Sobre as dúvidas que surgem durante a gestação, as sobre sexo são algumas das mais comentadas, mas também as que geram mais desconforto ou mesmo vergonha para algumas mulheres falarem sobre. O assunto sexo no primeiro trimestre de gravidez é bem requisitado sempre!

Sexo faz parte da vida de todos nós e, apesar de muitas vezes ser um tabu, também faz parte da vida das grávidas. Relativo ao assunto, uma das principais questões é: O sexo no primeiro trimestre de gravidez é permitido? Existe algum risco? É muito normal que muitos casais imaginem que sim, mas na verdade o sexo pode ser muito benéfico para a gravidez, mesmo nos primeiros meses. Vamos explicar aqui por que há esses benefícios e quais são as principais recomendações sobre o assunto.

Benefícios do Sexo no Primeiro Trimestre de Gravidez

Para entender quais são os benefícios que o sexo no primeiro trimestre de gravidez pode trazer, é importante também pensar que a saúde de uma mulher não depende apenas de ela estar bem fisicamente e o bebê não correr nenhum risco, mas também de ela ter uma boa saúde mental, se sentindo bem consigo mesma. Nesse sentido, já dá pra começar a perceber porque o sexo durante a gravidez pode fazer bem para a mulher.

O sexo faz parte da vida e da rotina de um casal. Uma vez que essa atividade tem que ser interrompida, uma mulher pode ficar mais estressada e mais ansiosa. Então, um dos principais benefícios que o sexo não só no primeiro trimestre, mas na gravidez como um todo pode trazer, é a sensação de prazer e o alívio do estresse e da ansiedade.

Além disso, as mudanças que a gravidez produz no corpo de uma mulher faz com que ela muitas vezes se sinta feia e mal. O sexo pode a fazer se sentir mais desejada e, consequentemente, aumentar a sua autoestima, o que é muito benéfico para a gravidez como um todo.

Sexo na Gravidez Pode Prejudicar o Bebê?

Na vida de um casal saudável, não. Principalmente quando estamos falando de sexo no primeiro trimestre de gravidez, quando a barriga da mulher ainda não está muito grande e as posições sexuais ainda não geram muito desconforto para ela. O bebê está dentro do útero, protegido de qualquer pancada que muitas pessoas têm medo que ele receba.

Mas isso não significa que não existam perigos, como o caso de relações sem camisinha em homens que possuam certos tipos de doenças como a zika e a sífilis, por exemplo. Essas doenças podem acabar afetando o bebê e por esse motivo o uso de proteção é essencial para que não haja nenhum problema. Existem também casos em que o sexo durante a gravidez é desaconselhado.

Em que Casos o Sexo é Desaconselhado?

Apesar de serem considerados exceções, existem casos onde não apenas o sexo no primeiro trimestre de gravidez, como em toda a gestação da mulher, não é aconselhado. São os casos em que a gravidez sofre de alguma fragilidade como risco de aborto, por exemplo.

Quando há cólicas intensas ou sangramento vaginal, é necessário procurar um médico para saber exatamente o que está acontecendo e não fazer sexo até que o médico analise o caso individualmente.

Gravidez Afeta o Desejo Sexual?

A resposta é sim. E pode ser para qualquer uma das formas que você pensou. A tempestade de hormônios que ocorre no corpo de uma mulher pode fazer com que seu desejo sexual aumente, o que é saudável e completamente normal.

O contrário também pode acontecer, já que muitas vezes as mudanças no corpo, principalmente o crescimento da barriga, acabam causando certo desconforto na mulher. O que também é normal de acontecer. Por isso não se assuste se houver alguma mudança brusca em seu desejo sexual durante a gravidez.

Também é comum o desejo sexual do parceiro aumentar, já as mudanças no corpo da mulher despertam muito o interesse de seus parceiros. Com o passar das semanas e dos meses, a relação do casal pode ficar diferente do sexo no primeiro trimestre de gravidez, até porque as mudanças ocorrem de forma mais rápida e mais intensa. Mas isso não significa de forma alguma que ele pode prejudicar a mulher ou o bebê.

Sexo é algo natural e que faz parte da vida de todas as pessoas. E como em nossa sociedade existem diversos fatores que cercam esse assunto é muito comum que ocorram dúvidas sobre o sexo no primeiro trimestre de gravidez.

Mas igualmente importante é saber expressar essas dúvidas e conversar com médicos especialistas que podem te dizer exatamente se você corre algum tipo de risco e quais são os cuidados a serem tomados quando você for realizar alguma atividade sexual durante a gestação. Lembre-se: Elas podem ser muito positivas tanto para a mulher quanto para o homem, mas existem alguns pontos em que se deve prestar atenção para que nem a saúde da mulher nem a do bebê sejam afetadas.

Veja Também: Sexo Após a Chegada Dos Filhos
Foto: pxhere