A cesárea, apesar de um tipo de parto bastante comum no Brasil, é uma cirurgia de grande porte, já que são cortadas 7 camadas de pele e tecidos do útero durante o processo. Por isso, podem acontecer alguns problemas no pós-parto e na recuperação. Saiba mais sobre complicações na cesariana abaixo, principalmente sobre cesárea inflamada.

Como é Feita a Cesárea?

O parto cesárea é feito a partir de uma incisão na região pélvica1, logo abaixo da linha do biquíni. Na sequência, mais 6 camadas de tecidos, incluindo a parede do útero, são cortadas de forma a permitir a retirada do bebê.

Claro que antes de tudo isso acontecer uma anestesia é aplicada e a mais recorrente para este tipo de procedimento médico é a raquidiana, podendo também a anestesia peridural ser utilizada2. Essas são as opções pois ambas anestesias permitem que a mulher fique acordada e lúcida ao longo do parto e conheça o seu bebê assim que ele nascer.

Anestesia e Corte

Algumas vezes, quando a anestesia raquidiana ou peridural não é eficiente, o médico pode recorrer à anestesia geral, mas em raríssimos casos. Assim que o bebê é retirado, a placenta também é removida e o útero é limpo. O tamanho do corte da cesárea depende do médico e também do corpo da mulher, não há uma regra, mas normalmente é de 3 a 4 dedos em média.

A Sutura ou Pontos da Cesárea

A sutura da abertura dos cortes é demorada e começa assim que o útero é limpo pelos médicos, podendo levar algo em torno de 30 a 40 minutos. Os pontos começam na parede uterina e camada a camada vão sendo costuradas até chegar na pele. Vale mencionar que, na maioria das vezes, os pontos não são expostos totalmente, pois os médicos obstetras usam uma técnica diferente para evitar cicatrizes muito profundas e evidentes na região.

Além disso, o corte na camada superior da pele pode ser fechado com uso de uma espécie de cola. Esse tipo de sutura se chama cesárea colada. Porém, as paredes internas não são coladas, apenas a camada externa, deixando muito mais discreto o local da incisão.

Retirada dos Pontos

A retirada dos pontos não é uma regra como antes, principalmente após a cesárea colada. Porém, os médicos que ainda utilizam a sutura convencional deixam um ponto em cada extremidade do corte e um no meio, o qual será cortado para liberar os laterais e retirar por completo a sutura superficial.

A retirada da sutura superficial dará uma sensação de alívio muito grande à parturiente. Para tanto, é preciso esperar de 7 a 14 dias, sendo que a cicatrização do corte externo e a cicatrização completa interna pode levar até 18 meses!

Sintomas dos Pontos da Cesárea Inflamada

Não raras vezes, um ou outro ponto da cesárea pode inflamar. Os principais aspectos da inflamação dos pontos são vermelhidão no local e ardor. Tudo começa com um desconforto mínimo no local até chegar a algo insuportável, e apenas em algumas horas. Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  • Vermelhidão no local
  • Cicatriz quente e endurecida
  • Dor ou ardência na região
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar

Uma cicatriz de cesárea com aspecto saudável é sequinha, sem vermelhidão e sem coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, não se assuste, afinal foram cortados nervos junto à pele.

Causas da Inflamação dos Pontos da Cesárea

Isso acontece por alguns motivos isolados e podem variar bastante de caso para caso, mas os mais comuns são3:

Proliferação de bactérias no local: normalmente, um ou outro ponto pode inflamar porque não está sendo bem cuidado, por exemplo, ficando úmido. Com isso, a inflamação aparece isoladamente ou mesmo em todo corte da cirurgia. O ideal é lavar a região com água e sabão neutro e secar muito bem. Apenas esse processo evitará um crescimento bacteriano no local, lembrando que se deve sempre seguir as instruções do médico ou da enfermeira no momento da alta na maternidade.

Falta de repouso da parturiente: algumas vezes a mulher se sente tão bem que começa a fazer esforço. Subir e descer escadas, pegar peso (muitas vezes um filho mais velho), abaixar, cozinhar, passar roupa… Porém, o esforço causará repuxões nos pontos e pode provocar inflamação. Assim, é recomendável que a mulher guarde repouso o quanto puder para uma boa cicatrização dos pontos. Lembre-se que está se recuperando de uma cirurgia!

Alergia à linha: também existe a possibilidade dos pontos inflamarem por alergia à linha usada para costurar internamente. Nesses casos, há necessidade de intervenção médica para verificar o que pode ser feito. Muitas vezes, o uso de medicamentos orais ou infiltrações é o suficiente para sanar o problema sem que precise abrir novamente o corte.

Uso de roupas apertadas: o atrito das roupas inadequadas na região também pode causar pequenas inflamações. Assim como o esforço, as roupas podem causar repuxões na região.

Como Curar a Inflamação da Cesárea e os Cuidados Para Evitar

Normalmente, quando acontece a alta hospitalar da mamãe o médico obstetra receita medicamentos para evitar problemas. Assim, além de já ter recebido medicamentos específicos após o parto, os cuidados devem continuar em casa. É importante lavar a cicatriz com água e sabão neutro e evitar passar qualquer tipo de pomada durante o prazo de cicatrização. Para cicatrizes de cesárea inflamada normalmente são receitados:

Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida, diclofenaco ou ibuprofeno
Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador
Antibióticos: cefalexina (apropriado para amamentação).

O antibiótico ajudará a secar os pontos e deixar o organismo mais preparado para a boa cicatrização, por isso a mamãe deve tomar religiosamente o medicamento conforme orientação médica.

O remédio para dor também é muito importante, pois evitará desconforto nos pontos inflamados. Conforme a medicação for agindo, o incômodo melhorará e a secreção da inflamação secará naturalmente. Ainda assim, a mulher deve fazer o tratamento proposto até o final.

De forma a evitar cesárea inflamada, é preciso que a mamãe tome alguns cuidados quando a alta acontece. Não se esforçar, ter bastante atenção ao uso de escadas e evitar certos tipos de comida como a carne de porco, a salsicha, a linguiça, o presunto e todos os embutidos, por exemplo. Pimenta, comidas extremamente condimentadas e frutos do mar também. Saiba como cuidar corretamente da cicatriz da cesárea neste post.

Dica Importante: para mamães que estão amamentando, manter a saúde no pós parto é fundamental e o uso de polivitamínicos adequados para essa fase pode ajudar. Por isso, a Famivita elaborou junto a médicos especialistas a FamiGesta. Conheça mais aqui.

Veja também: Episiotomia – Como Cuidar dos Pontos?

Foto: DRosenbach, Canon EOS 60D