menstruacao irregularMuito mais comum do que se imagina em mulheres em idade fértil, o ciclo menstrual irregular pode tirar o sono de muitas e muitas. Por algumas razões, seja ela porque a mulher quer engravidar, por não querer engravidar ou simplesmente por não saber exatamente quando a menstruação vai dar as caras. A incerteza do ciclo menstrual irregular, pode em alguns casos, confundir muito a mulher, principalmente quando não se faz o uso de medicamentos anticoncepcionais. Mas por que o ciclo menstrual irregular acontece e como lidar com ele quando se quer engravidar? Será que atrapalha alguma coisa na vida da tentante? Como contornar essa questão? Tem como domar um ciclo menstrual rebelde?

Em primeiro lugar, devemos entender o ciclo menstrual. O ciclo em si começa sempre no primeiro dia de sangue vivo. Não deve-se levar em consideração os dias de borra e sangramentos leves caso aconteçam. Lembre-se: o primeiro dia menstrual é o de sangue vivo (mais escuro ou coagulado) e com fluxo, mesmo que menor. À partir daí, podemos contar quantos dias o seu ciclo tem de aproximadamente. Para ter certeza de que você tem um ciclo irregular, faça as contas dos últimos 3 ciclos. Caso não se lembre do dia exato em que a menstruação apareceu, então comece a contar à partir do próximo, assim saberá quantos dias em média levará para menstruar.

Um ciclo menstrual irregular, tem como característica muita oscilação, ou seja, ele tem uma diferença de dias considerável de um para o outro. Ciclos com variação de 2, 3 até 7 dias não é considerado um ciclo irregular grave, apenas pode haver algum atraso na ovulação ou alterações na fase lútea (pós ovulação). Os ciclos irregulares podem varia tanto para maior como para maior, ou seja, um ciclo menstruar com 21 dias de ciclo, no outro com 35, no outro com 28, no outro com 70 dias… A quantidade de dias varia muito! Um ciclo com muita diferença pode se tornar uma dor de cabeça muito grande, principalmente quando se quer engravidar.

Como Lidar Com o Ciclo Menstrual Irregular?

Para aprender a lidar com o ciclo menstrual irregular é preciso conhecer seu corpo. Porém não é uma tarefa muito difícil, basta aprender a identificar o muco cervical. O método Billings é muito útil e deve ser usado para essa finalidade. Aliás, todas as mulheres deveriam aprender o método Billings, pois ele é seguro e serve tanto para quem quer ter um bebê, como por quem não deseja engravidar. Deve-se ter em mente que, quanto mais muco elástico e transparente tiver, mais próximo da ovulação estará. Algumas mulheres simplesmente não conseguem determinar o período fértil por não saberem quantos dias terá o seu ciclo. Por isso é importante aprender a detectar a ovulação independente de dias de ciclo que tenha. Quanto mais úmida sua vagina estiver mais fértil você está, e ai, basta namorar para ter chances de engravidar ou evitar a relação sexual durante esse período.

O ciclo menstrual irregular atrapalha a tentante por não ter época certa do mês para acontecer como mulheres com ciclos extremamente regulares. É impressionante ver que alguns organismos têm até horário para menstruar! O sonho de qualquer tentante é ter um ciclo assim, bastante regular. Mas já que não é a sua realidade, é importante saber contornar essa barreira.

Contornar a questão do ciclo menstrual irregular é muito pessoal, cada mulher aprende a lidar com essa questão de uma forma diferente, mas é muito importante conversar com o ginecologista para que ele possa investigar o que acontece no ciclo menstruar irregular. Exames hormonais são eficientes e também ultrassons transvaginais são capazes de apontar o motivo de o ciclo ser irregular, caso haja algum problema. Porém se não apresentar nenhum problema, o ciclo irregular e uma característica do seu organismo.

Para domar um ciclo menstrual com essas características, é necessário o uso de medicamentos farmacológicos receitados pelo médico, ou mesmo opções naturais que são bastante eficientes como, por exemplo, o vitex. Vale uma conversa com o ginecologista e decidir qual melhor opção para você, se você quer ou não engravidar, ou se quer simplesmente regularizar o seu período menstrual. É também legal ressaltar que o período menstrual, dias que a mulher fica menstruada também é passível de mudanças, então, se você menstruava durante 3 dias e passa a menstruar durante 5 dias, ou, simplesmente muda todos os ciclos, também é considerado normal!

Dica de ouro: Faça a média do seu ciclo para aprender a identificar aproximadamente os dias férteis. Por exemplo, você teve um ciclo de 21 dias, no outro 35 e no outro 28. Você terá uma média de 29 dias de ciclo, então, deve ter relações do 12º dia do ciclo até o 20º dia do ciclo para garantir os dias férteis. Sempre em dias alternados ok? Em caso de dúvidas, use a calculadora do período fértil e boa sorte!

Veja também: Porque o Atraso Menstrual Acontece?

Fotos:  Alden Chadwick