Quando um casal decide que chegou a hora de aumentar a família, o desejo que isso aconteça o mais rápido possível também é inevitável. A princípio acredita-se na facilidade e que já no primeiro mês o positivo irá acontecer, fato este que nem sempre acontece. Por isso a intensidade e a quantidade de sexo tende a aumentar para atingir o objetivo. Mas afinal sexo demais atrapalha a gravidez?

Alguns especialistas acreditam que atrapalha sim, e que o sexo em excesso pode deixar o sêmen fraco e diminuir a eficácia, diminuindo assim ainda mais as chances de engravidar já que o espermatozoide estará enfraquecido para chegar até o óvulo. Apontam também que o sêmen demora a se recompor e aconselham que as relações sexuais ocorram em média de 3 a 4 vezes por semana dando intervalos entre os dias, principalmente na semana do período fértil entre o 10º e 16º dia do ciclo menstrual.

Já estudos mais atualizados acreditam que o sexo demais não atrapalha a gravidez e que o sêmen não deve ser “economizado” visando que fiquem mais fortes. Quanto mais relações sexuais tiverem, mais chances de engravidar terão principalmente se esta em seu período fértil. E complementam com mais uma informação importante, apontando que quanto mais o homem ejacular mais forte seus espermatozoides se tornará! Outro detalhe é que os espermatozoides quando em contato com o colo do útero liberam algumas substâncias que irão “preparar o terreno” para receber os próximos espermatozoides, aumentando ainda mais as chances de engravidar.

Alguns casais imaginam que ficar sem ter relação sexual por um período e aguardar a semana do período fértil terão mais sucesso, acreditando que os espermatozoides estejam mais fortes. E acredite, é ao contrário que acontece!!! Quanto mais tempo o espermatozoide  ficar armazenado, menor sua motilidade e agilidade para alcançar o óvulo. Por isso namore mesmo, sempre que tiver vontade e não economize prazer!! Lembrando sempre que sexo é bom e gostoso quando feito com prazer e sem obrigações!! Esqueça o que estão buscando e aproveitem cada momento!! Afinal gerar um filho através de um momento de prazer e muito amor, é muito mais gostoso não?

Ansiedade Atrapalha Engravidar?

A ansiedade é um sentimento tão ruim que acredito que atrapalhe em todas as áreas da nossa vida e quando se fala em engravidar, a situação se agrava ainda mais. A ansiedade pode gerar uma pressão psicológica e o sexo antes tão prazeroso entre o casal, acaba se tornando uma obrigação com o foco único de reprodução e que se perde totalmente o prazer. Essa pressão gerada pela ansiedade é responsável por diversas brigas entre casais tentantes e que podem até mesmo ser o responsável pelo fim de um relacionamento tão lindo antes da decisão de querer ter um filho.

Além do desconforto entre o casal, a ansiedade pode gerar um transtorno hormonal na mulher e alterar totalmente o ciclo menstrual, desencadeando ciclos irregulares e atrapalhando na contagem dos dias férteis e em alguns casos até mesmo inibindo a ovulação. Fora que o corpo tenso aumenta a liberação de adrenalina e ocitocina que acaba dificultando a fecundação do óvulo e quando ocorre causa a contração uterina, fazendo que o óvulo fecundado seja expelido naturalmente. Por isso algumas tentantes chegam até a sentir os sintomas da gravidez como enjoo, sensibilidade dos seios e tonturas, mas logo a menstruação desce normalmente e o positivo vai por ralo abaixo de novo. E o fato é a mulher chega até a engravidar, mas com a grande quantidade de ocitocina gerada pela ansiedade, o óvulo fecundado se desprende e a gravidez não vinga.

O homem também sofre com a ansiedade e com a pressão da mulher!! A ansiedade atinge principalmente a disfunção erétil e reduz drasticamente a habilidade e locomoção dos espermatozoides, além de diminuir a libido e apresentar problemas com a ejaculação. Se o casal já tem mais que 35 anos e as tentativas ultrapassam 6 meses, procure a ajuda de um especialista. Exames complementares e tratamento adequado pode ser a solução e o positivo chegar antes mesmo do que imaginam. Não permitam que a ansiedade atrapalhe um momento que deve ser de muito amor!!

Veja também: Por Que Não Consigo Engravidar – 4 Coisas
no Sexo Que Atrapalham a Fecundação

Fotos: Tom O’Connor, Nadia Morgan