sejam muito próximos.

Em uma relação sexual vaginal, espermatozoide ejaculado cai direto no canal cervical, o qual é levado ao útero e lá às possibilidades de concepção são bastante grandes se a mulher estiver no período fértil. Porém, se a ejaculação acontecer no reto, os espermatozoides irão para o intestino, o qual não tem ligação alguma com o útero onde o óvulo está à espera do espermatozoide. Portanto podemos considerar que NÃO, sexo anal não engravida.

Porém, sempre há alguns questionamentos sobre o assunto. Possibilidades que podem surgir quando a menstruação atrasa ou mesmo quando alguma coisa sai do controle na hora da transa. É importante dizer de antemão, que a camisinha é muito importante, mais ainda no sexo anal. O ânus é um local onde muitas bactérias estão alojadas e lá o risco de pegar uma doença é maior se não houver alguns cuidados. Nada de colocar o pênis no ânus sem camisinha e logo em seguida penetrar na vagina, viu crianças? A vagina é um local muito sensível e pode ser gravemente contaminada por doenças severas se entrar em contato com as bactérias existentes no ânus. Também é recomendado trocar o preservativo para fazer o sexo vaginal após o sexo anal. Então, vamos ao que interessa: Sexo anal engravida se o sêmen escorrer?

É Possível Engravidar se a Ejaculação no Sexo Anal Escorrer Para a Vagina?

Essa é uma pergunta recorrente. HÁ casos em que o sexo anal sem preservativo acontece e a ejaculação escorre do ânus para próximo da vagina. Porém há duas teorias:

  • Sim há possibilidade de gravidez se a mulher estiver no período fértil e o espermatozoide conseguir chegar à entrada do colo do útero. Normalmente o espermatozoide consegue nadar até o local onde o óvulo está à sua espera. Cai na teoria da gravidez sem penetração, se houver contato intimo, há chances (poucas mas existem). Podemos dizer que não é impossível, mas é uma teoria pouco provável de acontecer, na duvida, não dê sorte ao improvável.
  • Não há possibilidade, isso porque o espermatozoide não teria muco cervical para “nadar” até chegar ao útero e a distância é um bocado grande se compararmos a distância para uma microscópica célula. Porém não se esqueça de que o sêmen é um líquido condutor de muita eficiência, por isso na dúvida sempre use preservativo.

O mesmo acontece com a ejaculação próxima ao órgão genital da mulher. Se ela estiver fértil e houver contato intimo do pênis\vagina, é possível mas não é um risco elevado de gravidez. Caso ainda tenha dúvidas, recomendo este post sobre gravidez sem penetração, acho que será bastante esclarecedor. Na dúvida encape o bicho para não ter aborrecimentos e preocupações sem necessidade.

Veja também: Engravidar Menstruada? Sim é Possível!

Foto:anroir